“Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” — MATEUS 24:14.
O que isso quer dizer? Lucas, que escreveu um dos Evangelhos, relatou que Jesus “viajava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e declarando as boas novas do reino de Deus”. (Lucas 8:1) O próprio Jesus disse: “Tenho de declarar as boas novas do reino de Deus também a outras cidades, porque fui enviado para isso.” (Lucas 4:43) Ele enviou seus discípulos para pregar as boas novas nas cidades e aldeias e mais tarde lhes disse o seguinte: “Sereis testemunhas de mim . . . até à parte mais distante da terra.” — Atos 1:8; Lucas 10:1.
Como os primeiros cristãos aplicaram isso? Os discípulos de Jesus começaram imediatamente a fazer o que ele havia dito. “Cada dia, no templo e de casa em casa, continuavam sem cessar a ensinar e a declarar as boas novas a respeito do Cristo.” (Atos 5:42) Pregar não era privilégio só de uma elite. O historiador August Neander declarou que “Celso, o primeiro a escrever contra o cristianismo, zombou do fato de que tecelões, sapateiros, curtidores, os mais analfabetos e incultos dos homens, eram zelosos pregadores do evangelho”. Em seu livro Les Premiers Siècles de L’Église (Os Primeiros Séculos da Igreja), Jean Bernardi escreveu: “[Os cristãos] deviam sair e falar em toda a parte e a todos. Nas estradas e nas cidades, nas praças públicas e nos lares. Bem-vindos ou não bem-vindos. . . . Até os confins da terra.”
Quem segue esse padrão hoje? “O fracasso das religiões de pregar e ensinar de maneira séria é uma das razões para a doença espiritual de hoje”, escreveu o sacerdote anglicano David Watson. José Luis Pérez Guadalupe, em seu livro ¿Por qué se van los Católicos? (Por que os Católicos Estão Indo Embora?), escreveu que os evangélicos, adventistas e outros “não vão de casa em casa”. Sobre as Testemunhas de Jeová, ele disse: “Elas vão sistematicamente de casa em casa.”
A publicação Cato Supreme Court Review, 2001-2002, traz uma observação interessante e realista feita por Jonathan Turley: “Mencione as Testemunhas de Jeová, e a maioria das pessoas logo vai pensar em pregadores que visitam nossas casas em horas inconvenientes. Para as Testemunhas de Jeová, o proselitismo de casa em casa não é simplesmente para divulgar sua fé, mas é a própria essência de sua fé.”
[Quadro na página 9]
Você reconhece o sinal identificador?
Com base nos argumentos bíblicos considerados nesta série de artigos, quem hoje, na sua opinião, tem o sinal que identifica os cristãos verdadeiros? Embora haja dezenas de milhares de denominações e grupos que afirmam ser cristãos, tenha em mente o que Jesus disse a seus seguidores: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7:21) Identificar os que fazem a vontade do Pai — que é o sinal identificador dos cristãos verdadeiros — e se associar com eles, pode levar a bênçãos eternas sob o Reino de Deus. Nós o incentivamos a pedir às Testemunhas de Jeová, que lhe trouxeram esta revista, mais informações sobre o Reino de Deus e as bênçãos que ele trará. — Lucas 4:43.