COMO SEUS DONATIVOS SÃO USADOS
Ajuda humanitária em meio a “guerras e notícias de guerras”
27 DE MAIO DE 2022
Nós vivemos nos últimos dias. Por isso, não ficamos surpresos quando ouvimos “falar de guerras e notícias de guerras”. (Mateus 24:6) Mas quando nossos irmãos enfrentam problemas por causa das guerras, eles recebem a ajuda que precisam. Foi muito consolador assistir ao Boletim do Corpo Governante (2022) — n.º 3! Ficamos sabendo sobre o trabalho de ajuda humanitária que está sendo feito na Europa Oriental para apoiar os que foram afetados pela guerra na Ucrânia. Como esse trabalho está sendo realizado, mesmo com tantos conflitos acontecendo? Quais têm sido os resultados desse trabalho para nossos irmãos na Ucrânia?
Do que os irmãos precisam? Como enviar?
Em 24 de fevereiro de 2022, o dia em que começou a guerra na Ucrânia, a Comissão dos Coordenadores do Corpo Governante aprovou uma verba para ser usada no trabalho de ajuda humanitária nesse país. O Betel da Ucrânia logo começou a comprar itens localmente e a distribuí-los por meio das 27 Comissões de Ajuda Humanitária que tinham sido criadas.
Para complementar a ajuda dada pelo Betel da Ucrânia, os irmãos na sede mundial das Testemunhas de Jeová imediatamente começaram a pensar em como poderiam ajudar de forma prática. A Comissão dos Coordenadores e a Comissão Editora do Corpo Governante pediram que o Departamento de Compras Mundiais trabalhasse junto com representantes do Betel da Ucrânia e da Polônia para atender a essa necessidade e criar um plano de ação. Irmãos do Departamento de Compras, da Expedição e do Jurídico de cada Betel, um membro da Comissão de Filial da Ucrânia e membros do Departamento de Compras Mundiais fizeram reuniões diariamente para organizar a ajuda.
Jay Swinney, do Departamento de Compras Mundiais, diz: “Primeiro, tivemos que identificar o que seria necessário. Nós queríamos providenciar alimentos e itens de higiene que os irmãos locais já tivessem o costume de usar. Mas saber o que seria necessário era só uma parte do problema. Nós também tínhamos que definir como iríamos enviar essas coisas para a Ucrânia no meio da guerra, da forma mais segura e rápida possível.”
Em 9 de março de 2022, os irmãos já tinham identificado os itens necessários. Seriam providenciadas caixas com itens básicos de alimentação, como carne e peixe enlatados, cereais, arroz e feijão, além de itens básicos de higiene, como sabonete e papel higiênico. Na época, foi estimado que um suprimento desses itens para quatro semanas custaria aproximadamente 65 dólares por pessoa (mais de 300 reais). Como provavelmente milhares de irmãos iam precisar desses suprimentos, a Comissão dos Coordenadores aprovou que uma quantia considerável de dinheiro fosse usada. Mas como esses itens seriam entregues sem expor nossos irmãos a riscos desnecessários?
Em 13 de março, dois irmãos da Polônia fizeram um teste para ver se seria possível levar os itens do Betel da Polônia para um armazém perto de Lviv, na Ucrânia. Nos dias antes de eles saírem, irmãos do Betel da Polônia e da Ucrânia ajudaram os dois voluntários a se preparar para a viagem. Betel providenciou a documentação necessária para que eles cruzassem a fronteira e garantiu que os veículos deles fossem claramente identificados, mostrando que eles estavam ali para fornecer ajuda humanitária. Além disso, Betel trabalhou junto com os irmãos locais na Ucrânia para decidir a rota mais rápida a ser seguida depois que os irmãos cruzassem a fronteira. Com essa boa preparação e com as bênçãos de Jeová, os suprimentos que tinham sido enviados foram recebidos pelas Comissões de Ajuda Humanitária em Lviv dentro de 24 horas, e nossos irmãos conseguiram retornar para a Polônia em segurança.
