Grandes terremotos — O que a profecia bíblica diz sobre isso?
Todos os anos, ocorrem dezenas de milhares de terremotos. A maioria deles são pequenos, mas os grandes podem causar muita destruição, sofrimento e morte. Às vezes, eles provocam tsunamis, que devastam regiões litorâneas e tiram a vida de muitos habitantes. Será que a Bíblia predisse esses grandes terremotos?
Neste artigo
A Bíblia profetizou que haveria terremotos?
A Bíblia fala sobre terremotos numa profecia que Jesus fez. As palavras dele estão registradas em três livros bíblicos:
“Nação se levantará contra nação e reino contra reino; haverá falta de alimentos e terremotos num lugar após outro.” — Mateus 24:7.
“Nação se levantará contra nação e reino contra reino; haverá terremotos num lugar após outro; também haverá falta de alimentos.” — Marcos 13:8.
“Haverá grandes terremotos e, num lugar após outro, falta de alimentos e pestilências.” — Lucas 21:11.
Assim, Jesus disse que “grandes terremotos” ocorreriam “num lugar após outro”, numa época em que também estariam acontecendo guerras, falta de alimentos e pestilências, ou epidemias. Esses acontecimentos juntos identificariam um período da história humana chamado de “final do sistema de coisas”, ou “últimos dias”. (Mateus 24:3; 2 Timóteo 3:1) De acordo com a cronologia bíblica, os “últimos dias” começaram em 1914 e ainda não terminaram.
Será que os terremotos de hoje estão cumprindo a profecia da Bíblia?
Sim. O que Jesus disse na profecia, incluindo os terremotos, combina com o que estamos vendo acontecer hoje. Desde 1914, já foram registrados mais de 1.950 grandes terremotos. Todos esses terremotos causaram a morte de mais de 2 milhões de pessoas. a Veja alguns exemplos deste século.
2004 — Oceano Índico. Um terremoto de magnitude 9,1 causou um tsunami que atingiu mais de dez países e matou cerca de 225 mil pessoas.
2008 — China. Um terremoto de magnitude 7,9 destruiu cidades e povoados. Calcula-se que 90 mil pessoas morreram, cerca de 375 mil ficaram feridas e milhões ficaram desabrigadas.
2010 — Haiti. Um terremoto de magnitude 7,0, seguido de vários tremores secundários fortes, matou mais de 300 mil pessoas e deixou mais de 1 milhão de desabrigados.
2011 — Japão. Um terremoto de magnitude 9,0 e os tsunamis causados por ele mataram cerca de 18.500 pessoas e deixaram centenas de milhares desabrigadas. A central elétrica de Fukushima foi danificada, o que resultou em um grande acidente nuclear. Dez anos depois, cerca de 40 mil pessoas que moravam perto da central elétrica ainda não podiam voltar para suas casas, porque a contaminação radioativa era muito alta.
O que a profecia bíblica sobre terremotos significa para nós?
A profecia da Bíblia sobre terremotos nos dá um alerta sobre o que vai acontecer em breve. Jesus disse: “Quando virem essas coisas acontecer, saibam que o Reino de Deus está próximo.” — Lucas 21:31.
A Bíblia explica que o Reino de Deus é um governo real no céu, que tem como Rei Jesus Cristo. Jesus ensinou seus discípulos a orar por esse Reino. — Mateus 6:10.
Quando o Reino de Deus estiver governando a Terra, Deus vai proteger as pessoas contra os desastres naturais, incluindo os terremotos. (Isaías 32:18) Além disso, ele vai desfazer todos os danos que os terremotos têm causado nos nossos dias, tanto os físicos como os emocionais. (Isaías 65:17; Apocalipse 21:3, 4) Para saber mais, leia o artigo “O que o Reino de Deus realizará?”.
a As estatísticas são do Banco de Dados Globais de Terremotos Significativos mantido pelo Centro Nacional de Dados Geofísicos dos Estados Unidos.
Assuntos Relacionados
Perguntas Bíblicas RespondidasAchamos que você vai gostar
ENSINOS BÍBLICOS IMPORTANTES
O Reino de Deus começou a governar em 1914
Mais de 2.600 anos atrás, Deus fez um rei ter um sonho profético. Esse sonho está se cumprindo hoje.
ENSINOS BÍBLICOS IMPORTANTES
O mundo mudou desde 1914
A situação do mundo e a atitude das pessoas desde 1914 indicam que as profecias bíblicas sobre os “últimos dias” estão se cumprindo.
ENSINOS BÍBLICOS IMPORTANTES
O que é o Reino de Deus?
O Reino de Deus era o assunto de que Jesus mais falava quando ensinava as pessoas. E até hoje seus seguidores oram pedindo para que esse Reino venha.
OUTROS ASSUNTOS