Seja corajoso — Jeová está com você!

Seja corajoso — Jeová está com você!

“Sê corajoso e forte. . . . Jeová, teu Deus, está contigo.” — JOS. 1:9.

1, 2. (a) Que qualidades nos ajudarão a enfrentar provações? (b) Como você definiria fé? Ilustre.

O SERVIÇO de Jeová nos dá alegria. Mas nós enfrentamos aflições comuns à humanidade e talvez ‘soframos pela causa da justiça’. (1 Ped. 3:14; 5:8, 9; 1 Cor. 10:13) Para enfrentar essas provações, precisamos de fé e coragem.

2 O que é fé? O apóstolo Paulo escreveu: “Fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.” (Heb. 11:1) Outra tradução diz: “Fé é o título de propriedade das coisas que esperamos. Fé é ter certeza de coisas que não podemos ver.” (The Simple English Bible [A Bíblia em Inglês Simplificado]) Ter a escritura de uma propriedade nos dá a certeza de que esta nos pertence. Por termos fé que Deus sempre cumpre a sua palavra, temos em mãos, por assim dizer, uma valiosa escritura. Nossa fé nos dá plena confiança de que veremos o cumprimento das promessas bíblicas que aguardamos, e temos certeza de realidades espirituais embora não possamos vê-las.

3, 4. (a) O que é coragem? (b) Cite uma maneira de fortalecer nossa fé e coragem.

3 Coragem é definida como “força espiritual, emocional e moral para falar e agir sem medo diante de obstáculos e perigos”. (The New Interpreter’s Dictionary of the Bible [Novo Dicionário Bíblico do Intérprete]) Se temos coragem, somos fortes, destemidos e às vezes até mesmo valentes. — Mar. 6:49, 50; 2 Tim. 1:7.

4 Fé e coragem são qualidades desejáveis. Mas suponhamos que você ache que precisa de mais fé e que lhe falta coragem. Lembre-se de que milhares de personagens do registro bíblico foram exemplares em mostrar essas qualidades. Sendo assim, uma maneira de fortalecer nossa fé e coragem é considerar alguns desses exemplos.

JEOVÁ ESTAVA COM JOSUÉ

5. Para cumprir bem a sua designação, de que Josué precisava?

5 Voltemos no tempo uns 35 séculos. Já se passaram 40 anos desde que, sob a mão poderosa de Jeová, milhões de israelitas foram libertados da escravidão egípcia. O profeta Moisés havia assumido a liderança. Agora, com 120 anos de idade, ele vê a Terra Prometida à distância e, então, morre no cume do monte Nebo. O seu sucessor é Josué, um homem “cheio do espírito de sabedoria”. (Deut. 34:1-9) Os israelitas estão prestes a tomar posse de Canaã. Para ser um bom líder, Josué precisará de sabedoria dada por Deus. Terá também de ter fé em Jeová e ser corajoso e forte. — Deut. 31:22, 23.

6. (a) Segundo Josué 23:6, é preciso ter coragem para fazer o quê? (b) O que aprendemos das palavras de Atos 4:18-20 e Atos 5:29?

6 A sabedoria, fé e coragem de Josué durante a longa conquista de Canaã deve ter fortalecido os israelitas. Além da bravura em batalha, porém, eles precisaram do que se pode chamar de coragem silenciosa, para fazer o que Josué os exortou a fazer. No fim de sua vida, no seu discurso final, ele disse: “Tendes de ser muito corajosos para guardar e fazer tudo o que está escrito no livro da lei de Moisés, nunca vos desviando dele nem para a direita nem para a esquerda.” (Jos. 23:6) Nós também precisamos de coragem para sempre obedecer a Jeová. Isso inclui ocasiões em que meros humanos exigem que façamos algo contrário à vontade de Deus. (Leia Atos 4:18-20; 5:29.) Se orarmos com confiança em Jeová, ele nos ajudará a adotar essa posição corajosa.

