Contados dignos de ser guiados a fontes de águas da vida

Contados dignos de ser guiados a fontes de águas da vida

Contados dignos de ser guiados a fontes de águas da vida

“O Cordeiro . . . os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida.” — REV. 7:17.

1. Como a Palavra de Deus identifica os cristãos ungidos, e que responsabilidade Jesus lhes deu?

 A PALAVRA DE DEUS identifica os cristãos ungidos que cuidam dos interesses de Cristo na Terra como “escravo fiel e discreto”. Quando Cristo inspecionou esse “escravo”, em 1918, verificou que esses ungidos na Terra eram fiéis em prover “alimento [espiritual] no tempo apropriado”. Por isso, Jesus, o Amo, teve prazer em designá-los “sobre todos os seus bens”. (Leia Mateus 24:45-47.) Dessa forma, antes de receberem a herança celestial, os ungidos prestam serviços a outros adoradores de Jeová na Terra.

2. O que os bens de Jesus incluem?

2 Um amo tem autoridade sobre seus bens, ou posses, e pode usá-los como bem entender. Os bens de Jesus Cristo, o Rei entronizado de Jeová, incluem todos os interesses do Reino na Terra. Entre esses está a “grande multidão”, observada pelo apóstolo João em visão. Ele descreve essa grande multidão da seguinte maneira: “Eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos.” — Rev. 7:9.

3, 4. Por que os da grande multidão são muito privilegiados?

3 Membros dessa grande multidão estão entre aqueles a quem Jesus se referiu como suas “outras ovelhas”. (João 10:16) Eles têm a esperança de viver para sempre numa Terra paradísica. Confiam que Jesus “os guiará a fontes de águas da vida” e que “Deus enxugará toda lágrima dos olhos deles”. Com isso em mente, eles ‘lavam as suas vestes compridas e as embranquecem no sangue do Cordeiro’. (Rev. 7:14, 17) Exercem fé no sacrifício de Jesus e, dessa forma, aos olhos de Deus é como se usassem ‘vestes brancas’. São declarados justos quais amigos de Deus, como no caso de Abraão.

4 Além disso, visto que Deus encara como justos os da crescente grande multidão de outras ovelhas, eles podem esperar sobreviver à destruição deste sistema mundial na grande tribulação. (Tia. 2:23-26) Podem achegar-se a Jeová e, como grupo, têm a perspectiva maravilhosa de sobreviver ao Armagedom. (Tia. 4:8; Rev. 7:15) Não agem de modo independente, mas servem de bom grado sob a direção do Rei celestial e de seus irmãos ungidos na Terra.

5. Como os da grande multidão apóiam os irmãos ungidos de Cristo?

5 Cristãos ungidos já enfrentaram e continuarão a enfrentar severa oposição do mundo de Satanás. Apesar disso, eles podem confiar no apoio de seus companheiros da grande multidão. Ao passo que os cristãos ungidos hoje são poucos em número, a grande multidão aumenta em centenas de milhares todos os anos. Os ungidos não têm condições de supervisionar pessoalmente todas as cerca de 100 mil congregações cristãs ao redor do mundo. Assim, uma forma do apoio que os ungidos recebem das outras ovelhas vem da parte de homens qualificados da grande multidão que servem como anciãos congregacionais. Eles ajudam a cuidar dos milhões de cristãos confiados aos cuidados do “escravo fiel e discreto”.

6. Que profecia predisse o apoio que os cristãos ungidos recebem de seus companheiros das outras ovelhas?

6 Esse apoio voluntário que os cristãos ungidos recebem de seus companheiros das outras ovelhas foi predito pelo profeta Isaías. Ele escreveu: “Assim disse Jeová: ‘Os próprios labutadores não remunerados do Egito, e os mercadores da Etiópia, e os sabeus, homens altos, virão a ti e se tornarão teus. Andarão atrás de ti.’” (Isa. 45:14) De modo simbólico, os atuais cristãos com esperança terrestre ‘andam atrás’ da ungida classe-escravo e de seu Corpo Governante, aceitando sua supervisão. Como “labutadores não remunerados”, as outras ovelhas voluntariamente e de todo o coração dedicam suas forças e seus recursos à obra mundial de pregação que Cristo designou a seus seguidores ungidos na Terra. — Atos 1:8; Rev. 12:17.

