Ajude outros a pôr em prática o que a Bíblia ensina

Ajude outros a pôr em prática o que a Bíblia ensina

Ajude outros a pôr em prática o que a Bíblia ensina

“Quanto àquela em solo excelente, estes são os que, depois de ouvirem a palavra com um coração excelente e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.” — LUCAS 8:15.

1, 2. (a) Com que objetivo foi produzido o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? (b) Em anos recentes, como Jeová tem abençoado os esforços de seu povo em fazer discípulos?

 “ESSE livro é simplesmente maravilhoso. Meus estudantes gostam muito dele. E eu também. Com ele, dá para iniciar estudos bíblicos na porta da pessoa.” Assim se expressou uma ministra de tempo integral das Testemunhas de Jeová a respeito do livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?. a Sobre a mesma publicação, um proclamador do Reino idoso disse: “Nos 50 anos que já participo no ministério, tive o privilégio de ajudar muitas pessoas a conhecer a Jeová. Mas tenho de confessar que esse livro de estudo é maravilhoso. As animadoras ilustrações, as fotos e os desenhos são um deleite.” É essa também a sua opinião a respeito do livro Bíblia Ensina? Essa publicação para estudo da Bíblia foi preparada para ajudar você a cumprir a ordem de Jesus: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, . . . ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” — Mateus 28:19, 20.

2 Jeová sem dúvida se alegra de ver cerca de 6,6 milhões de Testemunhas suas obedecendo voluntariamente à ordem de Jesus de fazer discípulos. (Provérbios 27:11) É óbvio que Jeová está abençoando seus esforços. Em 2005, por exemplo, as boas novas foram pregadas em 235 terras e, em média, foram dirigidos mais de 6.061.500 estudos bíblicos. Com isso, muitos ‘ouviram a palavra de Deus e a aceitaram, não como palavra de homem, mas pelo que realmente é, como a palavra de Deus’. (1 Tessalonicenses 2:13) Nos últimos dois anos, mais de meio milhão de novos discípulos ajustaram sua vida às normas divinas e dedicaram-se a Jeová.

3. Que perguntas sobre o uso do livro Bíblia Ensina vamos considerar neste artigo?

3 Você tem tido ultimamente o prazer de dirigir um estudo bíblico com alguém? Em todo o mundo, ainda há pessoas de “coração excelente e bom” que, ao ouvirem a palavra de Deus, vão ‘retê-la e dar fruto com perseverança’. (Lucas 8:11-15) Vejamos como você pode usar o livro Bíblia Ensina na obra de fazer discípulos. Vamos considerar três perguntas: (1) Como iniciar um estudo bíblico? (2) Que métodos de ensino são mais eficazes? (3) Como ajudar alguém a se tornar não apenas estudante, mas também instrutor da Palavra escrita de Deus, a Bíblia?

Como iniciar um estudo bíblico

4. Por que alguns talvez hesitem em estudar a Bíblia, mas como poderá ajudá-los a vencer essa relutância?

4 Se lhe pedissem para saltar um riacho largo num só pulo, você talvez recusasse fazer isso. Mas, se fossem colocadas pedras de apoio a espaços regulares, de uma margem até a outra, é mais provável que você tentasse a travessia. De modo similar, uma pessoa muito ocupada talvez hesite em estudar a Bíblia. Pode ser que ache que para estudá-la é preciso muito tempo e esforço. Como poderá ajudá-la a vencer essa relutância? Por meio de uma série de conversas breves e informativas, poderá usar o livro Bíblia Ensina para conduzir a pessoa a um estudo regular da Palavra de Deus. Se você se preparar bem, cada uma de suas visitas serão como pedras de apoio que levarão a pessoa à amizade com Jeová.

