Mostre apreço por Jesus — o Davi Maior e o Salomão Maior
Mostre apreço por Jesus — o Davi Maior e o Salomão Maior
“Algo maior do que Salomão está aqui.” — MAT. 12:42.
1, 2. Do ponto de vista humano, por que é surpreendente que Samuel tenha sido instruído a ungir Davi como rei?
ELE não tinha o perfil de um rei. Para o profeta Samuel, ele parecia apenas um jovem pastor de ovelhas. Além disso, sua cidade natal, Belém, não tinha grande destaque. Ela era “pequena demais para chegar a estar entre os milhares de Judá”. (Miq. 5:2) Mesmo assim, esse aparentemente insignificante jovem de uma pequena cidade logo seria ungido pelo profeta Samuel como futuro rei de Israel.
2 O jovem Davi não foi o primeiro filho que seu pai, Jessé, apresentou a Samuel para ser ungido; tampouco foi o segundo ou o terceiro. O último de oito filhos de Jessé, Davi nem estava presente quando Samuel veio à casa de seu pai para ungir um dos filhos desse homem fiel como o próximo rei do país. Mas Davi era a escolha de Jeová e era isso o que importava. — 1 Sam. 16:1-10.
3. (a) O que Jeová considera mais importante quando examina uma pessoa? (b) O que passou a operar em Davi quando ele foi ungido?
3 Jeová viu o que Samuel não podia ver. Deus podia discernir a condição do coração de Davi, da qual se agradava. Para Deus, o importante não é a mera aparência, mas sim o que a pessoa é no íntimo. (Leia 1 Samuel 16:7.) Então, quando Samuel viu que Jeová não havia escolhido nenhum dos sete filhos mais velhos de Jessé, mandou chamar o filho mais novo, que estava nas pastagens. Diz o relato: “Por conseguinte, [Jessé] mandou que [Davi] viesse. Ora, ele era ruivo, rapaz de belos olhos e bem-parecido. Jeová disse então: ‘Levanta-te, unge-o, pois é este!’ Conseqüentemente, Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E o espírito de Jeová começou a tornar-se ativo em Davi daquele dia em diante.” — 1 Sam. 16:12, 13.
Davi prefigurou Cristo
4, 5. (a) Cite algumas semelhanças entre Davi e Jesus. (b) Por que Jesus pode ser chamado de Davi Maior?
4 Assim como Davi, Jesus nasceu em Belém, uns 1.100 anos depois de Davi. Para muitos, Jesus também não tinha o perfil de um rei. Ou seja, ele não era o tipo de rei que muitos em Israel aguardavam. Como Davi, porém, ele era a escolha de Jeová. E, como Davi, era amado por Jeová. a (Luc. 3:22) E também no caso de Jesus ‘o espírito de Jeová tornou-se ativo nele’.
5 Há ainda mais semelhanças entre os dois. Por exemplo, Davi foi traído por seu conselheiro Aitofel e Jesus foi traído por seu apóstolo Judas Iscariotes. (Sal. 41:9; João 13:18) Tanto Davi como Jesus tinham um forte zelo pelo local de adoração de Jeová. (Sal. 27:4; 69:9; João 2:17) Jesus era também herdeiro de Davi. Antes do nascimento de Jesus, um anjo disse à sua mãe: “Jeová Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.” (Luc. 1:32; Mat. 1:1) No entanto, visto que todas as promessas messiânicas se cumprem nele, Jesus é muito mais importante do que Davi. Ele é o Davi Maior, o há muito esperado Rei messiânico. — João 7:42.
Siga o Rei-Pastor
6. Por que se pode dizer que Davi foi um bom pastor?
6 Jesus é também um pastor. Quais são as características de um bom pastor? É alguém que fiel e corajosamente apascenta, alimenta e protege o rebanho. (Sal. 23:2-4) Quando jovem, Davi era pastor e cuidava muito bem das ovelhas de seu pai. Ele mostrou coragem quando o rebanho foi ameaçado e arriscou a vida para proteger as ovelhas contra o ataque de um leão e de um urso. — 1 Sam. 17:34, 35.