COMO TORNAR BEM-SUCEDIDO O NOSSO CAMINHO

7. O que Josué tinha de fazer para ter coragem e ser bem-sucedido?

7 Para ter a coragem necessária para fazer a vontade de Deus, temos de estudar a sua Palavra e aplicar o que aprendemos. Foi isso o que Josué foi aconselhado a fazer quando se tornou sucessor de Moisés. Jeová lhe disse: “Sê corajoso e muito forte para cuidar em fazer segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te ordenou. . . . Este livro da lei não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem-sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” (Jos. 1:7, 8) Josué seguiu esse conselho, e ‘seu caminho foi bem-sucedido’. Por fazermos o mesmo, teremos mais coragem e êxito no serviço de Deus.

Nosso texto do ano para 2013: ‘Sê corajoso e forte. Jeová, teu Deus, está contigo.’ — Josué 1:9.

8. Em que texto bíblico se baseia o texto do ano para 2013, e como você acha que essas palavras o ajudarão?

8 Josué deve ter se sentido muito encorajado ao ouvir o que Jeová lhe disse a seguir: “Sê corajoso e forte. Não fiques assustado nem aterrorizado, pois Jeová, teu Deus, está contigo onde quer que andares.” (Jos. 1:9) Jeová também está conosco. Portanto, ‘não fiquemos assustados nem aterrorizados’, sejam quais forem as nossas provações. Especialmente notável é esta declaração: ‘Sê corajoso e forte. Jeová, teu Deus, está contigo.’ Essas palavras de Josué 1:9 foram escolhidas como texto do ano para 2013. Elas certamente nos fortalecerão nos meses à frente, bem como as palavras e ações de outros exemplos de fé e coragem que veremos.

CORAJOSAMENTE TOMARAM POSIÇÃO

9. De que maneiras Raabe mostrou fé e coragem?

9 Quando Josué enviou dois espias a Canaã, a meretriz Raabe os escondeu e despistou seus inimigos. Por causa de seus atos de fé e coragem, ela e sua família foram poupadas quando a cidade de Jericó foi tomada pelos israelitas. (Heb. 11:30, 31; Tia. 2:25) Naturalmente, Raabe abandonou sua vida imoral para agradar a Jeová. Alguns que se tornaram cristãos tiveram fé, coragem e força moral para fazer mudanças similares a fim de agradar a Deus.

10. Em que circunstâncias Rute tomou posição em favor da adoração verdadeira, resultando em que bênçãos para ela?

10 Depois da morte de Josué, a moabita Rute corajosamente tomou posição em favor da adoração verdadeira. Como viúva de um israelita, é provável que ela soubesse algo a respeito de Jeová. A sua sogra, Noemi, também viúva, havia morado em Moabe, mas decidiu voltar para a cidade israelita de Belém. No caminho, Noemi incentivou Rute a retornar ao seu próprio povo, mas Rute disse: “Não instes comigo para te abandonar, para recuar de te acompanhar . . . Teu povo será o meu povo, e teu Deus, o meu Deus.” (Rute 1:16) Ela estava sendo sincera. Com o tempo, o parente de Noemi, Boaz, casou-se com Rute. Ela teve um filho e tornou-se ancestral de Davi e de Jesus. Sem dúvida, Jeová abençoa atos de fé e coragem. — Rute 2:12; 4:17-22; Mat. 1:1-6.