5. Por que é preciso que você leia o livro Bíblia Ensina?

5 No entanto, antes de poder ajudar uma pessoa a se beneficiar do livro Bíblia Ensina é preciso que você o conheça bem. Já o leu de capa a capa? Certo casal levou o livro nas férias e começou a lê-lo enquanto se descontraía na praia. Uma mulher da localidade, que vendia produtos a turistas, viu o título O Que a Bíblia Realmente Ensina? e disse ao casal que, horas antes, havia orado a Deus pedindo uma resposta para essa mesma pergunta. Com muito prazer, o casal deu a ela um exemplar do livro. E você, já ‘comprou tempo’ para ler essa publicação, talvez uma segunda vez, numa sala de espera ou num intervalo no trabalho ou na escola? (Efésios 5:15, 16) Nesse caso, ficará bem familiarizado com esse instrumento para estudo da Bíblia e também poderá criar oportunidades para falar com outros sobre seu conteúdo.

6, 7. Como você pode usar o livro Bíblia Ensina para iniciar estudos bíblicos?

6 Ao oferecer o livro no serviço de campo, use bem as ilustrações, os textos bíblicos e as perguntas nas páginas 4, 5 e 6. Por exemplo, poderá iniciar uma conversa perguntando: “Diante dos problemas que a humanidade enfrenta hoje, qual seria, na sua opinião, uma fonte confiável de orientação?” Depois de ouvir com atenção a resposta da pessoa, leia 2 Timóteo 3:16, 17 e explique que a Bíblia oferece uma solução real para os problemas da humanidade. Daí, dirija a atenção do morador para as páginas 4 e 5, e pergunte: “Das situações mostradas aqui, qual o preocupa mais?” Quando ele indicar uma, peça-lhe que segure o livro enquanto você lê na Bíblia o texto relacionado. A seguir, leia a página 6 e pergunte ao morador: “Para qual dessas seis perguntas no pé da página você gostaria de saber a resposta?” Quando ele apontar uma, mostre-lhe o capítulo que a responde, deixe o livro com ele e combine um outro dia para voltar e considerar esse assunto.

7 Essa apresentação talvez não dure mais de uns cinco minutos. Nesse pouco tempo, porém, você saberá o que preocupa o morador, terá lido e aplicado dois textos e lançado a base para uma revisita. Pode ser que essa breve conversa com o morador seja a mais animadora e consoladora experiência que ele já teve nos últimos tempos. Como resultado, é possível que até mesmo uma pessoa muito ocupada se disponha a recebê-lo de novo e gastar mais alguns minutos enquanto você a ajuda a dar o próximo passo na “estrada que conduz à vida”. (Mateus 7:14) Com o tempo, à medida que o interesse do morador aumentar, a duração do estudo deverá ser estendida. Isso poderá ser feito por sugerir sentar com a pessoa e estudar com ela por um período um pouco mais longo.

Métodos de ensino que são mais eficazes

8, 9. (a) Como você pode preparar seu estudante da Bíblia a lidar com os obstáculos e as provas que ele provavelmente enfrentará? (b) Onde se pode encontrar os materiais à prova de fogo para edificar uma fé forte?

8 Quando a pessoa começa a pôr em prática o que a Bíblia ensina, é provável que enfrente obstáculos que poderiam impedir seu progresso. O apóstolo Paulo disse: “Todos os que desejarem viver com devoção piedosa em associação com Cristo Jesus também serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12) Ele comparou essas provações ao fogo que destrói materiais de construção de qualidade inferior, mas não danifica materiais como ouro, prata e pedras preciosas. (1 Coríntios 3:10-13; 1 Pedro 1:6, 7) Para que seu estudante da Bíblia desenvolva as qualidades necessárias para resistir a possíveis provas, é preciso que você o ajude por edificar a fé com materiais à prova de fogo.

9 O salmista compara “as declarações de Jeová” à “prata refinada num forno de fundição de terra, depurada sete vezes”. (Salmo 12:6) A Bíblia sem dúvida contém todos os materiais preciosos que podem ser utilizados para edificar uma fé forte. (Salmo 19:7-11; Provérbios 2:1-6) E o livro Bíblia Ensina mostra como você pode ser eficiente no uso das Escrituras.

