DE NOSSOS ARQUIVOS

Eles deram o melhor que tinham

Eles deram o melhor que tinham

 Em 1945, quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a maior parte da Alemanha estava em ruínas. As cidades estavam destruídas, as escolas estavam vazias, os hospitais estavam inutilizáveis e por toda a parte havia bombas que não tinham explodido. Além disso, não havia comida para todos. Isso fez com que o preço dos alimentos subisse muito. Por exemplo, no mercado negro, 500 gramas de manteiga custavam o equivalente a seis semanas de salário!

 Entre os que foram afetados estavam centenas de Testemunhas de Jeová que tinham passado anos em prisões e campos de concentração por causa de sua fé. Quando foram libertadas em 1945, elas saíram da prisão apenas com a roupa do corpo. Outros irmãos perderam os seus bens e as suas propriedades. E alguns tinham passado tanta fome que desmaiavam durante as reuniões.

Irmãos de outros países ajudaram rapidamente

 Testemunhas de Jeová de outras partes do mundo agiram rapidamente para ajudar os irmãos que estavam precisando muito de roupas e alimentos. Os irmãos da sede mundial nos Estados Unidos pediram que a filial da Suíça, em Berna, ajudasse os irmãos na Alemanha. O irmão Nathan Knorr, representante da sede mundial, visitou a Europa para coordenar e acelerar os trabalhos de ajuda humanitária.

Nathan Knorr fazendo um discurso em Wiesbaden, Alemanha, em 1947. Na parte de cima está o texto do ano em alemão: “Louvem a Jeová, todas as nações.”

 Os irmãos da Suíça doaram generosamente alimentos, roupas e dinheiro. Os itens foram enviados primeiro para Berna. Ali eles foram separados e empacotados antes de ir para a Alemanha. Testemunhas de Jeová de outros países, como Suécia, Canadá e Estados Unidos, também ajudaram. Esses esforços beneficiaram o povo de Jeová não só na Alemanha, mas em outros países da Europa e da Ásia que também ficaram destruídos por causa da guerra.

Resultados impressionantes

 Em apenas alguns meses, a filial da Suíça já tinha enviado café, leite, açúcar, cereais, frutas secas, vegetais e carne e peixe enlatados. Além disso, foram feitas doações em dinheiro.

 As Testemunhas de Jeová da Suíça também doaram cinco toneladas de roupas, incluindo casacos, acessórios femininos e ternos. A Sentinela de 15 de janeiro de 1946, em inglês, declarou: “Os irmãos não doaram o que eles tinham de pior. Tudo o que eles deram era da melhor qualidade. Eles realmente fizeram sacrifícios para ajudar os seus irmãos da Alemanha.”

 As Testemunhas de Jeová da Suíça também doaram quase mil pares de sapatos. Todos os sapatos foram conferidos para ver se estavam em bom estado antes de ser enviados. Os irmãos que desempacotaram as doações na cidade de Wiesbaden, Alemanha, ficaram impressionados com a qualidade e a variedade dos itens doados. Um irmão escreveu: “Eu acho que não tem nenhuma loja na Alemanha que tenha tanta variedade de sapatos e roupas de tão boa qualidade.”

 Foram enviadas doações até agosto de 1948. Ao todo, as Testemunhas de Jeová da Suíça enviaram para a Alemanha 444 caixas de itens doados, com um peso total de 25 toneladas. Como já mencionado, os irmãos da Suíça não foram os únicos que fizeram doações. Mas eles eram um dos menores grupos envolvidos. Naquela época, só existiam 1.600 Testemunhas de Jeová na Suíça.

“Amem uns aos outros”

 Jesus Cristo disse: “Por meio disto todos saberão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor entre si.” (João 13:34, 35) O amor motivou o povo de Jeová a doar o que eles tinham de melhor, não só as coisas que eles não usavam mais. (2 Coríntios 8:1-4) Uma carta de Zurique mencionou que “vários irmãos que doaram dinheiro passavam necessidade, mas mesmo assim queriam ajudar”.

 O povo de Jeová na Alemanha se recuperou rapidamente da perseguição e dos estragos causados pela guerra. Uma razão disso foi a ajuda bem organizada e generosa que eles receberam de seus irmãos na fé. Esses irmãos demonstraram o amor verdadeiro, que coloca os interesses dos outros acima dos seus.

Testemunhas de Jeová na filial da Suíça, em Berna, separando as roupas que foram doadas para os irmãos da Alemanha

Carregando um caminhão na filial da Suíça, em Berna, com as caixas de itens doados

Um caminhão carregado com caixas identificadas como “Ajuda Humanitária das Testemunhas de Jeová”

Caixas de itens doados sendo colocadas num vagão de trem para ser enviadas para a Alemanha