Continue meditando em coisas espirituais

Continue meditando em coisas espirituais

“Medite nessas coisas; concentre-se totalmente nelas, para que o seu progresso seja claramente visto por todos.” — 1 TIM. 4:15.

CÂNTICOS: 57, 52

1, 2. Por que podemos dizer que o cérebro humano é incomparável?

 A CAPACIDADE da linguagem nos possibilita ler, escrever, falar, entender o que outros falam, orar e cantar louvores a Jeová. Cada uma dessas habilidades é impressionante e envolve regiões do cérebro e redes neurais que os cientistas ainda não compreendem plenamente. Nosso cérebro é incomparável; por isso, conseguimos aprender um idioma. “A habilidade de crianças aprenderem um idioma”, diz um professor de linguística, “é uma das características exclusivas dos [humanos]”.

2 As habilidades linguísticas do homem são um presente maravilhoso de Deus. (Sal. 139:14; Apo. 4:11) Nosso cérebro é incomparável ainda de outra maneira. Ao contrário dos animais, os humanos foram criados “à imagem de Deus”. Eles têm livre-arbítrio e podem decidir usar suas habilidades linguísticas para glorificar a Deus. — Gên. 1:27.

3. Que belo presente Jeová deu para nos tornar sábios?

3 Jeová deu um belo presente a todos que querem honrar o Criador da linguagem: a Bíblia. Ela está disponível, inteira ou em parte, em mais de 2.800 idiomas. Por estudar esses escritos sagrados, você enche a mente com os pensamentos de Deus. (Sal. 40:5; 92:5; 139:17) Assim, é possível meditar nas coisas que “podem torná-lo sábio para a salvação”. — Leia 2 Timóteo 3:14-17.

4. O que significa meditar, e que perguntas vamos considerar?

4 Meditar significa concentrar os pensamentos em alguma coisa, boa ou ruim, e pensar ou refletir nisso. (Sal. 77:12; Pro. 24:1, 2) Os melhores assuntos para meditar são os relacionados com Jeová Deus e seu Filho, Jesus Cristo. (João 17:3) Mas talvez perguntemos: como podemos ler de modo a facilitar a meditação? Que oportunidades temos para meditar? Como tornar a meditação um hábito agradável?

FAÇA UM ESTUDO PRODUTIVO

5, 6. O que pode ajudá-lo a se lembrar do que lê?

5 O cérebro pode fazer coisas incríveis, mesmo que você não se aperceba disso. Por exemplo, respirar, caminhar, andar de bicicleta ou digitar sem olhar para o teclado são coisas que podemos fazer sem pensar. Até certo ponto, isso também se aplica à leitura. Por isso, é essencial que você se concentre no sentido do que lê. Quando terminar um parágrafo ou antes de começar um novo subtítulo, você pode parar e refletir no que acabou de ler, para ter certeza de que entendeu corretamente a matéria. É claro que as distrações e a falta de concentração podem fazer a nossa mente vaguear, e a leitura pode se tornar improdutiva. Como evitar isso?

6 Pesquisas científicas mostram que pronunciar as palavras ao estudar facilita lembrar o assunto depois. O Criador do cérebro sabe disso. É por isso que ele disse que Josué deveria ler o Seu livro da Lei “em voz baixa”. (Leia Josué 1:8.) Ler a Bíblia em voz baixa provavelmente deixará uma impressão mais profunda em sua mente e ajudará você a se concentrar melhor.

7. Qual é o melhor momento para meditarmos na Palavra de Deus? (Veja a gravura no início do artigo.)

7 Ao passo que podemos ler sem fazer muito esforço, meditar exige concentração. O cérebro humano imperfeito tem a tendência de se desviar para tarefas mais fáceis de realizar. Por isso, o melhor momento para meditar é quando estamos descansados, num ambiente tranquilo e com poucas distrações. Para o salmista, a melhor hora para meditar era quando ele estava em sua cama, acordado durante a noite. (Sal. 63:6) Jesus, que tinha perfeitas condições mentais, sabia do benefício de meditar e orar em lugares tranquilos. — Luc. 6:12.

COISAS BOAS EM QUE PODEMOS MEDITAR

8. (a) Além da Bíblia, em que podemos meditar? (b) Como Jeová se sente quando conversamos sobre ele?