10. Como você pode focalizar a atenção do estudante na Bíblia?

10 Durante o estudo, focalize a atenção do estudante nos textos bíblicos apresentados em cada capítulo sob consideração. Faça perguntas para ajudar o estudante a entender textos-chave e a aplicá-los pessoalmente. Cuide para não tomar decisões que cabem a ele tomar. Em vez disso, imite o exemplo de Jesus. Quando um homem versado na Lei lhe fez uma pergunta, Jesus respondeu: “O que está escrito na Lei? Como é que lês?” Depois que o homem respondeu citando as Escrituras, Jesus o ajudou a ver como ele mesmo podia aplicar esse princípio. Por meio de uma ilustração, Jesus também ajudou o homem a ver como esse ensino devia influir na vida dele. (Lucas 10:25-37) No livro Bíblia Ensina há muitas ilustrações simples que você poderá usar para ajudar o estudante a aplicar princípios bíblicos na sua própria vida.

11. Quanta matéria se deve cobrir em cada sessão de estudo?

11 O livro Bíblia Ensina usa linguagem simples e direta para explicar a Palavra de Deus, assim como Jesus, que expressava idéias complexas em termos simples. (Mateus 7:28, 29) Siga Seu exemplo. Transmita as informações com simplicidade, clareza e exatidão. Não se apresse em cobrir a matéria. Em vez disso, permita que as circunstâncias e a capacidade do estudante determinem quantos parágrafos devem ser considerados em cada sessão de estudo. Jesus sabia das limitações de seus discípulos e não os sobrecarregou com mais informações do que precisavam na época. — João 16:12.

12. Como deve ser usado o apêndice?

12 O livro Bíblia Ensina contém um apêndice com 14 assuntos. Com base nas necessidades do estudante, o instrutor poderá determinar como usar essa matéria do melhor modo possível. Por exemplo, se o estudante achar difícil entender determinado assunto, ou se tiver perguntas a respeito de certas matérias devido ao que ele acreditava antes, talvez seja suficiente dirigir a atenção dele à seção apropriada no apêndice e deixá-lo considerar o assunto por si mesmo. Por outro lado, pode ser que as necessidades do estudante requeiram que você considere a matéria junto com ele. O apêndice contém assuntos bíblicos essenciais, como “‘Alma’ e ‘espírito’ — o que esses termos realmente significam?” e “O que é ‘Babilônia, a Grande’”. Talvez queira analisar esses assuntos com seu estudante. Visto que não há perguntas preparadas para os temas considerados no apêndice, é preciso que você conheça bem a matéria para poder formular perguntas significativas.

13. Como a oração ajuda a fortalecer a fé?

13 “A menos que o próprio Jeová construa a casa, é fútil que seus construtores trabalhem arduamente nela”, diz o Salmo 127:1. Portanto, ao se preparar para dirigir um estudo bíblico, ore a Jeová pedindo ajuda. Faça com que suas orações no começo e no fim de cada estudo reflitam sua calorosa relação com Jeová. Incentive o estudante a orar a Jeová pedindo sabedoria para entender a Sua palavra e força para aplicar os conselhos dela. (Tiago 1:5) Se ele fizer isso, será fortalecido para suportar provações e continuará a desenvolver uma forte fé.

Ajude os estudantes da Bíblia a se tornarem instrutores

14. Que progresso os estudantes da Bíblia devem fazer?

14 Para que os nossos estudantes da Bíblia possam obedecer a “todas as coisas” que Jesus ordenou a seus discípulos, eles precisam progredir de estudantes a instrutores da Palavra de Deus. (Mateus 28:19, 20; Atos 1:6-8) O que você pode fazer para ajudá-los a fazer tal progresso espiritual?

15. Por que você deve incentivar seu estudante da Bíblia a freqüentar as reuniões cristãs?

15 Desde o primeiro estudo, convide o estudante a acompanhá-lo às reuniões congregacionais. Explique a ele que é nas reuniões que você recebe o treinamento como instrutor da Palavra de Deus. Por várias semanas, no fim de cada estudo bíblico, fale alguns minutos sobre o programa de instrução espiritual do qual você participa nas diversas reuniões e assembléias. Fale com entusiasmo sobre os benefícios que recebe nessas ocasiões. (Hebreus 10:24, 25) Quando o estudante passa a freqüentar as reuniões é provável que, com o tempo, se torne instrutor da Palavra de Deus.

