O que significa a expressão “bom samaritano”?

O que significa a expressão “bom samaritano”?

A resposta da Bíblia

A expressão “bom samaritano” geralmente é usada para descrever alguém que ajuda outra pessoa que está precisando. Essa expressão vem de uma parábola, ou história, que Jesus contou. Ela ensina que quem ama o próximo mostra compaixão e ajuda outros sem levar em conta a nacionalidade ou a formação da pessoa.

Neste artigo

 O que é a parábola do “bom samaritano”?

Em resumo: Jesus contou uma história sobre um homem judeu que viajava de Jerusalém para Jericó. No meio do caminho, esse homem foi assaltado, espancado e deixado quase morto.

Um sacerdote judeu e, mais tarde, outro líder religioso judeu passaram pelo homem ferido. Embora eles fossem da mesma nacionalidade do homem, nenhum dos dois parou para ajudá-lo.

Por fim, passou um homem de outra nacionalidade. Ele era samaritano. (Lucas 10:33; 17:16-18) O samaritano ficou com pena e tratou as feridas do homem. Depois, ele levou o homem ferido para uma hospedaria e cuidou dele durante a noite. No dia seguinte, o samaritano pagou o dono da hospedaria para cuidar daquele homem e se ofereceu para cobrir qualquer despesa adicional que ele tivesse. — Lucas 10:30-35.

 Por que Jesus contou essa parábola?

Jesus contou essa história para um homem que pensava que seu próximo era apenas alguém da sua própria raça ou da sua religião. Jesus quis ensinar para ele uma lição importante. Aquele homem precisava entender que o conceito de próximo não incluía apenas os judeus. (Lucas 10:36, 37) Essa parábola foi incluída na Bíblia para ajudar a todos que querem agradar a Deus. — 2 Timóteo 3:16, 17.

 Que lição a parábola nos ensina?

A história ensina que quem ama o próximo mostra isso por ações. Ele faz algo para ajudar a pessoa que está sofrendo, não importa qual a formação da pessoa, sua raça ou sua nacionalidade. Quem ama o próximo de verdade trata os outros como ele gostaria de ser tratado. — Mateus 7:12.

 Quem eram os samaritanos?

Os samaritanos viviam na terra que ficava logo ao norte da Judeia. Eles incluíam pessoas que eram descendentes dos casamentos entre judeus e não judeus.

No primeiro século depois de Cristo, os samaritanos tinham criado sua própria religião. Eles aceitavam os primeiros cinco livros das Escrituras Hebraicas, mas geralmente rejeitavam o restante.

Nos dias de Jesus, muitos judeus desprezavam os samaritanos e evitavam ter contato com eles. (João 4:9) Alguns judeus até usavam a palavra “samaritano” para insultar outros. — João 8:48.

 Será que a história do “bom samaritano” realmente aconteceu?

A Bíblia não diz se a parábola do bom samaritano foi baseada em um acontecimento real. Mas Jesus muitas vezes se referia a costumes e locais bem conhecidos para ensinar seus ouvintes. Assim, era mais fácil para eles entender o ponto que Jesus queria ensinar.

Muitos detalhes da parábola são historicamente exatos. Por exemplo:

  • A estrada de Jerusalém para Jericó tinha mais de 20 quilômetros de extensão, e era uma descida íngreme de mil metros. O relato está correto ao dizer que quem viajava em direção a Jericó “descia de Jerusalém”. — Lucas 10:30.

  • Os sacerdotes e os levitas que moravam em Jericó sempre iam para Jerusalém por essa estrada.

  • Assaltantes geralmente se escondiam ao longo da estrada isolada, prontos para atacar principalmente as pessoas que viajavam sozinhas.