8 Refletir no que você lê na Bíblia é muito importante, mas há outras coisas em que pode meditar. Por exemplo, ao ver as maravilhas da criação, pare e reflita. Sem dúvida, você se sentirá motivado a louvar a Jeová pela sua bondade; se estiver acompanhado, desejará falar sobre seus sentimentos de gratidão. (Sal. 104:24; Atos 14:17) Será que Jeová dá valor quando oramos, pensamos nele ou falamos sobre ele? Sua preciosa Palavra responde. Na Bíblia, encontramos esta promessa sobre estes últimos dias críticos: “Então os que temiam a Jeová falavam uns com os outros, cada um com o seu próximo, e Jeová prestava atenção e escutava. E diante dele foi escrito um livro de recordação para os que temiam a Jeová e para os que meditavam no seu nome.” — Mal. 3:16.

Você medita sobre as necessidades e circunstâncias de seus estudantes da Bíblia? (Veja o parágrafo 9.)

9. (a) Paulo disse que Timóteo devia meditar em quê? (b) Como podemos aplicar o conselho de Paulo ao nos preparar para o ministério?

9 O apóstolo Paulo aconselhou Timóteo a ‘meditar’ nos efeitos do que ele falasse, fizesse ou ensinasse. (Leia 1 Timóteo 4:12-16.) Como Timóteo, temos uma infinidade de atividades espirituais em que podemos pensar. Por exemplo, precisamos de tempo para meditar quando nos preparamos para dirigir um estudo bíblico. Com o estudante em mente, podemos pensar em uma pergunta de ponto de vista ou uma ilustração para ajudar a pessoa a progredir. Reservar tempo para meditar nisso pode ter bons resultados, pois fortaleceremos nossa própria fé e vamos dirigir nossos estudos de forma mais eficaz e animada. O mesmo acontece quando preparamos nosso coração para ir ao serviço de campo. (Leia Esdras 7:10.) Ler um capítulo do livro de Atos pode ‘atiçar, como a um fogo’, nosso entusiasmo pelo ministério. Meditar nos textos bíblicos que pretendemos usar e nas publicações que planejamos oferecer nos ajudará a realizar melhor esse privilégio de serviço. (2 Tim. 1:6) Pense nas pessoas do território e no que pode despertar o interesse delas. Toda essa preparação nos levará a dar um testemunho eficaz, com “uma demonstração de espírito e de poder” da Palavra de Deus. — 1 Cor. 2:4.

10. Que outras oportunidades temos para meditar em coisas espirituais?

10 Você às vezes faz anotações quando assiste a discursos públicos, assembleias ou congressos? Ao recapitular essas anotações, você poderá meditar no que aprendeu da Bíblia e da organização de Jeová. Também, as revistas A Sentinela e Despertai! e os lançamentos do congresso fornecem novas informações que podemos ler e estudar com atenção. Quando você lê uma experiência no Anuário, talvez ache útil parar um pouco para refletir antes de passar para a próxima. Assim, a experiência tocará seu coração. Além disso, sublinhar ideias principais ou fazer anotações nas margens poderá ajudá-lo quando for se preparar para uma revisita, uma visita de pastoreio ou um discurso. Mais importante, parar e meditar ao ler publicações bíblicas lhe dará a oportunidade de assimilar a matéria e orar agradecendo a Jeová pelas boas coisas que você está aprendendo.

MEDITE DIARIAMENTE NA BÍBLIA

11. Qual é a coisa mais importante em que devemos meditar, e por quê? (Veja também a nota.)

11 Naturalmente, a coisa mais importante em que devemos meditar é a Palavra inspirada de Deus. Imagine se um dia você fosse proibido de ter uma Bíblia. a Ninguém nunca poderá proibi-lo de meditar no que está guardado em sua memória, como seus textos bíblicos favoritos e a letra de cânticos do Reino. (Atos 16:25) E o espírito de Deus pode ajudá-lo a se lembrar das coisas boas que aprendeu. — João 14:26.

12. Como podemos programar nossa leitura diária da Bíblia?

12 Você pode reservar alguns dias da semana para meditar na leitura da Bíblia para a Escola do Ministério Teocrático. Pode escolher outros dias para meditar na vida e no ministério de Jesus com base nos Evangelhos, que estão entre os livros mais conhecidos da Bíblia. (Rom. 10:17; Heb. 12:2; 1 Ped. 2:21) Nós até recebemos uma publicação que considera em ordem cronológica as coisas que Jesus disse e fez na Terra. Essa é uma excelente ferramenta, principalmente se lermos com atenção e meditarmos nos relatos paralelos dos Evangelhos citados em cada capítulo. — João 14:6.

POR QUE A MEDITAÇÃO É TÃO IMPORTANTE?

