COMO OS SEUS DONATIVOS SÃO USADOS

A História e o Ministério de Jesus — Por trás das câmeras

A História e o Ministério de Jesus — Por trás das câmeras

1.º DE OUTUBRO DE 2024

 O lançamento do episódio 1 de A História e o Ministério de Jesus gerou grande expectativa nas Testemunhas de Jeová este ano. Milhões de irmãos já puderam assistir. E esse é apenas o primeiro de 18 episódios! Quanto trabalho está envolvido na produção dessa série, e como você tem apoiado esse projeto?

Cuidando dos atores e da equipe de filmagem

 A maior parte da série A História de Jesus está sendo filmada na filial da Australásia a. Para filmar uma cena, cerca de 50 a 80 pessoas ficam presentes no local da filmagem. E é necessário servir almoço, lanches e jantar para todas essas pessoas. As refeições são planejadas com bastante antecedência. Esther, que trabalha no Departamento de Alimentação, explica: “Nós compramos os alimentos de vários fornecedores para conseguir ingredientes de boa qualidade e com o melhor preço. E nós sempre ajustamos nossas receitas para não haver desperdício.” Todo dia, gastamos cerca de 4 dólares (cerca de 20 reais) por pessoa com alimentação.

 Além de comida, os atores e a equipe precisam de proteção. Como assim? Muitos dias na Austrália são bonitos e ensolarados, mas também com altos níveis de radiação ultravioleta. Para diminuir os riscos de exposição a essa radiação e ao calor, vários irmãos da equipe de produção montam tendas e locais onde todos podem se refrescar e se abrigar do sol. Além disso, eles garantem que protetor solar, água e guarda-chuvas estejam sempre disponíveis. Kevin, que trabalha nos Serviços de Áudio e Vídeo, explica: “A maioria desses irmãos são commuters. Eles realizam essas e muitas outras tarefas de forma humilde e alegre. Nós não conseguiríamos realizar esse projeto sem a ajuda deles.”

Filmando fora da filial

 Para parecerem mais reais, algumas cenas não podem ser gravadas no estúdio nem nos cenários montados na filial. Nesses casos, as filmagens são feitas em cenários reais. Para filmar em lugares parecidos aos dos tempos bíblicos, a equipe e os atores precisam viajar para locais bem remotos, onde não existam postes de energia, estradas asfaltadas e casas modernas. Os equipamentos, as roupas e os itens das cenas precisam ser empacotados, transportados e guardados de maneira segura no local da filmagem. Além disso, antes das filmagens começarem, irmãos são designados para garantir que haja geradores, água potável e banheiros no local. Os atores e a equipe ficam hospedados na casa de irmãos locais, em trailers, em hotéis ou em chalés.

Existem alguns desafios quando as gravações são feitas fora da filial

 Filmar fora da filial pode ser caro, demorar bastante e ser muito cansativo para todos os envolvidos. Por isso, em 2023, o Corpo Governante aprovou a compra de uma parede digital de 2,5 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de reais). Com essa tecnologia, que usa luzes sincronizadas com telas de vídeo de alta resolução, é possível simular cenários ao ar livre. Dessa forma, conseguimos evitar os altos custos de filmar fora da filial. Darren, membro da Comissão de Filial da Australásia, explica: “Filmar com a parede digital diminui o cansaço da equipe e permite repetir a gravação de certas cenas. Por exemplo, quando filmamos ao ar livre, nós só temos alguns minutos para gravar um pôr do sol antes de escurecer. Mas com a parede digital, nós podemos recriar um pôr do sol quantas vezes precisarmos até conseguirmos gravar a cena que queremos.”

Irmãos testando e fazendo os ajustes necessários na nova parede digital antes das gravações

“Em nenhum momento eu senti que foi um sacrifício!”

 Para cada episódio de A História de Jesus, são necessárias centenas de atores e um número ainda maior de membros da equipe de filmagem. O que eles sentem sobre tudo o que é feito para cuidar deles?

 Amber, que mora em Melbourne, viajou mais de 700 quilômetros para participar no projeto. Ela disse: “Desde que eu cheguei no aeroporto, os irmãos de Betel cuidaram muito bem de mim. Muitos betelitas me convidaram para uma refeição ou um chá. E durante as gravações, todo mundo foi muito amoroso e me deixou bem à vontade. Essa foi uma viagem cheia de bênçãos. Em nenhum momento eu senti que foi um sacrifício!”

 Derek, que trabalha com a equipe de produção, diz: “Desde o começo do projeto, recebemos ajuda de vários departamentos. Eu sou muito grato de estar com irmãos e irmãs que abriram mão do seu tempo, recursos e energia para esse projeto. Eles são bondosos, têm boa disposição e nos dão todo o apoio que precisamos. Fica claro que Jeová tem abençoado todos nós. E eu tenho certeza de que Jeová se preocupa tanto com o resultado do nosso trabalho, como com a forma que trabalhamos.”

 Somos muito gratos por todo o apoio que vocês têm dado a essa série de vídeos por meio dos seus donativos, incluindo aqueles feitos por meio do site donate.pr418.com.

a A filial da Australásia supervisiona o nosso trabalho em muitos países, incluindo a Austrália e muitos outros países do Pacífico Sul. A filial está localizada em Sydney, Austrália.