O serviço de pioneiro fortalece nossa relação com Deus
“É bom entoar melodias ao nosso Deus.” — SAL. 147:1.
1, 2. (a) Pensar e falar sobre alguém que amamos pode ter que resultado? (Veja a foto no início do artigo.) (b) Que perguntas consideraremos?
PENSAR e falar sobre alguém que amamos pode fortalecer nossa amizade com ele. O mesmo se aplica à nossa relação com Jeová Deus. Como pastor, Davi passava muitas noites admirando o céu estrelado e meditando na grandiosidade do Criador. Ele escreveu: “Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele, e o filho do homem terreno para que tomes conta dele?” (Sal. 8:3, 4) E o apóstolo Paulo exclamou o seguinte depois de considerar como o propósito de Jeová em relação ao Israel espiritual estava sendo realizado de modo maravilhoso: “Ó profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus!” — Rom. 11:17-26, 33.
2 Quando saímos no ministério, nós pensamos e falamos sobre Jeová. Isso por si só traz benefícios. Muitos que ingressaram no ministério de tempo integral descobriram que uma das bênçãos de ter uma participação mais plena no serviço do Reino é que isso aprofunda seu amor a Deus. Quer você esteja atualmente no serviço de tempo integral, quer esteja se esforçando para alcançar esse alvo, considere o seguinte: como o ministério de tempo integral pode fortalecer sua relação com Jeová? Se você é pioneiro, pergunte-se: ‘O que me ajudará a continuar nessa modalidade de serviço recompensadora?’ Se você ainda não é pioneiro, pergunte-se: ‘Que ajustes posso fazer para me tornar um?’ Vejamos como o serviço de tempo integral pode fortalecer sua relação com Deus.
O SERVIÇO DE TEMPO INTEGRAL E NOSSA RELAÇÃO COM DEUS
3. No ministério, que efeito tem sobre nós falar a respeito das futuras bênçãos do Reino?
3 Falar sobre as futuras bênçãos do Reino nos achega mais a Jeová. Que texto você mais gosta de usar quando prega de casa em casa? Talvez seja Salmo 37:10, 11; Daniel 2:44; João 5:28, 29; ou Revelação 21:3, 4. Toda vez que falamos a outros sobre tais promessas, nós mesmos somos lembrados de que é nosso Deus generoso quem nos dá “toda boa dádiva e todo presente perfeito”. Isso nos achega mais a ele. — Tia. 1:17.
4. Por que ver a condição espiritualmente lastimável das pessoas aumenta nosso apreço pela bondade de Deus?
4 Ver a condição espiritualmente lastimável das pessoas a quem pregamos aumenta nosso apreço pela verdade. As pessoas no mundo não têm nenhuma orientação confiável que as ajude a ter uma vida feliz e significativa. A maioria teme o futuro e não tem esperança. Elas tentam encontrar o objetivo da vida. Até mesmo as que são religiosas sabem pouco sobre as Escrituras. Elas estão numa condição bem parecida à dos habitantes da antiga Nínive. (Leia Jonas 4:11.) Quando temos uma participação maior no ministério, vemos com mais clareza o contraste entre a condição espiritual daqueles a quem pregamos e a do povo de Jeová. (Isa. 65:13) Somos lembrados da bondade de Jeová, visto que ele faz mais do que apenas satisfazer nossas necessidades espirituais; ele convida todos a receber revigoramento espiritual e ter uma esperança verdadeira. — Rev. 22:17.
5. Quando ajudamos outros em sentido espiritual, como nos sentimos em relação aos nossos problemas?
5 Ajudar outros em sentido espiritual nos ajuda a não nos sentir sobrecarregados com problemas pessoais. Trisha, uma pioneira regular, descobriu isso quando seus pais se divorciaram. Ela conta: “Foi uma das coisas que mais me abalaram emocionalmente até hoje.” Certo dia, ela estava bem triste e não queria sair de casa. Mesmo assim, foi dirigir o estudo bíblico de três crianças que viviam num lar conturbado. Elas haviam sido abandonadas pelo pai e bastante maltratadas pelo irmão mais velho. Trisha diz: “Os meus problemas e preocupações não eram nada perto das dificuldades daquelas crianças. Durante o estudo, os olhinhos delas brilhavam e elas riam de alegria e empolgação. Aquelas crianças eram um presente de Jeová, em especial naquele dia.”
6, 7. (a) Como nossa fé é fortalecida quando ensinamos verdades bíblicas? (b) Ao vermos que a vida dos estudantes melhora por aplicarem princípios bíblicos, o que acontece com nosso apreço pela sabedoria de Deus?
6 Ensinar verdades bíblicas fortalece nossa fé. O apóstolo Paulo escreveu sobre alguns judeus de seus dias que não estavam agindo de acordo com o que pregavam: “Tu . . . que ensinas outro, não te ensinas a ti mesmo?” (Rom. 2:21) Os pioneiros têm muitas oportunidades de ensinar a verdade a outros e dirigir estudos bíblicos. Mas, para ser bem-sucedidos nisso, eles se preparam para cada estudo e talvez façam pesquisas para responder perguntas. Uma pioneira chamada Janeen explica: “Toda vez que tenho a oportunidade de ensinar a verdade a alguém, sinto que as verdades bíblicas ficam mais bem gravadas em minha mente e coração. Em resultado disso, minha fé não fica estagnada, mas continua crescendo.”