13, 14. (a) Por que é tão importante continuarmos meditando em coisas espirituais? (b) A meditação nos motivará a fazer o quê?

13 Meditar em coisas espirituais ajuda a alcançar a madureza cristã. (Heb. 5:14; 6:1) Uma pessoa que passa pouco tempo pensando em Jeová e em Jesus não consegue manter uma fé forte. Ela corre o risco de perder o rumo em sentido espiritual ou de se afastar da verdade. (Heb. 2:1; 3:12) Jesus avisou que, se não ouvirmos, ou aceitarmos, a Palavra de Deus “com um coração sincero e bom”, não vamos ‘reter’ o que ouvimos. Poderemos ser facilmente levados “pelas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida” e ‘não produziremos frutos maduros’. — Luc. 8:14, 15.

14 Então, que continuemos meditando na Palavra de Deus. Isso nos motivará a refletir a glória, as qualidades e a personalidade de Jeová, conforme reveladas na Bíblia. (2 Cor. 3:18) Não há nada melhor do que isso! Aumentar nosso conhecimento sobre Deus e poder refletir sua glória é um privilégio maravilhoso. Nós vamos fazer isso para sempre à medida que continuarmos aprendendo a imitar nosso amoroso Pai celestial. — Ecl. 3:11.

15. Como somos beneficiados por meditar em assuntos espirituais?

15 Se continuarmos meditando em coisas espirituais, manteremos nosso entusiasmo pela verdade. Assim, poderemos servir de encorajamento para nossos irmãos e para pessoas interessadas que encontramos no serviço de campo. Meditar profundamente na maior dádiva de Deus — o sacrifício de resgate de Jesus — nos ajudará a valorizar o privilégio de sermos amigos de nosso Santo Pai, Jeová. (Rom. 3:24; Tia. 4:8) Mark, um sul-africano que ficou três anos preso por causa de sua neutralidade cristã, diz: “A meditação é como uma aventura empolgante. Quanto mais meditamos em assuntos espirituais, mais coisas novas descobrimos sobre nosso Deus, Jeová. Às vezes, quando fico um pouco desanimado ou ansioso em relação ao futuro, eu pego a Bíblia e medito em alguma passagem. Percebo que isso realmente me acalma.”

16. Por que às vezes pode ser difícil meditar, mas por que devemos persistir?

16 É verdade que a vida no mundo de hoje é tão cheia de distrações que às vezes fica muito difícil meditar em coisas espirituais. Outro fiel irmão africano, Patrick, admite: “Minha mente é como uma caixa de correio que está cheia de informações, desejáveis e indesejáveis, e que precisa ser verificada todos os dias. Ao examinar a minha mente, muitas vezes encontro ‘pensamentos inquietantes’; então tenho de orar a Jeová a respeito deles para poder meditar sem distrações. Fazer isso toma um pouco de tempo antes de eu começar a meditar em assuntos espirituais, mas me aproxima mais de Jeová e abre minha mente para entender melhor a verdade.” (Sal. 94:19, nota) De fato, há inúmeros benefícios para todos que ‘examinam as Escrituras todo dia’ e meditam no que aprendem. — Atos 17:11.

COMO ENCONTRAR TEMPO

17. Como você encontra tempo para meditar?

17 Alguns se levantam de manhã cedo para ler, meditar e orar. Outros fazem isso no horário do almoço. Talvez para você o melhor momento seja no fim da tarde ou antes de dormir. Algumas pessoas gostam de ler a Bíblia de manhã e novamente ao terminar o dia. Seja qual for o horário, devemos ler “dia e noite”, ou seja, regularmente. (Jos. 1:8) Temos de comprar o tempo de atividades menos importantes para meditar diariamente na Palavra de Deus. — Efé. 5:15, 16.

18. O que a Bíblia diz sobre os que meditam diariamente na Palavra de Deus e se esforçam para aplicar o que aprendem?

18 A Palavra de Deus vez após vez promete bênçãos para todos os que meditam nela e se esforçam para aplicar o que aprendem. (Leia Salmo 1:1-3.) “Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática!”, disse Jesus. (Luc. 11:28) Acima de tudo, meditar em coisas espirituais todo dia nos ajudará a honrar o Grandioso Criador do nosso maravilhoso cérebro, e ele nos recompensará com felicidade agora e vida eterna no novo mundo de justiça. — Tia. 1:25; Apo. 1:3.

a Veja o artigo “Nossa luta para permanecer espiritualmente fortes”, em A Sentinela de 1.° de dezembro de 2006.