16, 17. Cite alguns alvos que o estudante da Bíblia pode estabelecer e alcançar.

16 Ajude o estudante da Bíblia a estabelecer alvos que ele possa alcançar. Por exemplo, incentive-o a partilhar com um amigo ou um parente as coisas que aprende. Sugira também que estabeleça o alvo de ler a Bíblia inteira. Se você o ajudar a criar o hábito de ler a Bíblia regularmente, isso o beneficiará por longo tempo depois de seu batismo. Além disso, pode sugerir ao estudante que estabeleça o alvo de se lembrar de pelo menos um texto bíblico que responda a uma pergunta-chave em cada capítulo do livro Bíblia Ensina. Assim, ele se tornará “obreiro que não tem nada de que se envergonhar, manejando corretamente a palavra da verdade”. — 2 Timóteo 2:15.

17 Em vez de ensinar o estudante a apenas recitar ou parafrasear textos bíblicos, incentive-o a explicar como determinado versículo pode ser usado para responder àqueles que lhe pedem a razão de sua fé. Breves sessões de ensaio podem ser úteis; você pode fazer de conta que é um parente ou um colega de trabalho que pede a ele que explique suas crenças. Mostre ao estudante como responder “com temperamento brando e profundo respeito”. — 1 Pedro 3:15.

18. Que ajuda adicional você pode dar ao estudante da Bíblia que se qualifica como publicador não-batizado?

18 Com o tempo, o estudante talvez se qualifique para participar no ministério de campo. Enfatize que é um privilégio ser autorizado a ter parte nesse trabalho. (2 Coríntios 4:1, 7) Uma vez que os anciãos tenham decidido que o estudante se qualifica como publicador não-batizado, ajude-o a preparar uma apresentação simples e, daí, acompanhe-o no serviço de campo. Continue a trabalhar com ele regularmente nas várias modalidades do ministério, e ensine-o a preparar e a fazer revisitas eficazes. Seu próprio bom exemplo será uma influência positiva. — Lucas 6:40.

“Salvarás tanto a ti mesmo como aos que te escutam”

19, 20. Qual deve ser o nosso alvo, e por quê?

19 Sem dúvida, requer muito trabalho árduo ajudar alguém a ter “conhecimento exato da verdade”. (1 Timóteo 2:4) Contudo, poucas alegrias na vida se comparam com o prazer de ajudar alguém a pôr em prática o que a Bíblia ensina. (1 Tessalonicenses 2:19, 20) Como é grande o nosso privilégio de ser “colaboradores de Deus” nessa obra de ensino mundial! — 1 Coríntios 3:9.

20 Por meio de Jesus Cristo e de poderosos anjos, Jeová em breve punirá os “que não conhecem a Deus e os que não obedecem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus”. (2 Tessalonicenses 1:6-8) Vidas estão em jogo. Será que você pode estabelecer como alvo dirigir pelo menos um estudo bíblico usando o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? A participação nessa obra lhe dará a oportunidade de ‘salvar tanto a você mesmo como aos que o escutam’. (1 Timóteo 4:16) Como nunca antes, é urgente ajudarmos outros a pôr em prática o que a Bíblia ensina.

[Nota(s) de rodapé]

a Publicado pelas Testemunhas de Jeová.

O que você aprendeu?

• Com que objetivo foi preparado o livro Bíblia Ensina?

• Como você pode iniciar estudos bíblicos usando o livro Bíblia Ensina?

• Que métodos de ensino são mais eficazes?

• Como se pode ajudar um estudante a se tornar instrutor da Palavra de Deus?

[Perguntas de Estudo]

[Foto na página 26]

Está fazendo bom uso deste livro?

[Foto na página 27]

Uma breve conversa pode estimular o interesse da pessoa pelo conhecimento bíblico

[Foto na página 29]

O que você pode fazer a fim de direcionar a atenção do estudante para a Bíblia?

[Foto na página 30]

Ajude o estudante da Bíblia a progredir