Você está convencido de que encontrou a verdade? Por quê?

Você está convencido de que encontrou a verdade? Por quê?

‘Prove a si mesmo a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.’ — ROM. 12:2.

1. Que atitude o clero da cristandade tem demonstrado em épocas de guerra?

 SERÁ que é da vontade de Deus que os cristãos verdadeiros vão à guerra e matem pessoas de outra nacionalidade? Nos últimos cem anos, é isso que muitos que se dizem cristãos têm feito com frequência. Capelães militares católicos abençoam tropas e suas armas antes de uma guerra em que soldados católicos de um país matam soldados católicos de outro país. Isso também ocorre entre protestantes. O resultado são grandes matanças, e a Segunda Guerra Mundial é um exemplo típico disso.

2, 3. Que posição as Testemunhas de Jeová mantiveram durante e após a Segunda Guerra Mundial, e por quê?

2 Como as Testemunhas de Jeová agiram durante a Segunda Guerra Mundial? A História mostra que elas se mantiveram neutras. Qual era a base para essa posição? Era principalmente o exemplo e os ensinamentos de Jesus. Ele disse: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” (João 13:35) As Testemunhas de Jeová também levavam a sério o pleno significado das palavras do apóstolo Paulo escritas aos cristãos em Corinto. — Leia 2 Coríntios 10:3, 4.

3 Por isso, os cristãos verdadeiros, que têm a consciência treinada pela Bíblia, não aprendem a guerra nem participam nela. Em resultado dessa posição cristã, milhares de Testemunhas de Jeová, jovens e idosos, homens e mulheres, foram perseguidas. Muitas delas sofreram em campos de trabalhos forçados e prisões. Durante a era nazista na Alemanha, algumas chegaram a ser executadas. Apesar da cruel perseguição que enfrentaram na Europa, as Testemunhas de Jeová nunca se esqueceram de sua comissão de pregar as boas novas do Reino de Jeová. Elas fizeram isso fielmente — em prisões, em campos de concentração e em exílio. a Mais tarde, em 1994, as Testemunhas de Jeová não tiveram nenhuma participação na limpeza étnica que ocorreu em Ruanda. A mesma posição neutra também foi mantida durante os massacres ocorridos nos conflitos nos Bálcãs quando foi dissolvida a ex-Iugoslávia.

4. Que influência a neutralidade das Testemunhas de Jeová tem tido nas pessoas?

4 A absoluta neutralidade das Testemunhas de Jeová tem convencido milhares de observadores em todo o mundo de que elas demonstram o verdadeiro amor a Deus e ao próximo. Em outras palavras, elas colocam em prática o verdadeiro cristianismo. Mas existem outros aspectos de nossa adoração que têm convencido muitos de que, quando veem as Testemunhas de Jeová, estão vendo os cristãos verdadeiros.

A MAIOR OBRA EDUCATIVA DA HISTÓRIA

5. Com que mudança os seguidores de Cristo no primeiro século se depararam?

5 Desde o início de seu ministério, Jesus enfatizou a importância de proclamar as boas novas do Reino de Deus. Ele escolheu 12 discípulos para participar em lançar a base de uma pregação mundial; depois, ele treinou um grupo de 70 discípulos. (Luc. 6:13; 10:1) Eles foram treinados para levar as boas novas a outros, a princípio apenas aos judeus. Daí ocorreu algo inesperado! Os discípulos de Jesus levariam essas boas novas aos incircuncisos das nações. Que mudança isso deve ter sido para os zelosos discípulos judeus! — Atos 1:8.

6. O que levou Pedro a compreender que Jeová é imparcial?

6 O apóstolo Pedro foi enviado à casa de Cornélio, um gentio incircunciso. Pedro compreendeu então que Deus é imparcial. Cornélio e os de sua casa foram batizados. Com isso, abriu-se um imenso novo campo para o cristianismo; pessoas de todas as nações podiam ouvir a verdade e aceitá-la. (Atos 10:9-48) O campo passou a ser o mundo inteiro.

7, 8. Que iniciativa a organização de Jeová tem tomado? (Veja a gravura no início do artigo.)

7 Durante a história moderna das Testemunhas de Jeová, os irmãos na dianteira têm promovido zelosamente a pregação e o ensino das boas novas em todo o mundo. Hoje, quase 8 milhões de zelosas Testemunhas de Jeová estão se empenhando ao máximo para divulgar a mensagem de Cristo em bem mais de 600 idiomas, e ainda há outros por vir! Elas são amplamente reconhecidas por seu ministério de casa em casa e por sua pregação nas ruas, às vezes usando mesas e carrinhos de publicações.