MUITOS ARRISCARAM A VIDA

11. Como Jeoiada e Jeoseba mostraram coragem, e com que resultado?

11 Nossa coragem e fé ficam mais fortes quando vemos que Deus está com os que colocaram os interesses dele e o bem-estar dos irmãos acima de seus próprios interesses. Por exemplo, veja o caso do Sumo Sacerdote Jeoiada e sua esposa, Jeoseba. Depois da morte do Rei Acazias, Atalia, sua mãe, matou os outros descendentes reais, exceto Jeoás, e usurpou o trono. Jeoiada e Jeoseba se arriscaram por resgatar Jeoás, filho de Acazias, e escondê-lo por seis anos. No sétimo ano, Jeoiada providenciou que Jeoás fosse proclamado rei e mandou matar Atalia. (2 Reis 11:1-16) Mais tarde, Jeoiada apoiou o Rei Jeoás nos reparos do templo. E quando morreu, aos 130 anos, Jeoiada foi sepultado junto aos reis “porque fizera o bem em Israel, e com o verdadeiro Deus e Sua casa”. (2 Crô. 24:15, 16) Além disso, as ações corajosas de Jeoiada e sua esposa garantiram a continuidade da dinastia de Davi até o Messias.

12. Como Ebede-Meleque mostrou coragem?

12 Ebede-Meleque, um eunuco na casa do Rei Zedequias, arriscou a vida por Jeremias. O rei havia entregue Jeremias aos príncipes de Judá, que falsamente o acusaram de sedição e o lançaram numa cisterna lamacenta, para morrer. (Jer. 38:4-6) Apesar do perigo que correu por causa do ódio que havia contra Jeremias, Ebede-Meleque apelou a Zedequias em favor do profeta. Zedequias aceitou o pedido e providenciou que 30 homens acompanhassem Ebede-Meleque no resgate de Jeremias. Por meio do profeta, Deus garantiu a Ebede-Meleque que ele não morreria quando Babilônia sitiasse Jerusalém. (Jer. 39:15-18) Deus recompensa esse tipo de coragem.

13. Que posição corajosa adotaram os três hebreus, e como podemos nos beneficiar do que lhes aconteceu?

13 No sétimo século AEC, três servos de Jeová hebreus puderam ver claramente que Deus recompensa a fé e a coragem. O Rei Nabucodonosor reuniu os dignitários de Babilônia e exigiu que eles adorassem uma enorme imagem de ouro. Quem não fizesse isso seria morto numa fornalha ardente. Respeitosamente, os três hebreus disseram a Nabucodonosor: “Nosso Deus, a quem servimos, poderá salvar-nos. Ele nos salvará da fornalha de fogo ardente e da tua mão, ó rei. Mas, se não, seja do teu conhecimento, ó rei, que não é a teus deuses que servimos e que não é a tua imagem de ouro que erigiste que adoraremos.” (Dan. 3:16-18) Em Daniel 3:19-30, há um relato vívido da emocionante salvação dos três hebreus. Embora seja improvável que sejamos ameaçados de morrer numa fornalha ardente, nós na realidade enfrentamos provas de integridade e podemos estar certos de que Deus abençoará nossa fé e coragem.

14. De acordo com Daniel, capítulo 6, como Daniel agiu corajosamente, e com que resultado?

14 Daniel mostrou fé e coragem quando seus inimigos persuadiram o rei Dario a emitir o decreto de que ‘todo aquele que fizesse petição a qualquer deus ou homem sem ser ao rei, durante trinta dias, fosse lançado na cova dos leões’. Assim que soube da assinatura do documento, Daniel “entrou na sua casa, e, com as janelas do seu quarto de terraço abertas para ele do lado de Jerusalém, foi pôr-se de joelhos, até mesmo três vezes por dia, e orava e oferecia louvor perante seu Deus, assim como havia feito regularmente antes disso”. (Dan. 6:6-10) O corajoso Daniel acabou sendo lançado numa cova de leões — mas Jeová o libertou. — Dan. 6:16-23.

15. (a) Que exemplo de fé e coragem deram Áquila e Priscila? (b) O que significam as palavras de Jesus em João 13:34, e como muitos cristãos têm demonstrado esse tipo de amor?