7. (a) O que preparou Davi para suas obrigações como rei? (b) Como Jesus provou ser o Pastor Excelente?
7 Os anos que Davi passou nos campos e nas montanhas cuidando de ovelhas prepararam-no para as exigências e responsabilidades de pastorear a nação de Israel. b (Sal. 78:70, 71) Jesus também mostra ser um pastor exemplar. Ele deriva forças e orientações de Jeová à medida que pastoreia seu “pequeno rebanho” e as “outras ovelhas”. (Luc. 12:32; João 10:16) Assim, Jesus é o Pastor Excelente. Ele conhece seu rebanho tão bem que chama cada ovelha por nome. Seu amor por suas ovelhas é tão grande que, quando esteve na Terra, voluntariamente deu de si mesmo pelo bem-estar delas. (João 10:3, 11, 14, 15) Como Pastor Excelente, Jesus realiza algo que Davi nunca poderia realizar. Seu sacrifício de resgate abriu caminho para a humanidade ser resgatada da morte. Nada poderá detê-lo de pastorear seu “pequeno rebanho” para a vida imortal no céu e de conduzir suas “outras ovelhas” para a vida eterna num novo mundo justo, livre de predadores semelhantes a lobos. — Leia João 10:27-29.
Siga o Rei vitorioso
8. Como Davi mostrou ser um rei vitorioso?
8 Como rei, Davi foi um guerreiro decidido que protegeu a terra do povo de Deus e “Jeová salvava a Davi aonde quer que [ele] fosse”. Sob a liderança de Davi, os limites do país foram ampliados do rio do Egito até o rio Eufrates. (2 Sam. 8:1-14) Na força de Jeová, ele se tornou um governante muito poderoso. A Bíblia diz: “A fama de Davi começou a sair a todas as terras, e o próprio Jeová pôs o pavor dele sobre todas as nações.” — 1 Crô. 14:17.
9. Explique como Jesus, qual Rei-Designado, mostrou ser um vencedor.
9 Como o Rei Davi, Jesus era destemido. Qual Rei-Designado, ele demonstrou sua autoridade sobre os demônios, resgatando vítimas de suas garras. (Mar. 5:2, 6-13; Luc. 4:36) Mesmo seu arquiinimigo, Satanás, o Diabo, não tem nenhum domínio sobre ele. Com o apoio de Jeová, Jesus venceu o mundo, que jaz no poder de Satanás. — João 14:30; 16:33; 1 João 5:19.
10, 11. Qual é o papel de Jesus como Rei-Guerreiro nos céus?
10 Cerca de 60 anos após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus para a vida celestial, o apóstolo João recebeu uma visão profética de Jesus em seu papel como Rei-Guerreiro nos céus. João escreveu: “Eis um cavalo branco; e o que estava sentado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo e para completar a sua vitória.” (Rev. 6:2) O cavaleiro no cavalo branco é Jesus. “Foi-lhe dada uma coroa” em 1914, quando foi entronizado como Rei no Reino celestial. Depois disso, “ele saiu vencendo”. Sim, como Davi, Jesus é um rei vitorioso. Logo após ter sido entronizado como Rei do Reino de Deus, ele venceu Satanás numa batalha e o lançou, junto com seus demônios, para baixo à Terra. (Rev. 12:7-9) Sua vitoriosa cavalgada continuará até “completar a sua vitória”, destruindo completamente o perverso sistema de Satanás. — Leia Revelação 19:11, 19-21.
11 Mas, como Davi, Jesus é um rei compassivo e protegerá a “grande multidão” no Armagedom. (Rev. 7:9, 14) Além disso, sob o governo de Jesus e seus co-herdeiros (os ressuscitados 144 mil) haverá “uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (Atos 24:15) Os que serão ressuscitados na Terra terão a perspectiva de viver para sempre. Que futuro maravilhoso os aguarda! Estejamos decididos a continuar ‘a fazer o que é bom’, de modo a estarmos vivos quando a Terra inteira for habitada por justos e felizes súditos do Davi Maior. — Sal. 37:27-29.
A oração de Salomão pedindo sabedoria é atendida
12. O que Salomão pediu em oração?
12 Salomão, filho de Davi, também prefigurou Jesus. c Quando Salomão se tornou rei, Jeová apareceu a ele num sonho e disse que lhe daria o que solicitasse. Salomão poderia ter pedido mais riquezas, poder ou vida longa. Em vez disso, altruistamente ele pediu a Jeová: “Dá-me agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair diante deste povo e para que eu possa entrar, porque quem pode julgar este grande povo teu?” (2 Crô. 1:7-10) Jeová atendeu à oração de Salomão. — Leia 2 Crônicas 1:11, 12.
13. Em que sentido a sabedoria de Salomão era incomparável e qual era a Fonte dessa sabedoria?
13 As palavras de sabedoria que Salomão proferiu enquanto foi fiel a Jeová eram incomparáveis entre seus contemporâneos. Salomão falava “três mil provérbios”. (1 Reis 4:30, 32, 34) Muitos desses foram colocados por escrito e ainda são muito valorizados pelos que procuram sabedoria. A rainha de Sabá viajou cerca de 2.400 quilômetros para testar a sabedoria de Salomão com “perguntas difíceis”. Ela ficou impressionada com o que Salomão disse e com a prosperidade de seu reino. (1 Reis 10:1-9) A Bíblia identifica a Fonte da sabedoria de Salomão ao declarar: “Todas as pessoas da terra procuravam a face de Salomão para ouvir a sua sabedoria que Deus lhe pusera no coração.” — 1 Reis 10:24.
Siga o Rei sábio
14. Em que sentidos Jesus era “algo maior do que Salomão”?
14 Evidentemente, apenas um humano superou a sabedoria de Salomão. Esse foi Jesus Cristo, que descreveu a si mesmo como “algo maior do que Salomão”. (Mat. 12:42) Jesus falou “declarações de vida eterna”. (João 6:68) Por exemplo, o Sermão do Monte ampliou os princípios de alguns dos provérbios de Salomão, que descreveu várias coisas que trazem felicidade para quem adora a Jeová. (Pro. 3:13; 8:32, 33; 14:21; 16:20) Jesus enfatizou que a verdadeira felicidade vem de coisas relacionadas com a adoração de Jeová e o cumprimento das promessas divinas. Ele disse: “Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual, porque a eles pertence o reino dos céus.” (Mat. 5:3) Os que aplicam os princípios contidos nos ensinamentos de Jesus são atraídos a Jeová, “a fonte da vida”. (Sal. 36:9; Pro. 22:11; Mat. 5:8) Jesus Cristo personifica a “sabedoria de Deus”. (1 Cor. 1:24, 30) Como Rei messiânico, ele tem “o espírito de sabedoria”. — Isa. 11:2.
15. Como podemos nos beneficiar da sabedoria divina?
15 Quais seguidores do Salomão Maior, como podemos nos beneficiar da sabedoria divina? Visto que a sabedoria de Jeová é revelada em sua Palavra, a Bíblia, temos de estudá-la cuidadosamente, em especial o registro das palavras de Jesus, e meditar no que lemos. (Pro. 2:1-5) É preciso também perseverar em pedir sabedoria a Deus. A Palavra de Deus nos garante de que nossas orações sinceras por ajuda serão atendidas. (Tia. 1:5) Com a ajuda do espírito santo, encontraremos na Palavra de Deus jóias de sabedoria que nos habilitam a lidar com desafios e a tomar decisões sábias. (Luc. 11:13) Salomão também foi chamado de “congregante” que ‘continuamente ensinava o conhecimento ao povo’. (Ecl. 12:9, 10) Jesus, como Cabeça da congregação cristã, é também um congregante de seu povo. (João 10:16; Col. 1:18) Portanto, fazemos bem em assistir às reuniões congregacionais, onde somos ‘ensinados continuamente’.