8 Mais de 2.900 tradutores receberam treinamento especializado para traduzir a Bíblia e publicações bíblicas. Seu trabalho com certeza não se limita aos idiomas mais falados do mundo. Seus esforços incluem centenas de idiomas que não são muito conhecidos, mas que são falados por milhões de pessoas. Por exemplo, na Espanha, milhões de catalães falam sua língua nativa, o catalão, no seu dia a dia. Principalmente em tempos recentes, tem ocorrido um ressurgimento do catalão e suas variantes faladas em Andorra, Alicante, ilhas Baleares e Valência. Hoje, as Testemunhas de Jeová produzem publicações bíblicas em catalão, e reuniões cristãs estão sendo realizadas nessa língua que toca o coração dos catalães.

9, 10. O que mostra que a organização de Deus está interessada nas necessidades espirituais de todas as pessoas?

9 Essa iniciativa envolvendo tradução e ensino pode ser vista em muitos outros grupos culturais. O México, embora seja um país de língua espanhola, possui grupos indígenas razoavelmente grandes que falam outras línguas. Os maias compõem um desses grupos. Por decisão da filial do México, a equipe de tradução para o maia se mudou para uma região do país onde os tradutores podem falar e ouvir esse idioma no seu dia a dia. Outro exemplo é o nepalês, uma das cerca de 120 línguas faladas no Nepal, que tem uma população de mais de 29 milhões de habitantes. Visto que o nepalês é a língua materna de bem mais de 10 milhões de pessoas e o segundo idioma de muitas outras, nossas publicações também passaram a ser produzidas nesse idioma.

10 A organização de Jeová encara a comissão de pregar as boas novas do Reino em toda a Terra com grande seriedade, conforme se observa no suporte dado às muitas equipes de tradução no mundo todo. Milhões e milhões de folhetos, brochuras e revistas têm sido distribuídos em campanhas mundiais, sem se cobrar nada por eles. As despesas têm sido cobertas pelos donativos das Testemunhas de Jeová, que seguem a instrução de Jesus: “De graça recebestes, de graça dai.” — Mat. 10:8.

Uma equipe de tradução preparando publicações em baixo-alemão (Veja o parágrafo 10.)

Publicações em baixo-alemão são úteis no Paraguai (Veja também a gravura no início do artigo.)

11, 12. Que bom efeito a obra mundial de pregação feita pelas Testemunhas de Jeová tem tido em outros?

11 Como dedicados pregadores e instrutores cristãos, as Testemunhas de Jeová têm tanta certeza de que encontraram a verdade que fazem grandes sacrifícios a fim de pregar a pessoas de outras nações e grupos étnicos. Muitas delas têm simplificado a vida, aprendido outro idioma e se adaptado a uma nova cultura com o objetivo de participar nessa vital obra cristã. Essa obra internacional de pregação e ensino é outro fator que convence muitos de que as Testemunhas de Jeová são os seguidores verdadeiros de Cristo Jesus.

12 As Testemunhas de Jeová fazem tudo isso porque estão convencidas de que encontraram a verdade. Mas que outras coisas convencem milhões de pessoas de que as Testemunhas de Jeová têm a verdade? — Leia Romanos 14:17, 18.

O MOTIVO DE SUA CONVICÇÃO

13. Como as Testemunhas de Jeová mantêm a organização pura?

13 Podemos nos beneficiar de comentários de cristãos fiéis de nossos dias, que estão convencidos de que têm a verdade. Um servo de Jeová veterano se expressou da seguinte maneira: “Não se medem esforços para manter a organização de Jeová limpa e pura em sentido moral, não importa quem precisa ser aconselhado ou disciplinado.” Como se consegue alcançar esse alto padrão moral? Por seguir os padrões expressos na Palavra de Deus e o modelo deixado por Jesus e seus discípulos. Assim, durante a história moderna das Testemunhas de Jeová, relativamente poucos tiveram de ser expulsos da fraternidade cristã por não terem se harmonizado com as normas de Deus. A vasta maioria — incluindo alguns que abandonaram um estilo de vida que Deus não aprova — leva uma vida pura e exemplar. — Leia 1 Coríntios 6:9-11.