7 Ver que a vida dos estudantes da Bíblia melhora quando aplicam princípios bíblicos aumenta nosso apreço pela sabedoria de Deus. (Isa. 48:17, 18) Isso, por sua vez, nos ajuda a estar mais decididos a continuar aplicando esses princípios em nossa própria vida. Adrianna, outra pioneira, comenta: “A vida das pessoas pode ser um caos quando elas confiam na sua própria sabedoria. Mas, quando passam a confiar na sabedoria de Jeová, os benefícios são imediatos.” Phil, que também é pioneiro, diz: “Você vê que, com a ajuda de Jeová, as pessoas fazem mudanças que não conseguiam antes.”
8. Trabalhar com bons companheiros no ministério tem que efeito sobre nós?
8 Trabalhar com bons companheiros no ministério nos encoraja espiritualmente. (Pro. 13:20) A maioria dos pioneiros passa bastante tempo no ministério com outros publicadores. Isso proporciona mais oportunidades para “um intercâmbio de encorajamento”. (Rom. 1:12; leia Provérbios 27:17.) Uma pioneira chamada Lisa observa: “No local de trabalho, geralmente existe muita competição e inveja. Todos os dias somos expostos a fofocas e linguagem vulgar. Tudo gira em torno de estar na frente dos outros a todo custo. Às vezes, sofremos zombaria por causa de nossa conduta cristã. Mas trabalhar no ministério cristão com nossos irmãos é realmente edificante. No fim do dia, volto para casa revigorada, por mais cansada que esteja.”
9. Servir como pioneiro com o cônjuge pode ter que efeito no casamento?
9 Quando o casal é pioneiro, isso fortalece o cordão tríplice do casamento. (Ecl. 4:12) Madeline, que serve como pioneira com o marido, explica: “Eu e meu marido passamos tempo conversando sobre como foi nosso dia no ministério ou sobre algo que lemos na Bíblia que podemos usar na pregação. A cada ano que passamos juntos como pioneiros, ficamos mais próximos um do outro.” De modo similar, Trisha diz: “Nós dois nos concentramos em não ficar endividados, então não brigamos por causa de dinheiro. Por termos a mesma programação de serviço, ficamos bem envolvidos nas revisitas e estudos bíblicos de cada um, e isso nos ajuda a ficar mais achegados um ao outro e a Jeová.”
10. Quando colocamos o Reino em primeiro lugar e sentimos o apoio de Deus, que efeito isso tem em nossa confiança em Jeová?
10 Nossa confiança em Jeová aumenta à medida que colocamos os interesses do Reino em primeiro lugar, sentimos o apoio dele e vemos que ele responde nossas orações. Até certo ponto, isso se dá com todos os cristãos leais. Mas os pioneiros descobrem que é só por confiar em Jeová que eles conseguem continuar como pioneiros. (Leia Mateus 6:30-34.) Curt, que é pioneiro e superintendente de circuito substituto, aceitou visitar uma congregação a duas horas e meia de sua casa. Ele e sua esposa, que também é pioneira, mal tinham gasolina para chegar à congregação, e ele receberia o salário só dali a uma semana. Curt diz: “Comecei a me perguntar se tinha tomado a decisão certa.” Mas eles oraram e decidiram ir em frente, confiando que Deus cuidaria de suas necessidades. Pouco antes de saírem, uma irmã telefonou dizendo que tinha um presente para eles. Era exatamente o dinheiro necessário para a viagem. Curt conclui: “Quando você tem experiências assim vez após vez, fica fácil ver a mão de Jeová.”
11. Por que podemos dizer que o serviço de pioneiro traz bênçãos?
11 Os pioneiros costumam dizer que, quanto mais se achegam a Deus e quanto mais se dedicam ao Seu serviço, mais bênçãos eles recebem. (Deut. 28:2) Mesmo assim, o serviço de pioneiro tem seus desafios. Nenhum servo de Deus está livre dos problemas causados pela rebelião de Adão. É verdade que alguns pioneiros têm de deixar seu serviço por um tempo, mas muitas vezes é possível lidar com os problemas ou até mesmo evitá-los. O que pode ajudar os pioneiros a continuar nesse serviço privilegiado?
CONTINUE NO SERVIÇO DE TEMPO INTEGRAL
12, 13. (a) O que um pioneiro deve fazer se não está conseguindo cumprir o requisito de horas? (b) Por que é tão importante programar tempo para leitura diária da Bíblia, estudo pessoal e meditação?