16. Que similaridade há entre Jesus e Salomão?
16 Salomão foi um rei muito ativo. Ele organizou um programa nacional de construção, supervisionando a construção de palácios, estradas, reservatórios de água, cidades para seus carros de guerra, cidades para seus cavaleiros e cidades-armazéns. (1 Reis 9:17-19) O reino inteiro se beneficiou dessas construções. Jesus também é um “construtor”. Ele construiu sua congregação sobre a “rocha”. (Mat. 16:18) Além disso, supervisionará as obras de construção que serão executadas no novo mundo. — Isa. 65:21, 22.
Siga o Rei da paz
17. (a) Qual foi uma característica notável do reinado de Salomão? (b) O que Salomão não podia fazer?
17 O nome Salomão vem de uma raiz que significa “paz”. O Rei Salomão governou em Jerusalém, que significa “Posse da Paz Dupla”. Seu reinado de 40 anos foi marcado por paz sem precedentes na nação de Israel. A Bíblia diz a respeito desse tempo: “Judá e Israel continuaram a morar em segurança, cada um debaixo da sua própria videira e debaixo da sua própria figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.” (1 Reis 4:25) Mesmo assim, Salomão, com toda sua sabedoria, não podia livrar seus súditos das garras da doença, do pecado e da morte. O Salomão Maior, no entanto, livrará seus súditos de tudo isso. — Leia Romanos 8:19-21.
18. Que condições usufruímos na congregação cristã?
18 Mesmo agora, na congregação cristã, nós temos condições pacíficas. Realmente, usufruímos um verdadeiro paraíso espiritual. Temos paz com Deus e com nossos semelhantes. Note o que Isaías profetizou a respeito das condições que temos hoje: “Terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra.” (Isa. 2:3, 4) Por agir em harmonia com o espírito de Deus, contribuímos para a beleza do paraíso espiritual.
19, 20. Que razões temos para nos alegrar?
19 No entanto, o futuro será ainda melhor. À medida que os humanos obedientes usufruírem paz sem precedentes sob o governo de Jesus, gradativamente serão ‘libertos da escravização à corrupção’ até alcançarem a perfeição humana. (Rom. 8:21) Depois de passarem no último teste no final do Reinado Milenar, os “mansos possuirão a terra e deveras se deleitarão na abundância de paz”. (Sal. 37:11; Rev. 20:7-10) Realmente, o governo de Cristo Jesus superará o de Salomão de maneiras que não podemos sequer imaginar!
20 Assim como Israel alegrou-se sob a supervisão de Moisés, Davi e Salomão, nós nos alegraremos ainda mais sob o governo de Cristo. (1 Reis 8:66) Como somos gratos a Jeová por ter nos provido seu Filho unigênito — o Maior do que Moisés, Davi e Salomão!
[Nota(s) de rodapé]
a O nome Davi provavelmente significa “Amado”. Na época do batismo de Jesus, e de novo na sua transfiguração, Jeová falou desde os céus chamando-o de “meu Filho, o amado”. — Mat. 3:17; 17:5.
b Ao mesmo tempo, Davi se tornou como uma ovelha que confia no seu pastor. Ele recorria ao Pastor Maior, Jeová, para protegê-lo e orientá-lo. “Jeová é o meu Pastor”, disse ele com toda confiança. “Nada me faltará.” (Sal. 23:1) João Batista identificou a Jesus como “Cordeiro de Deus”. — João 1:29.
c É interessante que o segundo nome de Salomão era Jedidias, que significa “Amado de Jah”. — 2 Sam. 12:24, 25.
Sabe explicar?
• Em que sentido Jesus é o Davi Maior?
• Em que sentido Jesus é o Salomão Maior?
• O que você aprecia no Davi Maior, que é também o Salomão Maior?
[Perguntas de Estudo]
[Foto na página 31]
A sabedoria que Deus concedeu a Salomão prefigurou a sabedoria do Salomão Maior
[Foto na página 32]
O governo de Jesus superará os governos de Salomão e de Davi de maneiras que não podemos sequer imaginar!
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)