Esse primeiro teste deu certo, mas os irmãos só conseguiram entregar menos de uma tonelada de suprimentos. A estimativa era de que ainda seria necessário entregar mais 200 toneladas! Como tudo isso poderia ser transportado e distribuído o mais rápido possível?
“Seu povo se apresentará voluntariamente”
Depois de ler no jw.org as notícias sobre como os irmãos estavam sofrendo por causa dos acontecimentos na Ucrânia, pessoas do mundo todo quiseram ajudar. Muitos que estavam longe fizeram donativos para a obra mundial das Testemunhas de Jeová, sabendo que o dinheiro seria usado da melhor forma possível. Outros, que moram em países que fazem fronteira com a Ucrânia, puderam usar seu tempo, energia e recursos para ajudar. Veja alguns exemplos.
Na Polônia, voluntários dispostos montaram dezenas de milhares de kits de ajuda humanitária, e algumas crianças fizeram cartões. Bartosz Kościelniak, um irmão do Departamento de Compras do Betel da Polônia, conta: “Eu já li o Salmo 110:3 em várias situações. Ali diz que o povo de Jeová ‘se apresentaria voluntariamente’. Mas eu pude ver com meus próprios olhos todo o apoio que os irmãos deram. Vi centenas de voluntários dispostos a comparecer imediatamente e prontos para trabalhar. Isso me mostrou o verdadeiro significado desse Salmo.”
Um irmão, que é dono de uma empresa de logística internacional, emprestou seus caminhões e doou o combustível necessário. Esse irmão diz: “Para mim, essa foi uma oportunidade de mostrar meu amor pelos irmãos e por Jeová. Eu fiquei muito feliz por ter ajudado.” Calcula-se que foram doados mais de 7.700 litros de combustível e que os irmãos tenham dirigido quase 48 mil quilômetros, gastando seu tempo e energia para fazer as entregas!
Nossos irmãos e irmãs trabalharam com amor e de forma disposta. Por causa disso, em 28 de março, apenas 15 dias depois da primeira tentativa, cem toneladas de alimentos, itens de higiene e medicamentos foram entregues na Ucrânia! E, graças às doações generosas de itens que nossos irmãos e fornecedores fizeram, foi possível reduzir bastante os gastos com a preparação dos kits de ajuda humanitária. Até o momento, as Testemunhas de Jeová já enviaram mais de 190 toneladas de suprimentos para a Ucrânia. Como isso ajudou nossos irmãos?
“Elas também tinham o amor de vocês!”
Depois que os kits chegaram a Lviv, as Comissões de Ajuda Humanitária em toda a Ucrânia fizeram a distribuição deles para os que precisavam. Esses kits foram enviados para várias cidades, algumas delas ficavam a mais de 1.300 quilômetros de Lviv. Esse trabalho foi feito da forma mais eficiente possível, mesmo assim, ele levou tempo. a
Markus Reinhardt, membro da Comissão de Filial da Ucrânia, conta: “Durante esse momento difícil, muitos irmãos têm visto com seus próprios olhos como Jeová nos ama e como é bom seguir de perto as orientações de sua organização — mesmo antes de um desastre acontecer. Por exemplo, todos são incentivados a sempre ter em casa uma quantidade de água e alimento suficiente para algumas semanas. Um ancião chamado Anton, que está servindo em Kiev, disse o seguinte sobre essa orientação: ‘A organização de Jeová tem nos preparado para enfrentar situações difíceis, e nós somos gratos por isso. Ter um suprimento de comida e água e também um rádio literalmente salvou a nossa vida.’ Foi muito bom ver que os irmãos levaram a sério essa orientação porque, dessa forma, Betel teve tempo para organizar a ajuda humanitária.”
