O que o dia de Jeová revelará
O que o dia de Jeová revelará
“O dia de Jeová virá como ladrão, . . . e a terra e as obras nela serão descobertas.” — 2 PED. 3:10.
1, 2. (a) Que fim terá este mundo mau? (b) Que perguntas consideraremos?
ESTE mundo mau está alicerçado na mentira fundamental de que o homem pode governar a Terra com êxito sem depender de Jeová. (Sal. 2:2, 3) Pode algo alicerçado numa falsidade durar para sempre? De forma alguma! Mas não precisamos esperar que o mundo de Satanás acabe por si mesmo. Em vez disso, ele será destruído por Deus no seu tempo designado e à sua maneira. A ação de Deus contra este mundo mau refletirá com perfeição tanto a sua justiça como o seu amor. — Sal. 92:7; Pro. 2:21, 22.
2 “O dia de Jeová”, escreveu o apóstolo Pedro, “virá como ladrão, sendo que nele passarão os céus com som sibilante, mas os elementos, estando intensamente quentes, serão dissolvidos, e a terra e as obras nela serão descobertas”. (2 Ped. 3:10) O que são “os céus” e “a terra” mencionados aqui? O que são “os elementos” que serão dissolvidos? E o que Pedro quis dizer com as palavras “a terra e as obras nela serão descobertas”? Saber as respostas a essas perguntas nos ajudará a estar preparados para os eventos atemorizantes que ocorrerão em breve.
Os céus e a terra que passarão
3. O que são os “céus” mencionados em 2 Pedro 3:10, e como passarão?
3 Quando é usado em sentido simbólico na Bíblia, o termo “céus” muitas vezes se refere a poderes governantes, que estão acima de seus súditos. (Isa. 14:13, 14; Rev. 21:1, 2) ‘Os céus que passarão’ simbolizam o governo humano que controla a sociedade ímpia. Passarem com alto “som sibilante” — ou com “grande estrondo” segundo outra tradução — talvez signifique a rápida aniquilação desses céus.
4. O que é a “terra”, e como será destruída?
4 A “terra” simboliza o mundo da humanidade apartada de Deus. Um mundo assim existia nos dias de Noé e, por decreto divino, acabou no Dilúvio. “Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo e estão sendo reservados para o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios.” (2 Ped. 3:7) Ao passo que o Dilúvio destruiu os ímpios todos de uma só vez, a vindoura destruição ocorrerá em etapas durante a “grande tribulação”. (Rev. 7:14) Na primeira fase dessa tribulação, Deus induzirá os governantes políticos do mundo a destruir “Babilônia, a Grande”, mostrando assim seu desprezo por essa meretriz religiosa. (Rev. 17:5, 16; 18:8) Em seguida, na guerra do Armagedom, a fase final da grande tribulação, o próprio Jeová exterminará o restante do mundo de Satanás. — Rev. 16:14, 16; 19:19-21.
‘Os elementos serão dissolvidos’
5. O que os simbólicos elementos incluem?
5 O que são “os elementos” que “serão dissolvidos”? Certo dicionário bíblico define “elementos” como “princípios primários” ou “rudimentos”. O termo, segundo o dicionário, “era usado para se referir às letras do alfabeto, como elementos de linguagem”. Assim, a expressão “os elementos” mencionada por Pedro refere-se às coisas fundamentais que conferem ao mundo suas características, atitudes, maneiras e objetivos ímpios. “Os elementos” incluem “o espírito do mundo”, que “opera nos filhos da desobediência”. (1 Cor. 2:12; leia Efésios 2:1-3.) Esse espírito, ou “ar”, predomina no mundo de Satanás, impelindo as pessoas a pensar, planejar, falar e agir de uma maneira que reflete a mente de Satanás, o orgulhoso e rebelde “governante da autoridade do ar”.
6. Como se manifesta o espírito do mundo?
6 Portanto, de maneira consciente ou não, as pessoas contagiadas com o espírito do mundo permitem que sua mente e seu coração sejam influenciados por Satanás, passando assim a refletir o modo de pensar e a atitude dele. Como resultado, elas fazem o que querem, sem levar em conta a vontade de Deus. Reagem a situações com orgulho ou egoísmo, manifestam uma atitude rebelde para com a autoridade e dão livre vazão ao ‘desejo da carne e ao desejo dos olhos’. — Leia 1 João 2:15-17. a
7. Por que temos de ‘resguardar nosso coração’?
7 Assim, é muito importante ‘resguardar nosso coração’ por seguir os padrões divinos na escolha de amigos, matéria de leitura, diversão e sites que desejamos visitar na internet. (Pro. 4:23) O apóstolo Paulo escreveu: “Acautelai-vos: talvez haja alguém que vos leve embora como presa sua, por intermédio de filosofia e de vão engano, segundo a tradição de homens, segundo as coisas elementares do mundo e não segundo Cristo.” (Col. 2:8) Essa exortação torna-se ainda mais urgente à medida que se aproxima o dia de Jeová, pois seu ‘calor’ sem precedentes derreterá todos “os elementos” do sistema de Satanás, expondo-os como totalmente desprovidos de qualidades à prova de fogo. Isso faz lembrar as palavras de Malaquias 4:1: “Vem o dia que arde como fornalha, e todos os presunçosos e todos os que praticam a iniquidade terão de tornar-se como restolho. E o dia que virá certamente os devorará.”
“A terra e as obras nela serão descobertas”
8. Em que sentido a terra e as obras nela serão “descobertas”?
8 O que Pedro quis dizer quando escreveu que “a terra e as obras nela serão descobertas”? O termo “descobertas” pode também ser traduzido por “manifestadas” ou “expostas”. Pedro quis dizer que, durante a grande tribulação, Jeová exporá o mundo de Satanás como sendo contra Ele e Seu Reino, merecendo, portanto, a destruição. Falando profeticamente a respeito desse tempo, Isaías 26:21 diz: “Jeová está saindo do seu lugar para ajustar contas pelo erro do habitante da terra contra ele, e a terra certamente exporá seu derramamento de sangue e não mais encobrirá os seus que foram mortos.”
9. (a) O que devemos rejeitar, e por quê? (b) O que devemos cultivar, e por quê?
9 Durante o dia de Jeová, os que foram moldados pelo mundo e seu espírito mau revelarão sua verdadeira natureza, até mesmo massacrando uns aos outros. De fato, é bem possível que as muitas formas de entretenimento violento comuns hoje em dia estejam condicionando a mente de muitos para o dia em que a mão de cada homem “realmente se levantará contra a mão de seu companheiro”. (Zac. 14:13) Assim sendo, é muito importante rejeitar qualquer coisa — filmes, livros, video games, e assim por diante — que possa produzir em nós características detestáveis a Deus, tais como orgulho e amor à violência. (2 Sam. 22:28; Sal. 11:5) Em vez disso, cultivemos o fruto do espírito santo de Deus, pois as qualidades desse fruto mostrarão ser à prova de fogo quando o simbólico calor se manifestar com toda a força. — Gál. 5:22, 23.
“Novos céus e uma nova terra”
10, 11. O que são os “novos céus” e a “nova terra”?
10 Leia 2 Pedro 3:13. Os “novos céus” são o Reino celestial de Deus, que foi estabelecido em 1914, quando terminaram “os tempos designados das nações”. (Luc. 21:24) Esse governo régio compõe-se de Cristo Jesus e seus 144 mil corregentes, sendo que a maioria destes já recebeu sua recompensa celestial. No livro de Revelação, esses escolhidos são retratados como “a cidade santa, Nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, e preparada como noiva adornada para seu marido”. (Rev. 21:1, 2, 22-24) A Jerusalém terrestre era a sede do governo no Israel antigo; a Nova Jerusalém e seu Noivo compõem o governo do novo sistema mundial. Essa cidade celestial ‘descerá do céu’ no sentido de dirigir sua atenção à Terra.
11 A “nova terra” refere-se a uma nova sociedade terrestre de humanos que terão demonstrado sua submissão voluntária ao Reino de Deus. O paraíso espiritual, que o povo de Deus já desfruta, finalmente estará no seu devido lugar naquela bela “vindoura terra habitada”. (Heb. 2:5) Como podemos nos habilitar para fazer parte desse futuro novo sistema mundial?
Prepare-se para o grande dia de Jeová
12. Por que o dia de Jeová virá como um choque para o mundo?
12 Tanto Paulo como Pedro predisseram que o dia de Jeová viria “como ladrão” — de modo furtivo e inesperado. (Leia 1 Tessalonicenses 5:1, 2.) A chegada desse dia será tão repentina que surpreenderá até mesmo os cristãos verdadeiros, que estão na sua expectativa. (Mat. 24:44) Para o mundo, porém, será muito mais do que uma surpresa. Paulo escreveu: “Quando [os apartados de Jeová] estiverem dizendo: ‘Paz e segurança!’ então lhes há de sobrevir instantaneamente a repentina destruição, assim como as dores de aflição vêm sobre a mulher grávida, e de modo algum escaparão.” — 1 Tes. 5:3.
13. Como podemos evitar que a proclamação “Paz e segurança!” nos iluda?
13 A proclamação “Paz e segurança!” será apenas mais uma mentira de inspiração demoníaca; mas não enganará os servos de Jeová. “Vós, irmãos, não estais em escuridão”, escreveu Paulo, “de modo que aquele dia vos sobrevenha assim como a ladrões, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia”. (1 Tes. 5:4, 5) Portanto, permaneçamos na luz, bem longe da escuridão do mundo de Satanás. Pedro escreveu: “Amados, tendo este conhecimento adiantado, guardai-vos para que não sejais desviados com eles [os instrutores falsos na congregação cristã] pelo erro dos que desafiam a lei e não decaiais da vossa firmeza.” — 2 Ped. 3:17.