7. Com que objetivo a grande multidão está sendo treinada?

7 Ao apoiarem seus irmãos ungidos, os membros da grande multidão estão sendo treinados para formarem a base da nova sociedade humana que existirá após o Armagedom. Essa base tem de ser sólida e estável, e seus membros precisam ter disposição e condições de cumprir as orientações do Amo. A todo cristão está sendo dada a oportunidade de demonstrar que pode ser usado pelo Rei, Cristo Jesus. Por exercer fé e mostrar lealdade agora, o cristão mostra que reagirá bem quando o Rei lhe der orientações no novo mundo.

A grande multidão prova a sua fé

8, 9. Como os da grande multidão provam a sua fé?

8 Os das outras ovelhas, companheiros da congregação dos cristãos ungidos, provam de várias maneiras a sua fé. Primeiro, eles apóiam os ungidos na proclamação das boas novas do Reino de Deus. (Mat. 24:14; 28:19, 20) Segundo, eles espontaneamente se submetem à direção do Corpo Governante. — Heb. 13:17; leia Zacarias 8:23.

9 Terceiro, os membros da grande multidão apóiam seus irmãos ungidos por viverem em harmonia com os princípios justos de Jeová. Eles procuram cultivar “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”. (Gál. 5:22, 23) Hoje em dia, demonstrar essas qualidades, em vez de praticar as “obras da carne”, pode não ser popular. Mesmo assim, os membros da grande multidão estão decididos a evitar “fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, invejas, bebedeiras, festanças e coisas semelhantes a estas”. — Gál. 5:19-21.

10. O que os membros da grande multidão estão determinados a fazer?

10 Por sermos imperfeitos, pode ser um desafio demonstrar os frutos do espírito, evitar as obras da carne e resistir à pressão do mundo de Satanás. Apesar disso, estamos determinados a não permitir que o desânimo causado por nossas fraquezas pessoais, falhas temporárias ou limitações físicas enfraqueça a nossa fé ou diminua o nosso amor a Jeová. Sabemos que Jeová cumprirá o que prometeu: fazer a grande multidão passar com vida pela grande tribulação.

11. Que táticas Satanás tem usado nos seus esforços de enfraquecer a fé dos cristãos?

11 No entanto, estamos sempre em estado de alerta, pois sabemos que nosso real inimigo é o Diabo, e ele não desiste facilmente. (Leia 1 Pedro 5:8.) Ele tenta usar apóstatas e outros para nos convencer de que os ensinamentos que seguimos são falsos. Mas essa tática em geral tem falhado. Da mesma forma, embora a perseguição às vezes diminua o ritmo da obra de pregação, muitas vezes ela serve apenas para fortalecer a fé dos que são perseguidos. Sendo assim, Satanás usa cada vez mais um método que ele provavelmente acha ter maior possibilidade de enfraquecer a nossa fé. Ou seja, ele explora os sentimentos de desânimo. Os cristãos do primeiro século foram alertados sobre esse perigo quando se lhes disse: “Considerai de perto aquele [Cristo] que aturou tal conversa contrária da parte de pecadores contra os próprios interesses deles.” Por quê? “Para que não vos canseis nem desfaleçais nas vossas almas.” — Heb. 12:3.

12. Como os conselhos da Bíblia fortalecem os que estão desanimados?

12 Você já pensou alguma vez em desistir? Vez por outra acha que é um fracasso? Em caso afirmativo, não permita que Satanás use esses sentimentos para impedi-lo de servir a Jeová. Estudo profundo da Bíblia, orações fervorosas, freqüência às reuniões e associação com seus companheiros cristãos vão fortalecê-lo e evitar que você ‘desfaleça na sua alma’. Jeová prometeu ajudar os que o servem a recuperar poder e sua promessa é segura. (Leia Isaías 40:30, 31.) Dê prioridade ao serviço do Reino. Evite gastar tempo demais com atividades que desviam sua atenção do ministério cristão e concentre-se em ajudar os outros. Assim você será fortalecido a perseverar apesar do desânimo. — Gál. 6:1, 2.

Da tribulação para o novo mundo

13. Que tarefa aguarda os que sobreviverem ao Armagedom?

13 Depois do Armagedom, multidões de injustos ressuscitados precisarão ser instruídos nos caminhos de Jeová. (Atos 24:15) Terão de aprender sobre o sacrifício de resgate de Jesus; mais do que isso, precisarão ser ensinados a exercer fé nesse sacrifício a fim de receberem seus benefícios. Precisarão rejeitar seus antigos conceitos religiosos e abandonar o modo de vida que levavam antes. Terão de aprender também a se revestirem da nova personalidade, que identifica os cristãos verdadeiros. (Efé. 4:22-24; Col. 3:9, 10) Os das outras ovelhas que sobreviverem ao Armagedom terão muito trabalho a fazer. Que alegria será realizar esse serviço para Jeová, sem as pressões e interferências deste mundo perverso!

