AJUDA PARA A FAMÍLIA
Como falar com seu filho sobre bebidas alcoólicas
“Na primeira vez que falamos sobre bebidas alcoólicas com nossa filha, ela tinha 6 anos. Ficamos surpresos quando vimos que ela sabia mais do que a gente imaginava.” — Alexander
O que você precisa saber
É importante conversar com as crianças sobre bebidas alcoólicas. Não espere seu filho virar adolescente para então falar sobre o assunto. Khamit, da Rússia, conta: “Eu devia ter falado com nosso filho sobre tomar bebidas alcoólicas quando ele era pequeno. Aprendi a importância disso do jeito mais difícil. Quando meu filho tinha 13 anos, descobri que ele já bebia.”
Por que você deve se preocupar?
Propagandas, colegas de escola e a TV podem influenciar o modo como seu filho vê o consumo de bebidas alcoólicas.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, 11% do consumo de bebidas alcoólicas naquele país é por pessoas que não têm idade para beber.
Não é à toa que autoridades de saúde recomendem que os pais ensinem para seus filhos pequenos os perigos das bebidas alcoólicas. Como fazer isso?
O que você pode fazer
Prepare-se para as perguntas. Crianças pequenas são curiosas, e crianças um pouco mais velhas são mais curiosas ainda. Por isso, é bom você se preparar para responder às perguntas que vão surgir. Por exemplo:
Se seu filho quer saber qual o gosto de uma bebida alcoólica, você poderia dizer que o vinho se parece um pouco com um suco azedo e que a cerveja pode ser bem amarga.
Se seu filho quer experimentar uma bebida alcoólica, você pode dizer que o álcool é muito forte para o corpo de uma criança. Fale dos efeitos do álcool: pode fazer a pessoa relaxar, mas, se ela beber muito, pode dar tontura, fazer a pessoa agir sem juízo e falar coisas que não queria. — Provérbios 23:29-35.
Esteja informado. A Bíblia diz: “O homem prudente age com conhecimento.” (Provérbios 13:16) Entenda os efeitos do álcool e saiba quais são as leis sobre o consumo de bebidas alcoólicas no seu país. Assim você estará bem preparado para ajudar seu filho.
Tome a iniciativa em falar do assunto. Mark, um pai da Grã-Bretanha, diz: “O consumo de bebidas alcoólicas pode ser um assunto complicado para as crianças. Perguntei ao meu filho de 8 anos se ele achava que tomar bebidas alcoólicas era certo ou errado. Mantive o clima descontraído, e assim ele ficou à vontade para falar.”
Se você falar sobre bebidas alcoólicas em várias situações, o assunto vai ficar gravado na mente do seu filho. Dependendo da idade dele, falar sobre bebidas alcoólicas pode ser parte de outras conversas importantes, como segurança no trânsito e educação sexual.
Dê o exemplo. Crianças são como esponjas: elas absorvem o que está perto delas. E pesquisas indicam que os pais são as pessoas que mais influenciam os filhos. Isso quer dizer que, se a primeira coisa que você faz para se acalmar e aliviar o estresse é consumir bebida alcoólica, seu filho vai aprender que beber é a solução para as ansiedades da vida. Portanto, seja um bom exemplo. Você precisa ser responsável ao consumir bebidas alcoólicas.
Achamos que você vai gostar
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS
É pecado tomar bebidas alcoólicas? O que a Bíblia diz?
Sabia que a Bíblia fala de modo positivo sobre o vinho e outras bebidas alcoólicas?
OS JOVENS PERGUNTAM
E agora? Devo ou não beber?
Veja como evitar: problemas com a lei, ficar com uma fama ruim, se tornar uma presa fácil, ficar viciado e correr risco de vida por causa do álcool.
ANIMAÇÕES NO QUADRO BRANCO
Pare e pense: devo beber?
Quanto mais você bebe, maiores as chances de você dizer ou fazer coisas de que vai se arrepender depois. Como você pode se proteger contra os perigos da bebida?
CASAMENTO E FAMÍLIA