AJUDA PARA A FAMÍLIA

Como ajudar seus filhos a lidar com frustrações

Como ajudar seus filhos a lidar com frustrações

Mais cedo ou mais tarde, seus filhos vão falhar em alguma coisa na vida e vão ficar frustrados. Como você pode ajudá-los a se recuperar de uma situação assim?

 O que você precisa saber

Falhar faz parte da vida. A Bíblia diz que “todos nós tropeçamos”. (Tiago 3:2) As crianças também tropeçam. Mas fracassar pode ter um lado positivo — ajuda a desenvolver resiliência, que é a capacidade de superar situações difíceis. Nem sempre as crianças nascem com essa habilidade, mas elas podem aprender a desenvolvê-la. Uma mãe chamada Laura diz: “Eu e meu marido percebemos que é melhor as crianças aprenderem a lidar com o fracasso do que fingir que nada aconteceu. Assim elas aprendem a não desistir, mesmo quando as coisas não dão certo.”

Muitas crianças não sabem lidar com o fracasso. Algumas crianças não aprendem a lidar com decepções e fracassos porque os pais sempre as protegem e as fazem pensar que não fizeram nada de errado. Por exemplo, se uma criança tira uma nota baixa, alguns pais imediatamente culpam o professor. Se uma criança tem um desentendimento com um colega, os pais logo culpam o colega.

Então, como as crianças vão aprender a reconhecer e a corrigir seus próprios erros, se os pais sempre as protegem de todas as consequências?

 O que você pode fazer

  • Ensine a seus filhos que as ações deles têm consequências.

    A Bíblia diz: “O que a pessoa semear, isso também colherá.” — Gálatas 6:7.

    Toda ação tem um resultado. Todo estrago tem um custo. Todo erro tem uma consequência. As crianças precisam aprender o princípio de causa e efeito e sentir que elas têm alguma responsabilidade pelo que aconteceu. Portanto, não culpe outros nem arrume desculpas para os erros dos seus filhos. Em vez disso, de forma equilibrada e de acordo com a idade e o desenvolvimento deles, deixe seus filhos sentir as consequências dos problemas. As crianças precisam entender claramente que as ações erradas delas tiveram consequências negativas.

  • Ajude seus filhos a encontrar soluções para os problemas.

    Princípio bíblico: “Mesmo que o justo caia sete vezes, ele se levantará de novo.” — Provérbios 24:16.

    Falhar pode ser muito ruim, mas não é o fim do mundo. Ajude seus filhos a pensar em como eles podem evitar falhar numa próxima vez, em vez de ficarem reclamando de como foi injusto o que aconteceu. Por exemplo, se seu filho tirou uma nota baixa na escola, ajude-o a ver como ele pode mudar a situação por estudar mais da próxima vez, para tirar uma nota melhor. (Provérbios 20:4) Se a sua filha teve um desentendimento com uma amiga, ajude-a a pensar em como ela pode tomar a iniciativa de fazer as pazes, não importa de quem seja a culpa. — Romanos 12:18; 2 Timóteo 2:24.

  • Ensine seus filhos a ter uma visão realista de si mesmos.

    Princípio bíblico: “Digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo mais do que é necessário pensar.” — Romanos 12:3.

    Ensinar ao seu filho que ele é “o melhor” no que faz não é realista nem bom para ele. Afinal, mesmo crianças que se saem muito bem na escola não vão tirar sempre a nota máxima, e mesmo as que são muito boas em um determinado esporte não vão ganhar todas as vezes. Crianças que têm uma visão mais modesta de si mesmas estão mais preparadas para lidar com fracassos e frustrações.

    A Bíblia diz que as adversidades podem nos tornar mais fortes e nos ajudar a desenvolver perseverança. (Tiago 1:2-4) Então, embora os fracassos e as frustrações nos deixem decepcionados, você pode ajudar seus filhos a ter uma visão mais realista quando essas coisas acontecerem.

    Ensinar as crianças a superar situações difíceis leva tempo, como ensinar qualquer outra habilidade, mas o esforço vale a pena. Se os pais ensinarem as crianças a enfrentar as dificuldades, elas vão se sair bem melhor quando estiverem na adolescência. De acordo com o livro Ensine Seu Filho com Amor e Confiança a Ser Independente, “adolescentes que sabem lidar com seus problemas são menos propensos a fazer algo perigoso ou tolo quando estão estressados; é mais provável que eles se saiam bem diante de uma situação nova e inesperada”. Sem dúvida, se os seus filhos conseguirem enfrentar situações difíceis enquanto ainda são crianças, eles serão bem-sucedidos quando crescerem.

Dica: Dê o exemplo. Lembre-se: a forma como você enfrenta decepções em sua vida vai ajudar a treinar seus filhos para que eles também enfrentem as decepções deles.