TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS
Jeremias 33:3 — “Clame a mim e eu responderei”
“Clame a mim, e eu lhe responderei e prontamente lhe contarei coisas grandes e incompreensíveis, que você não sabe.” — Jeremias 33:3, Tradução do Novo Mundo.
“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.” — Jeremias 33:3, Nova Versão Internacional.
Explicação de Jeremias 33:3
Com essas palavras, Deus fez um convite para as pessoas falarem com ele em oração. Se alguém aceitasse esse convite e orasse a ele, Deus mostraria o que iria acontecer no futuro.
“Clame a mim, e eu lhe responderei.” A expressão “clame a mim” não significa simplesmente falar ou gritar o nome de Deus. Na verdade, clamar a Deus significa orar a ele pedindo sua ajuda e orientação. — Salmo 4:1; Jeremias 29:12.
Provavelmente esse convite foi feito à antiga nação de Israel. Essa nação tinha se tornado infiel a Deus e estava sendo atacada pelo exército de Babilônia. (Jeremias 32:1, 2) Jeová a convidou os israelitas a voltar para ele. E eles poderiam fazer isso por meio da oração.
“Eu . . . lhe contarei coisas grandes e incompreensíveis, que você não sabe.” As coisas que Deus promete revelar são “incompreensíveis” (ou seja, inacessíveis) porque os humanos nunca conseguiriam entendê-las sozinhos. A expressão “coisas incompreensíveis” também pode ser traduzida como “coisas escondidas”.
O que são essas “coisas escondidas” que Deus iria revelar? São coisas que iriam acontecer no futuro. Por exemplo, a antiga cidade de Jerusalém seria destruída e abandonada, mas depois a cidade seria reconstruída e as pessoas voltariam a morar lá. (Jeremias 30:1-3; 33:4, 7, 8) Porém, Deus também prometeu que, como grupo, seus adoradores não deixariam de existir. — Jeremias 32:36-38.
Contexto de Jeremias 33:3
O profeta Jeremias recebeu essa mensagem de Jeová no décimo ano do reinado de Zedequias, em 608 antes de Cristo. Jeremias tinha dito que Jerusalém seria destruída e que o rei Zedequias seria levado como prisioneiro. O rei não gostou dessa mensagem e mandou que Jeremias fosse preso. — Jeremias 32:1-5; 33:1; 37:21.
Essa era a situação quando Deus fez o convite encontrado em Jeremias 33:3. Infelizmente, a maioria das pessoas na nação de Israel, incluindo o rei Zedequias, continuou a ignorar o convite de Deus e a ser infiel. (Jeremias 7:26; 25:4) Elas não oraram a Deus pedindo sua ajuda. Um ano depois, Zedequias foi tirado do poder, Jerusalém foi destruída e a maioria dos sobreviventes foram capturados e levados a Babilônia. — Jeremias 39:1-7.
O texto de Jeremias 33:3 é um lembrete de que Deus pode dar o “conhecimento exato da vontade dele” e revelar “as coisas profundas” para aqueles que oram a ele e estudam a sua Palavra, a Bíblia. (Colossenses 1:9; 1 Coríntios 2:10) Essas coisas profundas incluem o que Deus promete fazer em breve no futuro. — Apocalipse 21:3, 4.
Assista a este vídeo curto para ter uma visão geral do livro de Jeremias.
a Jeová é o nome de Deus. (Salmo 83:18) Veja o artigo “Quem é Jeová e por que seu nome é importante?”.
Achamos que você vai gostar
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS
Será que Deus vai me ajudar se eu orar?
Deus realmente se importa com os nossos problemas?
ENSINOS BÍBLICOS IMPORTANTES
Será que Deus escuta todas as orações?
E se uma pessoa ora com segundas intenções? E se um homem maltrata a esposa e depois pede as bênçãos de Deus?
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS
Como orar — O Pai-Nosso é a única oração que Deus aceita?
Será que Deus só aceita a oração do Pai-Nosso?
ENSINOS BÍBLICOS
Ajudas para Estudar a Bíblia
Escolha as ferramentas que você quer usar para estudar a Bíblia. Elas vão deixar seu estudo da Bíblia ainda mais interessante.
ENSINOS BÍBLICOS
Experimente nosso curso da Bíblia
Faça um curso gratuito da Bíblia com um instrutor particular.
TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS