TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Gálatas 6:9 — “Não nos cansemos de fazer o bem.”

Gálatas 6:9 — “Não nos cansemos de fazer o bem.”

 “Não desistamos de fazer o que é bom, pois colheremos no tempo devido, se não desanimarmos.” — Gálatas 6:9, Tradução do Novo Mundo.

 “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” — Gálatas 6:9, Almeida, revista e atualizada.

Explicação de Gálatas 6:9

 O apóstolo Paulo incentiva os cristãos a continuar fazendo o bem, ou o que é bom, do ponto de vista de Deus. Se eles fizerem isso, podem ter certeza de que vão ser recompensados por Deus.

 “Não desistamos.” Essa frase também pode ser traduzida como “não nos cansemos”. A expressão grega que aparece aqui também pode passar a ideia de não desanimar ou não perder o entusiasmo. Por se incluir nessas palavras, o apóstolo Paulo admitiu que às vezes ele também tinha que lutar contra o desânimo. — Romanos 7:21-24.

 “Fazer o que é bom”, ou fazer o bem, envolve todas as coisas que um cristão deve fazer como parte da sua adoração a Deus. Isso inclui o que a pessoa faz para ajudar seus irmãos na fé e outros. — Gálatas 6:10.

 “Colheremos no tempo devido, se não desanimarmos.” Esse é um lembrete de Paulo de que pode levar um tempo até vermos os benefícios de fazer o bem, assim como leva um tempo para a plantação de um agricultor crescer. Por fazer uma comparação com a colheita, Paulo relaciona esse versículo com a verdade fundamental que está no versículo 7: “O que a pessoa semear, isso também colherá.” Em outras palavras, quando um cristão faz o que é bom aos olhos de Deus, ele vai colher uma grande recompensa, incluindo a vida eterna. — Romanos 2:6, 7; Gálatas 6:8.

Contexto de Gálatas 6:9

 O apóstolo Paulo escreveu essa carta por volta de 50 a 52 depois de Cristo aos cristãos que moravam na Galácia. Ele fez isso para proteger esses cristãos de pessoas que diziam ser cristãs, mas que estavam distorcendo a verdade sobre Jesus. (Gálatas 1:6, 7) Esses falsos instrutores estavam dizendo que os cristãos precisavam obedecer a Lei que Deus tinha dado para a antiga nação de Israel por meio de Moisés. (Gálatas 2:15, 16) Paulo explicou que a Lei já tinha cumprido o seu objetivo e que os servos de Deus não precisavam mais obedecê-la. — Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25.

 Quando Paulo incentivou os cristãos a continuar ‘fazendo o que é bom’, ele não estava se referindo a obedecer a Lei mosaica. Em vez disso, ele estava os incentivando a ‘cumprir a lei do Cristo’, que inclui tudo o que Jesus ensinou sobre fazer o bem a outros. — Gálatas 6:2; Mateus 7:12; João 13:34.

 Assista a este vídeo curto para ter uma visão geral do livro de Gálatas.