Por que seguir “o Cristo”?
Por que seguir “o Cristo”?
“Se alguém quer vir após mim, repudie a si mesmo . . . e siga-me continuamente.” — LUC. 9:23.
1, 2. Por que é importante considerarmos as razões para seguir “o Cristo”?
QUANTO prazer Jeová deve sentir ao observar entre as multidões congregadas de seus adoradores na Terra os recém-interessados e os jovens! À medida que estudam a Bíblia, freqüentam as reuniões cristãs e aumentam seu conhecimento da verdade que salva vidas, contida na Palavra de Deus, eles precisam levar a sério o convite de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, repudie-se a si mesmo e apanhe a sua estaca de tortura, dia após dia, e siga-me continuamente.” (Luc. 9:23) Jesus diz que negar a si mesmo e tornar-se seu seguidor é algo que devemos querer fazer. Portanto, é importante considerarmos porque devemos seguir “o Cristo”. — Mat. 16:13-16.
2 Mas, que dizer dos entre nós que já seguem as pisadas de Jesus Cristo? Somos exortados a ‘persistir em fazê-lo ainda mais plenamente’. (1 Tes. 4:1, 2) Quer tenhamos aceitado a adoração verdadeira recentemente, quer há décadas, refletir nas razões para seguir o Cristo nos ajudará a aplicar a exortação de Paulo e a seguir a Jesus de modo ainda mais pleno na nossa vida diária. Consideremos cinco motivos pelos quais devemos seguir o Cristo.
Achegar-se mais a Jeová
3. De que duas maneiras podemos conhecer a Jeová?
3 Falando aos atenienses “em pé no meio do Areópago”, o apóstolo Paulo disse: “[Deus] decretou os tempos designados e os limites fixos da morada dos homens, para buscarem a Deus, se tateassem por ele e realmente o achassem, embora, de fato não esteja longe de cada um de nós.” (Atos 17:22, 26, 27) Podemos buscar a Deus e realmente conhecê-lo. Por exemplo, o livro da criação diz muito a respeito das qualidades e habilidades de Deus. De fato, refletir com apreço nas suas obras criativas pode nos ensinar muita coisa a respeito do Criador. (Rom. 1:20) Jeová também revelou detalhes sobre si mesmo na sua Palavra escrita, a Bíblia. (2 Tim. 3:16, 17) Quanto mais ‘meditamos na sua atividade’ e ‘nos ocupamos com as suas ações’, tanto mais podemos conhecer a Jeová. — Sal. 77:12.
4. De que modo seguir o Cristo é de ajuda para nos achegarmos mais a Jeová?
4 Uma excelente maneira de se achegar ainda mais a Jeová é por seguir o Cristo. Pense na glória que Jesus tinha ao lado de seu Pai “antes de haver o mundo”. (João 17:5) Ele é “o princípio da criação de Deus”. (Rev. 3:14) Como “primogênito de toda a criação”, ele viveu por muito tempo no céu com seu Pai, Jeová. Durante a sua existência pré-humana, Jesus fez mais do que simplesmente passar tempo com seu Pai. Ele era amigo pessoal de Deus, trabalhando alegremente com o Todo-Poderoso, tendo com ele o mais forte vínculo de amor que existe. Jesus não apenas observou a maneira de seu Pai agir, notando seus sentimentos e qualidades, mas também absorveu e aceitou tudo o que aprendeu sobre seu Pai. Como resultado, esse Filho obediente se tornou tão semelhante ao Pai que a Bíblia se refere a ele como “a imagem do Deus invisível”. (Col. 1:15) Por seguir de perto o Cristo, podemos nos achegar ainda mais a Jeová.
Imitar a Jeová mais plenamente
5. O que nos ajudará a imitar a Jeová mais plenamente e por quê?
5 Somos ‘feitos à imagem de Deus, segundo a sua semelhança’, portanto temos a capacidade de refletir qualidades divinas. (Gên. 1:26) O apóstolo Paulo exortou os cristãos a ‘se tornarem imitadores de Deus, como filhos amados’. (Efé. 5:1) Seguir o Cristo nos ajuda a imitar nosso Pai celestial. Isso porque Jesus refletiu o modo de pensar, os sentimentos e a personalidade de Deus melhor do que ninguém e explicou-o mais cabalmente do que qualquer outro poderia explicar. Quando esteve na Terra, Jesus não apenas divulgou o nome de Deus. Ele revelou a Pessoa que esse nome representa. (Leia Mateus 11:27.) Jesus fez isso por meio de suas palavras e ações, seus ensinos e exemplo.