14. O que muitos desassociados fazem, e com que resultado?

14 Que dizer daqueles que tiveram de ser expulsos da congregação, em obediência à ordem bíblica? Milhares se arrependem de suas ações não cristãs e são recebidos de volta na congregação. (Leia 2 Coríntios 2:6-8.) Apegar-se ao alto padrão de conduta da Bíblia tem resultado numa congregação cristã pura que inspira confiança. Só o fato de as Testemunhas de Jeová se apegarem aos padrões divinos — em nítido contraste com a permissividade comum em muitas religiões — já convence a muitos de que elas praticam a verdade.

15. O que convence um irmão de que ele encontrou a verdade?

15 Por que outras Testemunhas de Jeová experientes acreditam que encontraram a verdade? Um irmão de 50 e poucos anos explicou: “Desde adolescente, acredito que minha fé se baseia em três pilares básicos: (1) Deus existe; (2) ele inspirou a Bíblia; e (3) ele tem usado e abençoado a congregação cristã das Testemunhas de Jeová. Ao longo dos anos, à medida que estudo, sempre procuro testar esses pilares e me pergunto se eles têm mesmo uma base sólida. Com o passar dos anos, tenho encontrado cada vez mais evidências disso, o que fortalece minha fé e aumenta minha convicção de que realmente temos a verdade.”

16. O que a respeito da verdade impressiona uma irmã?

16 Uma irmã casada que serve na sede mundial, em Nova York, disse o seguinte sobre a organização de Jeová: “Ela é a única que sempre proclamou o nome de Jeová. Isso realmente faz sentido, visto que o nome divino aparece cerca de 7 mil vezes na Bíblia. Além disso, algo que me encoraja é o texto de 2 Crônicas 16:9, que diz: ‘Quanto a Jeová, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele.’” Ela continua: “A verdade me mostrou como posso ter um coração pleno para que Jeová nunca deixe de mostrar sua força a meu favor. Minha amizade com Jeová é muito valiosa para mim. E também dou valor ao papel de Jesus em fornecer um conhecimento profundo sobre Deus, o que me sustenta.”

17. De que um ex-ateu está convencido, e por quê?

17 Um irmão que tinha sido ateu admitiu: “A criação me convence de que Deus quer que a humanidade tenha prazer em viver e por isso não permitirá que o sofrimento continue para sempre. Além disso, à medida que o mundo se afasta cada vez mais de Deus, a fé, o zelo e o amor do povo de Jeová estão sempre aumentando. Apenas o espírito de Jeová pode realizar esse milagre atual.” — Leia 1 Pedro 4:1-4.

18. O que você acha dos comentários feitos por outros dois irmãos?

18 Outro irmão veterano explicou por que acredita na verdade que pregamos: “Meu estudo ao longo dos anos me convenceu de que as Testemunhas de Jeová fizeram grandes esforços para seguir o mesmo padrão dos cristãos do primeiro século. Ao viajar pelo mundo, vi por mim mesmo a união global das Testemunhas de Jeová. A verdade bíblica tem me dado satisfação e felicidade.” Quando perguntaram a um irmão que tem mais de 60 anos por que ele tinha certeza de ter encontrado a verdade, ele se concentrou em Jesus Cristo e explicou: “Estudamos cuidadosamente a vida e o ministério de Jesus e por isso valorizamos seu exemplo. Fazemos ajustes em nosso estilo de vida para nos achegar mais a Deus por meio de Cristo Jesus. Reconhecemos que o sacrifício de resgate de Cristo é a base para a salvação. E sabemos que ele foi ressuscitado. Temos o testemunho confiável de pessoas que presenciaram esse acontecimento.” — Leia 1 Coríntios 15:3-8.

O QUE PRECISAMOS FAZER COM A VERDADE?

19, 20. (a) Que responsabilidade Paulo enfatizou à congregação em Roma? (b) Como cristãos dedicados, que privilégio temos?

19 Como cristãos que amam o próximo, não podemos guardar para nós o valioso conhecimento da verdade. Paulo usou o seguinte raciocínio com seus irmãos da congregação em Roma: “Se declarares publicamente essa ‘palavra na tua própria boca’, que Jesus é Senhor, e no teu coração exerceres fé, que Deus o levantou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se exerce fé para a justiça, mas com a boca se faz declaração pública para a salvação.” — Rom. 10:9, 10.

20 Como Testemunhas dedicadas de Jeová, estamos convencidos de que encontramos a verdade e estamos cientes do privilégio de ensinar a outros as boas novas do Reino de Deus. À medida que realizamos nossa obra de pregação, esperamos que as pessoas fiquem maravilhadas não só com o que ensinamos da Bíblia, mas também com a nossa evidente convicção.

a Veja o livro Testemunhas de Jeová — Proclamadores do Reino de Deus, páginas 191-198, 448-454.