14, 15. Que troca de informações haverá entre os sobreviventes da grande tribulação e os justos ressuscitados?

14 Servos fiéis de Jeová que morreram antes do ministério terrestre de Jesus também terão muito que aprender naquela época. Ficarão sabendo quem foi o prometido Messias, a quem eles tanto aguardavam, mas nunca viram. Na vida que levavam antes, eles já haviam indicado sua disposição de ser instruídos por Jeová. Imagine a alegria e o privilégio que será, por exemplo, explicar a Daniel o cumprimento das profecias que ele escreveu, mas sem entendê-las! — Dan. 12:8, 9.

15 Naturalmente, ao passo que os ressuscitados terão muito a aprender conosco, nós teremos muitas perguntas a lhes fazer. Eles poderão nos fornecer pormenores sobre eventos mencionados na Bíblia, mas não descritos em detalhes. Pense como será emocionante ouvir de João Batista informações pessoais sobre seu primo Jesus! As coisas que aprendermos dessas testemunhas fiéis com certeza aumentarão o nosso entendimento da Palavra de Deus. Servos fiéis de Jeová que já morreram — incluindo membros da grande multidão que falecerem durante o tempo do fim — terão “uma ressurreição melhor”. Eles iniciaram seu serviço a Jeová num mundo dominado por Satanás. Que alegria será para eles poderem continuar seu serviço em condições muito melhores, no novo mundo! — Heb. 11:35; 1 João 5:19.

16. De acordo com a profecia, como será o Dia de Julgamento?

16 Em algum momento no Dia de Julgamento, rolos serão abertos. Junto com a Bíblia, eles constituirão a base para o julgamento de todos os viventes quanto a se serão dignos, ou não, de ganhar a vida eterna. (Leia Revelação 20:12, 13.) Perto do fim do Dia de Julgamento, toda pessoa terá tido ampla oportunidade de mostrar de que lado está na questão da soberania universal. Será que ela se apegará ao arranjo do Reino e permitirá que o Cordeiro a guie a “fontes de águas da vida”? Ou resistirá, recusando-se a se sujeitar ao Reino de Deus? (Rev. 7:17; Isa. 65:20) Até lá, todos na Terra terão tido a oportunidade de tomar sua decisão, sem a interferência do pecado herdado ou do ambiente perverso. Ninguém poderá questionar a legitimidade do julgamento final de Jeová. Apenas os maus serão destruídos para sempre. — Rev. 20:14, 15.

17, 18. Com que alegre expectativa os cristãos ungidos e as outras ovelhas aguardam o Dia de Julgamento?

17 Os cristãos ungidos atuais, tendo sido ‘contados dignos de receber o Reino’, aguardam ansiosamente reinar no Dia de Julgamento. Que grande privilégio terão! Essa perspectiva os motiva a seguir o conselho do apóstolo Pedro aos irmãos deles no primeiro século: “Fazei tanto mais o vosso máximo para vos assegurar da vossa chamada e escolha; pois, se persistirdes em fazer estas coisas, de nenhum modo falhareis jamais. De fato, assim vos será ricamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” — 2 Ped. 1:10, 11.

18 Os das outras ovelhas se alegram com seus irmãos ungidos. Estão decididos a apoiá-los. Como amigos de Deus hoje, sentem-se motivados a fazer seu melhor no serviço de Deus. Durante o Dia de Julgamento, ficarão muito felizes de apoiar de coração os arranjos de Deus à medida que Jesus os guiar a fontes de águas da vida. Então, por fim, serão contados dignos de ser servos terrestres de Jeová por toda a eternidade! — Rom. 8:20, 21; Rev. 21:1-7.

Lembra-se?

• O que os bens de Jesus incluem?

• Como os da grande multidão apóiam seus irmãos ungidos?

• Que privilégios e perspectiva aguardam os da grande multidão?

• Como você encara o Dia de Julgamento?

[Perguntas de Estudo]

[Foto na página 25]

Os da grande multidão lavaram suas vestes e as embranqueceram no sangue do Cordeiro

[Foto na página 27]

O que você gostaria de saber dos fiéis ressuscitados?