Apesar de não entrar em detalhes sobre o assunto, a Bíblia não proíbe o uso de maquiagem, joias e outros acessórios. Mas, em vez de se concentrar na aparência, a Bíblia incentiva a dar atenção ao “adorno imperecível do espírito calmo e brando”. — 1 Pedro 3:3, 4.
O uso de enfeites não é proibido
Mulheres fiéis da Bíblia se enfeitavam.Rebeca ia casar com Isaque, filho de Abraão. Ela ganhou uma argola de ouro para o nariz, pulseiras de ouro e outras joias caras do seu futuro sogro. (Gênesis 24:22, 30, 53) Da mesma forma, Ester recebeu “tratamentos de beleza” antes de ser escolhida como rainha do Império Persa. (Ester 2:7, 9, 12) Pelo visto, esses tratamentos incluíam o uso de “cosméticos” ou “diferentes tipos de maquiagem”. — Nova Versão Internacional; Easy-to-Read Version.
A Bíblia compara coisas boas com joias. Por exemplo, uma pessoa que dá um bom conselho é comparada com “brincos de ouro . . . para o ouvido atento”. (Provérbios 25:12) Outro exemplo foi quando Deus se comparou com um marido que dá para sua esposa pulseiras, colar e brincos. Essa comparação mostrava que Deus cuidava bem da nação de Israel. A Bíblia diz que esses enfeites deixavam a nação “extremamente bela”. — Ezequiel 16:11-13.
Mitos sobre o uso de maquiagem e joias
Mito: Em 1 Pedro 3:3, a Bíblia proíbe o uso de ‘cabelos trançados e o uso de enfeites de ouro’.