TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS
2 Timóteo 1:7 — “Deus não nos deu o espírito de temor”
“Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de bom senso.” — 2 Timóteo 1:7, Tradução do Novo Mundo.
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” — 2 Timóteo 1:7, Almeida, revista e corrigida.
Explicação de 2 Timóteo 1:7
Deus pode ajudar uma pessoa a ter coragem para fazer o que é certo. Deus não quer que seus servos sejam covardes, ou seja, tenham o tipo de medo que impede uma pessoa de fazer as coisas que agradam a ele.
Veja as três qualidades dadas por Deus, mencionadas nesse versículo, que ajudam a eliminar o temor ou a covardia.
“Poder.” Os cristãos têm conseguido servir a Deus com coragem, apesar de muitos inimigos e situações perigosos. Eles não têm deixado que o medo os paralise. (2 Coríntios 11:23-27) Como isso é possível? O apóstolo Paulo explica: “Para todas as coisas tenho forças graças àquele que me dá poder.” (Filipenses 4:13) Deus pode dar aos seus servos “poder além do normal” para vencer qualquer desafio. — 2 Coríntios 4:7.
“Amor.” Quando um cristão tem profundo amor por Deus, ele tem coragem para fazer o que é certo. Da mesma forma, o amor por outras pessoas motiva um cristão a colocar as necessidades dos outros à frente das suas, mesmo quando ele está em perigo ou enfrentando oposição. — João 13:34; 15:13.
“Bom senso.” Na Bíblia, o bom senso geralmente se refere à habilidade que um cristão tem de tomar decisões sábias com base no que a Bíblia diz. Quem tem bom senso consegue raciocinar de forma lógica e continua sendo razoável, mesmo enfrentando dificuldades. Ele consegue tomar decisões que estão de acordo com os pensamentos de Deus e sabe que sua amizade com ele é mais importante do que a opinião de outros.
Contexto de 2 Timóteo 1:7
O livro bíblico de Segunda Timóteo foi escrito pelo apóstolo Paulo. Esse livro é uma carta que ele escreveu ao seu querido amigo e companheiro cristão Timóteo. Nessa carta, Paulo amorosamente incentivou o jovem Timóteo a continuar se esforçando no ministério. (2 Timóteo 1:1, 2) Pode ser que Timóteo fosse um pouco tímido, e isso talvez atrapalhasse suas atividades na congregação cristã. (1 Timóteo 4:12) Mas Paulo relembrou Timóteo que ele tinha recebido um dom, ou seja, uma designação especial de serviço na congregação. Ele incentivou Timóteo a não ter medo de exercer sua autoridade ao servir como superintendente da congregação, ao pregar as boas novas e ao suportar dificuldades por causa da sua fé. — 2 Timóteo 1:6-8.
Essas palavras foram escritas inicialmente para Timóteo, mas elas garantem que Deus vai dar a ajuda necessária para todos os que querem servir a Ele hoje, sejam quais forem os desafios.
Achamos que você vai gostar
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS
Como você pode ser amigo de Deus?
Veja sete passos para se tornar amigo de Deus.
ENSINOS BÍBLICOS IMPORTANTES
Será que Deus Aceita Todas as Religiões?
Muitas pessoas acham que todas as religiões são iguais e que não importa qual delas você escolhe.
ENSINOS BÍBLICOS
Ajudas para Estudar a Bíblia
Escolha as ferramentas que você quer usar para estudar a Bíblia. Elas vão deixar seu estudo da Bíblia ainda mais interessante.
ENSINOS BÍBLICOS
Experimente nosso curso da Bíblia
Faça um curso gratuito da Bíblia com um instrutor particular.
TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS