Engenheiros robóticos estão desenvolvendo equipamentos para ajudar os médicos a fazer cirurgias em espaços pequenos do corpo com técnicas minimamente invasivas. Uma novidade nessa área é inspirada no braço, ou tentáculo, extremamente flexível do polvo.
Analise o seguinte: O polvo tem oito braços flexíveis que podem se estender. Com esses braços, o polvo pode pegar, segurar e apertar objetos, até mesmo em lugares pequenos. Além de dobrar os tentáculos em qualquer direção, o polvo também pode endurecer partes diferentes dos seus braços, se necessário.
Pesquisadores acreditam que um braço robótico que seja macio e flexível como o braço do polvo pode ser muito útil ao realizar cirurgias minimamente invasivas. Esse tipo de equipamento tornaria possível operar pacientes sem que eles precisassem passar por procedimentos mais complexos.
Veja os braços flexíveis do polvo em ação
O braço robótico já foi desenvolvido e está sendo usado em simulações de cirurgias. O braço mede 135 milímetros, e uma parte dele pode levantar e segurar órgãos internos sem danificá-los, enquanto outra parte faz a operação. O Dr. Tommaso Ranzani, membro da equipe que desenvolveu o braço robótico, disse: “Nós acreditamos que esse sistema será o início de versões novas e melhores, com características mais avançadas.”
O que você acha? Será que o braço do polvo é resultado da evolução? Ou teve um projeto?