6. O que os ensinos de Jesus revelam a respeito de Jeová?
6 Por meio de seus ensinos, Jesus mostrou o que Deus requer de nós e o que pensa de seus adoradores. (Mat. 22:36-40; Luc. 12:6, 7; 15:4-7) Por exemplo, depois de citar um dos Dez Mandamentos (“Não deves cometer adultério”), Jesus esclareceu como Deus encara o que acontece no coração de um homem muito antes de ele cometer esse ato. Ele disse: “Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.” (Êxo. 20:14; Mat. 5:27, 28) Após mencionar a interpretação farisaica de uma declaração na Lei (“Tens de amar o teu próximo e odiar teu inimigo”), Jesus explicou o modo de pensar de Jeová, dizendo: “Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem.” (Mat. 5:43, 44; Êxo. 23:4; Lev. 19:18) Saber como Deus pensa e sente, e o que ele requer, nos prepara para imitá-lo mais plenamente.
7, 8. O que aprendemos sobre Jeová através do exemplo de Jesus?
7 Jesus também revelou as qualidades de seu Pai por meio do exemplo. Quando lemos nos Evangelhos que Jesus sentia pena dos necessitados, empatia pelos que sofriam e indignação com seus discípulos por terem repreendido crianças, não imaginamos também o Pai sentindo essas mesmas emoções? (Mar. 1:40-42; 10:13, 14; João 11:32-35) Pense em como as ações de Jesus nos ajudam a identificar os principais atributos de Deus. Não é verdade que os milagres que Cristo realizou demonstram o tremendo poder que ele tinha à disposição? Mas ele nunca usou esse poder em proveito próprio ou para prejudicar outros. (Luc. 4:1-4) Com quanta veemência seu ato de expulsar do templo comerciantes gananciosos mostra seu senso de justiça! (Mar. 11:15-17; João 2:13-16) Seus ensinamentos e as palavras cativantes que usava para tocar o coração das pessoas indicam que ele era “maior do que Salomão” em sabedoria. (Mat. 12:42) O que mais poderíamos dizer a respeito do amor que Jesus demonstrou por entregar sua alma em benefício de outros, a não ser que “ninguém tem maior amor do que este”? — João 15:13.
8 O Filho de Deus representou a Jeová tão perfeitamente em tudo o que disse e fez que podia dizer: “Quem me tem visto, tem visto também o Pai.” (Leia João 14:9-11.) Seguir o Cristo é o mesmo que imitar a Jeová.
Jesus é o Ungido de Jeová
9. Quando e de que maneira Jesus se tornou o Ungido de Deus?
9 Considere o que aconteceu no outono de 29 EC, quando Jesus tinha 30 anos e veio até João Batista. “Jesus, depois de ter sido batizado, saiu imediatamente da água; e eis que os céus se abriram e ele viu o espírito de Deus descendo sobre ele como pomba.” Nessa ocasião, ele se tornou o Cristo, ou Messias. Ali, o próprio Jeová afirmou que Jesus era seu Ungido, dizendo: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.” (Mat. 3:13-17) Que motivo excelente para querermos seguir o Cristo!
10, 11. (a) De que maneiras o título “Cristo” é usado com referência a Jesus? (b) Por que não podemos deixar de seguir a Jesus Cristo?
10 Na Bíblia, o título “Cristo” com referência a Jesus é usado de várias maneiras, tais como Jesus Cristo, Cristo Jesus e o Cristo. O próprio Jesus foi quem primeiro usou o termo “Jesus Cristo” — o nome seguido pelo título. Numa oração a seu Pai, ele disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” ( João 17:3) Esse uso chama claramente a atenção para aquele que foi enviado por Deus e tornou-se seu Ungido. Quando o título é colocado antes do nome, como em “Cristo Jesus”, a ênfase passa da pessoa para a posição, ou cargo, ocupado por ele. (2 Cor. 4:5) Usar a expressão “o Cristo”, o título precedido de artigo definido, é outro modo de enfatizar a posição de Jesus como Messias. — Atos 5:42.
11 Independentemente de como o título “Cristo” é usado com relação a Jesus, ele destaca esta importante verdade: Embora o Filho de Deus tenha vindo à Terra como homem e tenha dado a conhecer a vontade de seu Pai, ele não era um simples homem comum nem um mero profeta; ele veio para se tornar o Ungido de Jeová. Precisamos nos certificar de estar seguindo esse Ungido.
Jesus é o único caminho para a salvação
12. Que declaração feita ao apóstolo Tomé é significativa para nós hoje?
12 Outro motivo vital para continuarmos a seguir o Messias é revelado pelo que Jesus disse a seus apóstolos fiéis poucas horas antes de sua morte. Em resposta à pergunta de Tomé sobre a declaração de Jesus a respeito de ir embora e preparar um lugar para eles, Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:1-6) Jesus estava falando com os 11 apóstolos fiéis. Ele prometeu-lhes um lugar no céu, mas suas palavras também eram significativas para aqueles que esperam ganhar a vida eterna na Terra. (Rev. 7:9, 10; 21:1-4) Como assim?
