AJUDA PARA A FAMÍLIA | PARA OS PAIS
Devo colocar meu filho numa creche?
Alguns pais que trabalham fora decidem colocar seus filhos pequenos em uma creche, um estabelecimento que funciona de maneira parecida com uma escola. Será que essa é uma boa ideia?
O que você deve levar em conta
Colocar meu filho numa creche vai afetar meu relacionamento com ele? Pode ser que sim. Durante os primeiros anos de vida de uma criança, o cérebro dela se desenvolve rapidamente, e isso afeta o modo como ela se relaciona com as pessoas. Por isso, passe o máximo de tempo possível com o seu filho durante esse período. — Deuteronômio 6:6, 7.
Se você está pensando em colocar seu filho numa creche, pense também o que você pode fazer para continuar bem presente na vida dele.
Colocar meu filho numa creche vai diminuir a minha influência sobre ele? Pode ser que sim. Um livro sobre criação de filhos a diz que, “quanto mais tempo as crianças ficam com seus colegas, mais elas são influenciadas por eles” (tradução nossa).
Se você está pensando em colocar seu filho numa creche, pense também se você vai conseguir continuar sendo a principal influência na vida dele.
Colocar meu filho numa creche vai fazer com que ele, quando entrar na escola, tenha mais facilidade para aprender? Alguns dizem que sim. Outros dizem que colocar a criança numa creche faz pouca ou nenhuma diferença na habilidade dela de aprender. De qualquer forma, a psicóloga infantil Penelope Leach escreveu: “Não pense que a ‘educação’ escolar é a chave para o seu filho ser bem-sucedido na vida, nem que, quanto mais cedo ele entrar na escola e quanto mais ‘educação’ ele tiver, melhor. Se você pensar assim, estará desvalorizando a ‘educação’ que você tem dado para o seu filho desde que ele nasceu.”
Se você está pensando em colocar o seu filho numa creche, pense também se isso vai ser bom para ele e se é realmente necessário.
Será que um de vocês, pais, poderia ficar em casa em vez de trabalhar? Em alguns casos, o pai e a mãe trabalham fora apenas para manter um padrão mais alto de vida. Mas será que isso vale realmente a pena?
Se você está pensando em colocar seu filho numa creche, pense se não seria possível diminuir as despesas para que um dos pais possa ficar em casa.
Você só deve decidir se vai colocar o seu filho numa creche depois de ter pensado com cuidado nas vantagens e nas desvantagens. Mas e se, depois de fazer isso, você achar que colocar o seu filho numa creche é o melhor para sua família?
O que você pode fazer
A Bíblia diz: “Quem é prudente pensa bem antes de cada passo.” (Provérbios 14:15) Com esse princípio bíblico em mente, considere com cuidado as opções que você tem, antes de decidir com quem vai deixar seu filho.
Pense nas opções que você tem
Alguns pais preferem uma creche menor, montada numa casa, que tem apenas um ou alguns cuidadores e um grupo menor de crianças.
Outros pais preferem deixar seus filhos com um parente ou com uma babá, que pode morar com eles ou não.
Todas as opções têm vantagens e desvantagens. Tente conversar com outros pais que já escolheram uma dessas opções. A Bíblia diz: “A sabedoria está com os que buscam conselho.” — Provérbios 13:10.
Mas e se você preferir colocar seu filho numa creche mesmo? Nesse caso . . .
Procure saber mais sobre a creche
Ela está regularizada de acordo com as exigências da lei? Quais são as qualificações, recomendações e reputação dela?
O ambiente é limpo e seguro?
Que atividades as crianças vão fazer lá? b
Procure saber quem são os cuidadores
Que tipo de treinamento eles têm? Por exemplo, será que eles receberam treinamento em educação infantil, primeiros socorros e técnicas de massagem cardíaca?
Seria possível descobrir se as pessoas que vão cuidar do seu filho têm algum antecedente criminal?
Será que a creche está sempre trocando de funcionários? Se esse for o caso, o seu filho vai ter que estar sempre se adaptando a novos cuidadores.
De quantas crianças cada funcionário cuida? Se cada funcionário cuida de muitas crianças, pode ser que o seu filho receba menos atenção do que ele precisa. É claro que a quantidade de atenção que cada criança precisa varia de acordo com a idade e capacidade dela.
Os cuidadores estão dispostos a conversar sobre as suas preocupações e também sobre as deles?
Achamos que você vai gostar
DESPERTAI!
Desempenhem bem o papel de pais
Como você pode ajudar seus filhos a lidar com os desafios morais que eles enfrentam hoje?
CASAMENTO E FAMÍLIA
Como ser um bom pai
O tipo de marido que você é agora mostra o tipo de pai que você vai ser depois que seu filho nascer.
CASAMENTO E FAMÍLIA