15 Sob circunstâncias não reveladas na Bíblia, Áquila e Priscila ‘arriscaram seus pescoços pela alma de Paulo’. (Atos 18:2; Rom. 16:3, 4) Eles agiram corajosamente em harmonia com as palavras de Jesus: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34) A Lei mosaica exigia que a pessoa amasse seu próximo como a si mesma. (Lev. 19:18) Mas o mandamento de Jesus era “novo” porque se referia a um amor que vai a ponto de darmos a vida por outros, como Jesus fez. Muitos cristãos têm demonstrado amor por corajosamente ‘arriscar seus pescoços’ para evitar que seus irmãos sofram tratamento brutal ou morte às mãos de inimigos. — Leia 1 João 3:16.

Para os primeiros cristãos era inconcebível transigir

16, 17. Que provas de fé enfrentaram alguns dos primeiros seguidores de Cristo, e como isso se compara com o que certos cristãos passaram em nossos dias?

16 Assim como Jesus, os primeiros cristãos corajosamente prestaram adoração apenas a Jeová. (Mat. 4:8-10) Eles se recusavam a queimar incenso em honra do imperador romano. (Veja a gravura.) “Pouquíssimos cristãos renegaram [a sua fé]”, escreveu Daniel P. Mannix, “embora geralmente se mantivesse para a conveniência deles um altar com fogo na arena. Tudo o que o prisioneiro tinha de fazer era espalhar um pouquinho de incenso sobre a chama, e ele recebia uma Certidão de Sacrifício e era libertado. Explicava-se-lhe também cuidadosamente que ele não estava adorando o imperador; reconhecia apenas o caráter divino do imperador como chefe do estado romano. Ainda assim, quase não houve cristão que se aproveitasse da oportunidade de escapar”. — Those About to Die (Os Que Vão Morrer).

17 Nos tempos modernos, cristãos presos em campos de concentração nazistas, sujeitos a morrer ali, recebiam repetidas vezes a oportunidade de ganhar a liberdade por assinarem uma declaração renunciando a Jeová. Mas poucos assinaram. Mais recentemente, arriscando a vida durante um genocídio em Ruanda, Testemunhas de Jeová tutsis e hutus se protegeram mutuamente. Provações assim exigem coragem e fé.

LEMBRE-SE, JEOVÁ ESTÁ CONOSCO!

18, 19. Que exemplos bíblicos de fé e coragem podem nos ajudar a realizar a obra de pregação?

18 Temos hoje o privilégio de participar na maior obra já confiada a servos humanos de Deus — declarar a mensagem do Reino e fazer discípulos. (Mat. 24:14; 28:19, 20) Somos muito gratos pelo inigualável exemplo de Jesus! “Ele viajava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e declarando as boas novas do reino de Deus.” (Luc. 8:1) Como ele, precisamos de fé e coragem para pregar a mensagem do Reino. Com a ajuda de Deus, também podemos ser como o corajoso Noé, que destemidamente ‘pregou a justiça’ a “um mundo de pessoas ímpias” prestes a perecer num dilúvio global. — 2 Ped. 2:4, 5.

19 A oração nos ajuda a realizar a obra de pregação. Quando certos seguidores de Cristo que estavam sendo perseguidos oraram pedindo para que pudessem ‘falar a palavra de Deus com denodo’, esse apelo foi atendido. (Leia Atos 4:29-31.) Se você é um pouco tímido com relação a pregar de casa em casa, Jeová atenderá suas orações por mais fé e coragem. — Leia Salmo 66:19, 20. *

20. Que apoio temos como servos de Jeová?

20 Diante das provações que nos afligem neste mundo mau e turbulento, é um desafio viver de um modo que agrada a Deus. Mas não estamos sozinhos. Deus está conosco. Também o seu Filho, o Cabeça da congregação. Além disso, temos mais de 7 milhões de Testemunhas de Jeová no mundo inteiro. Junto com elas, continuemos a exercer fé e a declarar as boas novas, tendo em mente nosso texto do ano para 2013: ‘Sê corajoso e forte. Jeová, teu Deus, está contigo.’ — Jos. 1:9.

^ parágrafo 19 Veja mais exemplos de coragem no artigo “Sê corajoso e muito forte”, em A Sentinela de 15 de fevereiro de 2012.