TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

2 Coríntios 12:9 — “A minha graça te basta”

2 Coríntios 12:9 — “A minha graça te basta”

 “A minha bondade imerecida é suficiente para você, pois o meu poder está sendo aperfeiçoado na fraqueza.” — 2 Coríntios 12:9, Tradução do Novo Mundo.

 “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” — 2 Coríntios 12:9, Almeida, revista e corrigida.

Explicação de 2 Coríntios 12:9

 Deus promete dar para o apóstolo Paulo a força que ele precisa para lidar com seus problemas e limitações.

 “A minha bondade imerecida é suficiente para você.” A resposta de Deus às súplicas de Paulo também pode ser traduzida como “a minha bondade é tudo o que você precisa”. Em outras palavras, a bondade imerecida de Deus seria suficiente para ajudar Paulo a lidar com seus problemas. A palavra traduzida “bondade imerecida”, ou “graça”, descreve um presente generoso e imerecido que Deus nos dá. Paulo deixou claro em suas cartas que a bondade imerecida de Deus fez toda a diferença em sua vida. Embora Paulo tivesse perseguido os cristãos, Deus deu a ele a força que precisava para mudar sua atitude e ajudar outros a se tornarem cristãos. (1 Coríntios 15:9, 10; 1 Timóteo 1:12-14) Então, Paulo podia confiar totalmente que Deus o ajudaria a enfrentar qualquer problema ou desafio que surgisse.

 “Pois o meu poder está sendo aperfeiçoado na fraqueza.” O Senhor Jeová a lembra Paulo de que a fraqueza e a imperfeição humana tornam o seu poder ainda mais evidente. (2 Coríntios 4:7; 12:8) Quando os cristãos reconhecem suas limitações e buscam a Jeová por ajuda, eles permitem que o poder de Deus atue plenamente neles. (Efésios 3:16; Filipenses 4:13) Assim, a fraqueza humana torna evidente o poder de Deus.

Contexto de 2 Coríntios 12:9

 Paulo escreveu essa carta inspirada aos cristãos em Corinto por volta do ano 55. Na parte final dessa carta, ele explicou que tinha autoridade para ser um apóstolo. Ele achou necessário explicar isso porque alguns que se diziam instrutores o tinham criticado, talvez julgando Paulo pela sua aparência ou pela sua forma de falar. — 2 Coríntios 10:7-10; 11:5, 6, 13; 12:11.

 O argumento de Paulo foi que ele não teria conseguido realizar seu ministério e suportar muitas provações com suas próprias forças. (2 Coríntios 6:4; 11:23-27; 12:12) Em 2 Coríntios 12:7, ele fala que tinha um “espinho na carne”, que talvez fosse um problema persistente que causava a ele dor física ou emocional. Paulo não disse qual era esse problema, mas ele estava decidido a enfrentá-lo com a ajuda de Deus.

 Os cristãos hoje também enfrentam desafios e perseguição. Mas eles se sentem consolados em saber que o poder de Deus pode ajudá-los a enfrentar qualquer desafio na vida. E, assim como Paulo, eles podem dizer com total confiança: “Quando estou fraco, então é que sou poderoso.” — 2 Coríntios 12:10.

 Assista a este vídeo curto para ter uma visão geral do livro de 2 Coríntios.

a Jeová é o nome de Deus. (Salmo 83:18) Veja o artigo “Quem é Jeová e por que seu nome é importante?”.