COMO SEUS DONATIVOS SÃO USADOS

Ajuda humanitária em uma pandemia global

Ajuda humanitária em uma pandemia global

1.º DE JULHO DE 2021

 Em março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde declarou que a covid-19 era uma pandemia, muitos nem imaginavam que mais de um ano depois esse vírus ainda estaria afetando o mundo inteiro. Milhões de pessoas, incluindo algumas Testemunhas de Jeová, estão sofrendo com os efeitos da pandemia em sentido físico, emocional e financeiro. Como as Testemunhas de Jeová têm organizado e fornecido ajuda humanitária nestes tempos difíceis?

Ajuda para os que precisam

 A Comissão dos Coordenadores do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová organizou mais de 950 Comissões de Ajuda Humanitária (CAH) em todo o mundo por causa da covid-19. Em alguns casos, as comissões providenciaram ajuda local e, em outros casos, as Testemunhas de Jeová conseguiram ajuda do governo. As CAHs também organizaram ajuda humanitária em grande escala.

 Por exemplo, veja a situação do Paraguai. De acordo com um jornal, devido à crise econômica causada pela pandemia, “um grande número de paraguaios está passando fome dentro de casa”. Mas a CAH no Paraguai já tinha começado a distribuir kits com suprimentos suficientes para duas semanas. Cada kit contém alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal para uma família de quatro pessoas e custa cerca de 30 dólares.

 Como aqueles que trabalham com ajuda humanitária protegem a si mesmos e a outros contra a covid-19? Eles usam máscaras e mantêm o distanciamento físico. Eles também se certificam de que as empresas que preparam os alimentos estejam fazendo isso em locais limpos e seguindo todas as medidas de segurança. Eles verificam se aqueles que lidam com os kits são orientados a usar o equipamento de proteção individual, a limpar e desinfetar os veículos e a armazenar os kits em lugares que tenham sido desinfetados. Por fim, os que entregam os kits mantêm o distanciamento físico dos irmãos que vão recebê-los.

Os donativos são usados de modo sábio

 Em janeiro de 2021, a Comissão dos Coordenadores já tinha aprovado usar mais de 25 milhões de dólares em ajuda humanitária relacionada com a covid-19. As filiais e as CAHs usam esses donativos com cuidado e se esforçam muito para conseguir os itens necessários pelo melhor preço. Por exemplo, no Chile, os irmãos que trabalham com a ajuda humanitária queriam comprar 750 quilos de lentilhas. Mas, em apenas um mês, o preço das lentilhas tinha dobrado! Os irmãos concordaram em comprar as lentilhas pelo preço mais alto, mas duas horas depois o vendedor os informou que outro comprador tinha acabado de devolver as lentilhas que havia comprado. Então, em vez de cobrar o preço mais alto, o vendedor repassou para os nossos irmãos, pelo preço do mês anterior, as lentilhas que haviam sido devolvidas.

 Só que, quando os irmãos foram buscar as lentilhas, o vendedor tentou cancelar o acordo e os acusou de distribuir os alimentos de forma injusta, como outras entidades faziam. Depois de orar rapidamente em silêncio, um dos irmãos falou para o vendedor que cada congregação já tinha feito uma pesquisa para saber quem estava realmente precisando de ajuda. Os irmãos também explicaram que as pessoas que iam receber a ajuda vinham de várias culturas. Então eles iam personalizar os kits com produtos que fossem mais úteis para cada família. Por fim, eles garantiram para o vendedor que todas as doações em dinheiro e todo o trabalho feito pelas Testemunhas de Jeová são voluntários. O vendedor ficou impressionado com isso, e ele não só concordou em vender pelo preço mais baixo como também acrescentou uma doação de 400 quilos de lentilhas ao próximo pedido dos irmãos.

“Uma prova de amor verdadeiro”

 Lusu, uma viúva idosa da Libéria, mora com cinco membros da família. Numa manhã, enquanto eles tomavam café e consideravam o texto bíblico diário, o netinho de 7 anos de Lusu percebeu que não tinha mais comida em casa. Ele perguntou: “O que a gente vai comer?” Lusu disse para ele que ela já tinha orado a Jeová pedindo ajuda e que ela tinha certeza de que Jeová ia providenciar o necessário para eles. Naquela mesma tarde, os anciãos da congregação ligaram para Lusu e a convidaram para buscar alguns alimentos. Ela diz: “Meu neto fala que agora ele sabe que Jeová ouve e responde nossas orações, porque Jeová respondeu a minha.”

Crianças da República Democrática do Congo fizeram desenhos para agradecer aos irmãos pelo alimento que receberam

 Uma mulher da República Democrática do Congo mora ao lado de uma família de Testemunhas de Jeová. Ela viu a família recebendo alimentos dos seus irmãos cristãos e disse: “Depois da pandemia, nós vamos nos tornar Testemunhas de Jeová, porque eles cuidaram dos seus irmãos e irmãs nesta época difícil.” O marido dela perguntou: “Você vai ser Testemunha de Jeová só por causa de um saco de arroz?” Ela respondeu: “Claro que não, mas aquele saco de arroz é uma prova de amor verdadeiro.”

 As Testemunhas de Jeová conseguem se organizar rapidamente para atender às necessidades de seus irmãos e irmãs durante a pandemia por causa dos donativos que você faz de coração. Muito obrigado pelos donativos que você faz usando os métodos descritos no site donate.pr418.com.