12 A maioria dos pioneiros tem uma programação bem apertada. Pode ser um desafio dar conta de tudo, por isso é importante ter boa organização pessoal. (1 Cor. 14:33, 40) Se um pioneiro está tendo dificuldade em cumprir o requisito de horas, ele talvez precise reavaliar como está usando seu tempo. (Efé. 5:15, 16) Ele pode se perguntar: ‘Quanto tempo estou gastando com recreação? Preciso ter mais autodisciplina? Será que eu poderia ajustar minha rotina de trabalho secular?’ Qualquer cristão admitiria que é fácil incluir mais coisas em sua programação; assim, seria bom que os pioneiros avaliassem com regularidade sua rotina e fizessem ajustes, se necessário.
13 A leitura diária da Bíblia, o estudo pessoal e a meditação devem fazer parte da programação de um pioneiro. Em vista disso, é preciso ter autodisciplina para que atividades menos importantes não interfiram no tempo reservado para essas coisas essenciais. (Fil. 1:10) Por exemplo, imagine um pioneiro chegando em casa após um longo dia no ministério. Ele pretende usar a noite para se preparar para a próxima reunião. Mas primeiro ele lê suas correspondências. Daí liga o computador para ler e responder e-mails. Aproveitando que está on-line, ele acessa um site para ver se abaixou o preço de um produto que ele quer comprar. Quando se dá conta, passaram-se duas horas e ele ainda nem começou a estudar o que havia planejado para aquela noite. Por que isso seria um problema? Atletas profissionais precisam cuidar bem do corpo se querem ter uma carreira longa. Da mesma forma, os pioneiros precisam ter uma boa rotina de estudo pessoal para se reabastecer espiritualmente se querem continuar no ministério de tempo integral. — 1 Tim. 4:16.
14, 15. (a) Por que os pioneiros precisam manter a vida simples? (b) Se um pioneiro passar por dificuldades, o que deve fazer?
14 Pioneiros bem-sucedidos se esforçam em manter a vida simples. Jesus incentivou seus discípulos a ter um ‘olho singelo’. (Mat. 6:22) Ele mesmo manteve a vida simples a fim de conseguir realizar seu ministério sem distrações. Ele pôde dizer: “As raposas têm covis e as aves do céu têm poleiros, mas o Filho do homem não tem onde deitar a cabeça.” (Mat. 8:20) Se um pioneiro quer seguir o exemplo de Jesus, fará bem em lembrar que, quanto mais bens materiais ele tiver, mais coisas terá para cuidar, consertar e trocar.
15 Os pioneiros se dão conta de que seu privilégio de serviço não é resultado de algum mérito de sua parte. Na realidade, qualquer bênção ou privilégio que tenhamos só é possível por causa da benignidade imerecida de Deus. Assim, para continuar como pioneiro, é preciso confiar em Jeová. (Fil. 4:13) Desafios e dificuldades surgirão. (Sal. 34:19) Quando isso acontecer, os pioneiros devem recorrer a Jeová em busca de orientação e dar a ele a oportunidade de ajudá-los, em vez de se precipitar em abrir mão de seu privilégio de serviço. (Leia Salmo 37:5.) À medida que sentem a ajuda amorosa de Deus, os pioneiros se achegam mais a ele como seu Pai celestial. — Isa. 41:10.
VOCÊ PODE SER UM PIONEIRO?
16. Se você quer ser pioneiro, o que deve fazer?
16 Se você quer receber as bênçãos do serviço de tempo integral, expresse seu desejo a Jeová. (1 João 5:14, 15) Converse com os que servem como pioneiros. Estabeleça alvos progressivos para ingressar nessa modalidade. Foi isso que Keith e Erika fizeram. Eles tinham um emprego de período integral e, como muitos casais de sua idade, haviam comprado uma casa e um carro novo logo após terem se casado. Eles contam: “Achávamos que essas coisas nos dariam satisfação — mas isso nunca aconteceu.” Quando Keith foi mandado embora do emprego, ele serviu como pioneiro auxiliar. Ele recorda: “O serviço de pioneiro me lembrou da grande alegria que vem de estar no ministério.” Eles fizeram amizade com um casal de pioneiros que os ajudou a ver a alegria que resulta de levar uma vida simples e servir nessa modalidade. O que Keith e Erika decidiram fazer? “Fizemos uma lista de nossos alvos espirituais, a colocamos na porta da geladeira e fomos ticando cada um desses alvos assim que os alcançávamos.” Com o tempo, eles conseguiram ser pioneiros regulares.
17. Por que seria sábio considerar a possibilidade de ajustar sua programação ou estilo de vida a fim de ser pioneiro?
17 Você pode ser pioneiro? Se acha que isso não é possível no momento, faça o máximo para aumentar sua amizade com Jeová por ter uma participação plena no ministério. Depois de considerar o assunto com oração, talvez descubra que conseguirá ser pioneiro se fizer alguns ajustes em sua programação ou estilo de vida. Se puder ser pioneiro, as alegrias que receberá superarão qualquer sacrifício que fizer. Terá a grande satisfação que vem de colocar os interesses do Reino à frente dos seus. (Mat. 6:33) Sentirá a grande alegria de dar de si em favor dos outros. Além disso, terá mais oportunidades para pensar e falar sobre Jeová, aumentando assim seu amor por ele e alegrando Seu coração.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)