“O mundo os tem odiado, porque não fazem parte do mundo.” — JOÃO 17:14.
O que isso quer dizer? Visto que não fazia parte do mundo, Jesus era neutro nos conflitos sociais e políticos de seus dias. “Se o meu reino fizesse parte deste mundo”, explicou ele, “meus assistentes teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas, assim como é, o meu reino não é desta fonte”. (João 18:36) Ele também exortou seus seguidores a evitar atitudes, conversa e conduta condenadas na Palavra de Deus. — Mateus 20:25-27.
Como os primeiros cristãos aplicaram isso? Segundo Jonathan Dymond, escritor de assuntos religiosos, os primeiros cristãos “negavam-se a participar em [guerras], mesmo sabendo que por causa disso podiam ser difamados, presos ou mortos”. Eles preferiam sofrer a violar sua posição neutra. Seu código de moral também os diferenciava de outros. Foi dito aos cristãos: “Visto que não continuais a correr com eles neste proceder para o mesmo antro vil de devassidão, ficam intrigados e falam de vós de modo ultrajante.” (1 Pedro 4:4) O historiador Will Durant escreveu que “a piedade e decência das pequenas associações cristãs punham em relevo a soltura [licenciosidade] romana”.
Quem segue esse padrão hoje? Sobre a neutralidade cristã, a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) afirma: “Ser objetor de consciência é moralmente inaceitável.” Um artigo no jornal Reformierte Presse menciona um relatório de uma organização de direitos humanos chamada Direitos Africanos, que diz que todas as igrejas participaram no genocídio em Ruanda em 1994 “com exceção das Testemunhas de Jeová”.
Falando sobre o holocausto nazista, um professor do ensino médio lamentou ‘que nenhum grupo ou organização de cidadãos comuns tenha falado contra a grande quantidade de mentiras, crueldade e atrocidades’. No entanto, depois de consultar o Museu Memorial do Holocausto, nos Estados Unidos, ele escreveu: “Agora sei que não foi bem assim.” Ele descobriu que as Testemunhas de Jeová se mantiveram firmes em suas crenças apesar de terem sido tratadas com crueldade.
O que dizer da moralidade cristã? “A maioria dos jovens adultos católicos de hoje discordam dos ensinos da Igreja sobre questões como morar juntos sem se casar [e] sexo antes do casamento”, diz a revista U.S. Catholic. Ela cita um diácono, que disse: “Vejo que uma grande porcentagem — eu diria que bem mais de 50% — já estão vivendo juntos quando casam.” A The New Encyclopædia Britannica (Nova Enciclopédia Britânica) observa que as Testemunhas de Jeová “insistem num elevado código moral de conduta pessoal”.