DE NOSSOS ARQUIVOS

Ensinando pessoas no mundo todo a ler e escrever

Ensinando pessoas no mundo todo a ler e escrever

 “Eu cresci numa fazenda no interior. A gente era muito pobre, e eu tive que deixar a escola pra trabalhar e ajudar a sustentar a família. Aprender a ler e escrever me ajudou a ter mais dignidade.” Essas são as palavras de Agostinho, que vive no Brasil e que só aprendeu a ler e escrever quando tinha 33 anos.

 Nos últimos 70 anos, as Testemunhas de Jeová ensinaram mais de 250 mil pessoas a ler e escrever. Agostinho foi uma dessas pessoas. Por que as Testemunhas de Jeová ensinam as pessoas a ler e escrever? E como isso muda a vida das pessoas?

A importância de saber ler e escrever

 Em 1935, as Testemunhas de Jeová estavam pregando em 115 países. Para ajudar as pessoas, os missionários usavam gravações de discursos bíblicos traduzidos, e às vezes eles também tinham publicações nos idiomas locais para oferecer. Um grande número de pessoas ficavam interessadas, mas muitas não sabiam ler e escrever. Por isso, era difícil para elas aprender mais sobre a Bíblia.

 Como não conseguiam ler a Bíblia, as pessoas tinham dificuldade em aprender como aplicar os princípios bíblicos. (Josué 1:8; Salmo 1:2, 3) Também era um desafio para elas cumprir com suas responsabilidades cristãs. Por exemplo, os pais que não sabiam ler tinham muita dificuldade para ensinar aos seus filhos o que a Bíblia diz. (Deuteronômio 6:6, 7) E aqueles que se tornavam Testemunhas de Jeová, mas que não sabiam ler, tinham dificuldades em usar a Bíblia ao ensinar outras pessoas.

Começa uma campanha de alfabetização

 Durante as décadas de 1940 e 1950, Nathan Knorr e Milton Henschel visitaram vários países para ajudar a organizar a obra de pregação. Naquela época, eles estavam na dianteira da obra das Testemunhas de Jeová. Nos países onde muitas pessoas não sabiam ler e escrever, eles sugeriram que as filiais locais organizassem aulas de alfabetização nas congregações.

Uma publicação usada para ensinar a ler e escrever no idioma cinianja, lançada numa assembleia em Chingola, Zâmbia, em 1954

 As filiais enviaram instruções para as congregações explicando como as aulas de alfabetização deviam ser feitas. Em alguns países, o governo local já tinha desenvolvido métodos e materiais de ensino, que puderam ser usados pelas Testemunhas de Jeová. Por exemplo, no Brasil, a filial recebeu do governo livros e outros materiais, que depois foram enviados para as congregações. Já em outros países, as Testemunhas de Jeová tiveram que criar seu próprio programa de alfabetização.

 As aulas de alfabetização eram abertas a todos — homens, mulheres, jovens e idosos. O objetivo das aulas era ensinar as pessoas a ler e escrever na língua materna delas, mesmo que para isso fosse preciso montar turmas em vários idiomas na mesma congregação.

Aulas que mudaram a vida das pessoas

 Como essas aulas de alfabetização ajudaram as pessoas? Uma mulher Testemunha de Jeová no México diz: “Agora que eu posso entender a Bíblia, ela toca o meu coração. Aprender a ler me ajudou a ficar mais à vontade para falar com os meus vizinhos, e eu consigo ajudar mais pessoas com a mensagem da Bíblia.”

 As aulas de alfabetização ajudaram muitas pessoas a conseguir entender a Bíblia. Mas não foi só isso. Isaac, de Burundi, diz: “Saber ler e escrever me ajudou a aprender sobre construção civil. Agora eu trabalho com isso e até supervisiono grandes projetos de construção.”

Aulas no idioma chichewa num Salão do Reino em Lilongwe, Malauí, em 2014

 Jesusa, do Peru, tinha 49 anos quando começou a assistir às aulas de alfabetização. Ela conta: “Como dona de casa, eu preciso saber os preços e os nomes dos produtos quando vou no mercado. Antes, isso era muito difícil pra mim. Mas por causa das aulas, agora eu me sinto muito mais tranquila quando vou fazer as compras.”

 Ao longo dos anos, autoridades de vários países têm elogiado as Testemunhas de Jeová por ensinarem as pessoas a ler e escrever. Hoje, as Testemunhas de Jeová ainda organizam aulas de alfabetização, usando métodos e materiais que foram melhorados com o passar do tempo. Elas também criaram e imprimiram cerca de 224 milhões de brochuras em 720 idiomas para ajudar pessoas que não sabem ler e escrever ou que têm pouca instrução. a

a Por exemplo, a brochura Aplique-se à Leitura e à Escrita está disponível em 123 idiomas, e a brochura Escute a Deus está disponível em 610 idiomas.