13. Em que sentido Jesus é “o caminho”?
13 Jesus Cristo é “o caminho”. Isto é, ele é o único por meio de quem podemos nos aproximar de Deus. Isso é assim no que diz respeito à oração, pois somente por orar em nome de Jesus é que podemos ter a garantia de que o Pai nos dará o que quer que peçamos segundo a sua vontade. (João 15:16) Mas Jesus é “o caminho” também em outro sentido. O pecado alienou a humanidade de Deus. (Isa. 59:2) Jesus deu “sua alma como resgate em troca de muitos”. (Mat. 20:28) Como resultado disso, a Bíblia explica: “O sangue de Jesus . . . purifica-nos de todo o pecado.” (1 João 1:7) Desse modo o Filho abriu caminho para a reconciliação com Deus. (Rom. 5:8-10) É por depositar fé em Jesus e obedecê-lo que podemos ter uma relação aprovada com Deus. — João 3:36.
14. Em que sentido Jesus é “a verdade”?
14 Jesus é “a verdade” não apenas porque sempre falou e viveu a verdade, mas também porque todas as profecias escritas a respeito do Messias — e foram muitas — cumpriram-se nele. “Não importa quantas sejam as promessas de Deus”, escreveu o apóstolo Paulo, “elas se tornaram Sim por meio dele”. (2 Cor. 1:20) Mesmo “uma sombra das boas coisas vindouras”, contida na Lei mosaica, tornou-se realidade em Cristo Jesus. (Heb. 10:1; Col. 2:17) Jesus é o ponto focal em que todas as profecias se concentram e elas lançam luz sobre seu papel central na realização do propósito de Jeová. (Rev. 19:10) Para nos beneficiar do cumprimento do propósito de Deus, precisamos seguir o Messias.
15. Em que sentido Jesus é “a vida”?
15 Jesus é “a vida” porque ele comprou a raça humana com seu sangue, e a vida eterna é uma dádiva de Deus “por [meio de] Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Rom. 6:23) Jesus é “a vida” também para os que já morreram. (João 5:28, 29) Além disso, pense no que ele fará como Sumo Sacerdote durante seu Reinado Milenar. Ele trará nada menos que a libertação eterna do pecado e da morte para seus súditos terrestres! — Heb. 9:11, 12, 28.
16. Que motivo temos para seguir a Jesus?
16 A resposta de Jesus a Tomé, portanto, tem grande significado para nós. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. É ele o enviado por Deus ao mundo para salvá-lo. (João 3:17) E ninguém vem ao Pai exceto por meio dele. A Bíblia diz de modo claro: “Não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.” (Atos 4:12) Assim sendo, seja qual for a nossa formação, é sábio crer em Jesus, segui-lo e desse modo ser conduzidos à vida. — João 20:31.
Somos ordenados a escutar o Cristo
17. Por que é importante escutarmos o Filho de Deus?
17 Pedro, João e Tiago testemunharam a transfiguração. Nessa ocasião, eles ouviram uma voz do céu dizer: “Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o.” (Luc. 9:28, 29, 35) Nossa obediência à ordem de escutar o Messias é um assunto importante. — Leia Atos 3:22, 23.
18. Como podemos escutar a Jesus Cristo?
18 Escutar a Jesus envolve ‘olhar atentamente para ele, considerando de perto o seu exemplo’. (Heb. 12:2, 3) Assim, faremos bem em “prestarmos mais do que a costumeira atenção às coisas” que lemos a respeito dele na Bíblia e nas publicações do “escravo fiel e discreto”, bem como ao que ouvimos sobre ele nas reuniões cristãs. (Heb. 2:1; Mat. 24:45) Como suas ovelhas, sejamos zelosos em escutar a Jesus e em segui-lo. — João 10:27.
19. O que nos ajudará a seguir o Cristo continuamente?
19 Será que podemos ter êxito em seguir o Cristo continuamente, não importa o que nos aconteça? Sim, podemos, se nos ‘apegarmos ao modelo de palavras salutares’ por praticar o que aprendemos “com a fé e o amor que há em conexão com Cristo Jesus”. — 2 Tim. 1:13.
O que você aprendeu?
• Por que seguir “o Cristo” pode nos achegar ainda mais a Jeová?
• Por que imitar a Jesus é o mesmo que imitar a Jeová?
• Em que sentido Jesus é ‘o caminho, a verdade e a vida’?
• Por que devemos escutar o Ungido de Jeová?
[Perguntas de Estudo]
[Foto na página 29]
Os ensinos de Jesus refletem o elevado modo de pensar de Jeová
[Foto na página 30]
Devemos seguir fielmente o Ungido de Jeová
[Foto na página 32]
Jeová declarou: ‘Este é meu Filho, escutai-o’
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)