Como os irmãos se sentiram quando a ajuda chegou? Mykola e Zinaida, que moram em Kharkiv, expressaram seus sentimentos da seguinte forma: “A preocupação dos irmãos deixou a gente emocionado. Muito obrigado mesmo pela comida e pelos medicamentos! Nós vimos claramente a mão de Jeová por trás disso.” Valentyna, que mora na mesma região, diz: “Desde que a guerra começou, as filas para comprar mantimentos têm sido enormes. Nem sempre conseguimos comprar as coisas necessárias. Mas Jeová viu o que estávamos passando. Ele designou irmãos para distribuir os suprimentos nas nossas casas, e os kits tinham justamente o que precisávamos! São nessas circunstâncias difíceis, quando não conseguimos ver uma saída, que podemos sentir o cuidado de Jeová e da sua organização de forma especial . . . É muito bom sentir Jeová nos dar a ajuda e o apoio que precisamos na hora certa.”
Yevhen, Iryna e Mykyta, que fugiram de Mariupol, disseram: “Agradecemos muito pelo cuidado e apoio que deram a nossa família. Podem acreditar que chegaram na hora certa. Quando vimos as caixas, pensamos que elas só tinham produtos, mas quando abrimos, vimos que elas também tinham o amor de vocês!”
Você com certeza consegue ver como Jeová orientou seu povo por meio do espírito santo para dar a ajuda amorosa necessária em meio a “guerras e notícias de guerras”. Os donativos que você faz de coração para a obra mundial, muitos deles por meio do site donate.pr418.com, também contribuíram bastante para que isso fosse possível. Nós agradecemos muito a sua generosidade!
Ajuda humanitária da forma mais rápida e segura possível
24 de fevereiro de 2022: A Comissão dos Coordenadores aprova uma verba para ser usada na Ucrânia, isso permite que Betel possa começar a dar ajuda humanitária.
24 de fevereiro–8 de março de 2022: O Betel da Ucrânia compra alguns itens localmente e começa a distribuí-los por meio das Comissões de Ajuda Humanitária. A filial também se prepara para receber e distribuir suprimentos vindos da Polônia.
9 de março de 2022: A Comissão dos Coordenadores aprova o envio de suprimentos de ajuda humanitária para a Ucrânia.
10–12 de março de 2022: É feito um planejamento para testar se é possível enviar suprimentos da Polônia para Lviv, na Ucrânia.
13 de março de 2022: Os suprimentos são enviados como teste da Polônia para Lviv, na Ucrânia.
14–16 de março de 2022: Em um Salão de Assembleias perto de Poznan, na Polônia, voluntários do Departamento Local de Projeto/Construção são reunidos para montar os kits de ajuda humanitária com alimentos e itens de higiene.
17 de março de 2022: Quatro dias após o teste ter dado certo, inicia-se o transporte de 13 toneladas de kits para a fronteira com a Ucrânia.
21–27 de março de 2022: Seguindo os mesmos procedimentos, os kits que faltavam são montados na Polônia e enviados para a Ucrânia, e dali são distribuídos para áreas em necessidade dentro de 24 horas.
28 de março de 2022: Menos de 20 dias depois da aprovação, cem toneladas de alimentos, itens de higiene e medicamentos são enviados para a Ucrânia.
Até o momento, as Testemunhas de Jeová já enviaram mais de 190 toneladas de suprimentos de ajuda humanitária para a Ucrânia.
a Para saber mais sobre como esses suprimentos foram enviados, veja o artigo “Irmãos corajosos fazem entrega de suprimentos e resgatam pessoas em zona de guerra na Ucrânia”.
Achamos que você vai gostar
PERGUNTAS FREQUENTES
As Testemunhas de Jeová prestam ajuda humanitária?
Saiba como prestamos ajuda humanitária a Testemunhas de Jeová e a outras pessoas.
PERGUNTAS FREQUENTES
Como as Testemunhas de Jeová usam os donativos que recebem?
As Testemunhas de Jeová ficam ricas com os donativos que recebem?
PERGUNTAS FREQUENTES
Como a obra das Testemunhas de Jeová é financiada?
Nós não usamos os métodos utilizados por muitas igrejas.
COMO SEUS DONATIVOS SÃO USADOS