14, 15. (a) Como Jeová nos dignifica? (b) Que palavras inspiradas devemos levar a sério?
14 Note que Jeová não diz apenas que devemos ‘ficar de guarda’, ou alertas, sem acrescentar mais nada. Em vez disso, ele nos dignifica por bondosamente fornecer “conhecimento adiantado”, informando-nos em linhas gerais o que vai acontecer no futuro.
15 Infelizmente, porém, alguns se tornaram indiferentes, ou até mesmo cínicos, com relação aos lembretes da necessidade de permanecer desperto. ‘Já ouvimos esse mesmo alerta há décadas’, talvez digam. No entanto, essas pessoas devem ter em mente que por fazer tais observações estão na realidade questionando a Jeová e a seu Filho, não apenas a classe do escravo fiel. “Continua na expectativa”, disse Jeová. (Hab. 2:3) De modo similar, Jesus declarou: “Mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.” (Mat. 24:42) E Pedro escreveu: “Que sorte de pessoas deveis ser em atos santos de conduta e em ações de devoção piedosa, aguardando e tendo bem em mente a presença do dia de Jeová.” (2 Ped. 3:11, 12) A classe do escravo fiel e seu Corpo Governante jamais adotarão uma atitude indiferente diante dessas sérias palavras!
16. Que atitude devemos evitar, e por quê?
16 Realmente, é o “escravo mau” que conclui que o Amo está demorando. (Mat. 24:48) Esse escravo mau é parte de um grupo descrito em 2 Pedro 3:3, 4. Pedro escreveu que ‘nos últimos dias viriam ridicularizadores que, segundo seus próprios desejos’, zombariam dos que obedientemente se manteriam alertas com relação ao dia de Jeová. Em vez de se concentrarem nos interesses do Reino, esses ridicularizadores pensam só em si mesmos e nos seus próprios desejos egoístas. Jamais desenvolvamos essa atitude mental desobediente e perigosa! Em vez disso, ‘consideremos a paciência de nosso Senhor como salvação’ por permanecermos ocupados na obra de pregar o Reino e fazer discípulos e por não ficarmos ansiosos demais quanto à cronometragem dos eventos, que cabe a Jeová Deus. — 2 Ped. 3:15; leia Atos 1:6, 7.
Confie no Deus de salvação
17. Como os cristãos fiéis reagiram à exortação de Jesus para fugir de Jerusalém, e por quê?
17 Depois que os exércitos romanos invadiram a Judeia em 66 EC, os cristãos fiéis acataram a exortação de Jesus para fugir da cidade de Jerusalém na primeira oportunidade. (Luc. 21:20-23) Por que eles agiram pronta e decisivamente? Sem dúvida, haviam mantido bem em mente o alerta de Jesus. Eles com certeza sabiam que sua decisão envolveria dificuldades, como Cristo havia alertado. Mas sabiam também que Jeová jamais abandonaria seus leais. — Sal. 55:22.
18. Como as palavras de Jesus em Lucas 21:25-28 influenciam seu conceito a respeito da futura grande tribulação?
18 Nós também temos de confiar plenamente em Jeová, pois somente ele será nossa salvação quando o atual sistema mundial sofrer a maior tribulação de toda a história humana. Em algum momento depois do começo da grande tribulação, mas antes de Jeová executar seu julgamento contra o restante do mundo, as pessoas ‘ficarão desalentadas de temor e na expectativa das coisas que vêm sobre a terra habitada’. No entanto, ao passo que os inimigos de Deus tremerão de medo, os servos leais de Jeová não sentirão nenhum pavor. Ao contrário, eles se alegrarão, sabendo que, quando isso acontecer, seu livramento estará próximo. — Leia Lucas 21:25-28.
19. O que será considerado no próximo artigo?
19 Realmente, como será emocionante o futuro dos que permanecerem separados do mundo e de seus “elementos”! Mas, como o próximo artigo explica, se desejamos ganhar a vida temos de fazer mais do que apenas evitar o que é mau. Devemos desenvolver qualidades que agradam a Jeová e realizar obras que lhe são aceitáveis. — 2 Ped. 3:11.
[Nota(s) de rodapé]
a Para uma descrição mais completa das características promovidas pelo espírito do mundo, veja Raciocínios à base das Escrituras, páginas 147-150.
Sabe explicar?
• O que simbolizam . . .
os atuais ‘céus e terra’?
“os elementos”?
os “novos céus e uma nova terra”?
• Por que temos plena confiança em Deus?
[Perguntas de Estudo]
[Foto na página 5]
Como você pode ‘resguardar seu coração’ e manter-se separado do mundo?
[Foto na página 6]
Como demonstramos que ‘consideramos a paciência de nosso Senhor como salvação’?
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)