TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Provérbios 17:17 — “O amigo ama em todos os momentos”

Provérbios 17:17 — “O amigo ama em todos os momentos”

“O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e se torna um irmão em tempos de aflição.” — Provérbios 17:17, Tradução do Novo Mundo.

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” — Provérbios 17:17, Nova Versão Internacional.

Explicação de Provérbios 17:17

 O verdadeiro amigo é alguém em quem você sempre pode confiar e que está pronto para ajudar você. Assim como irmãos bem achegados, esse tipo de amigo é leal, bondoso e se preocupa com você, principalmente em momentos difíceis.

 “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos.” Essa frase também pode ser traduzida como “amigos sempre mostram seu amor”. A palavra hebraica traduzida como “amor” nessa frase envolve mais do que ter um sentimento por uma pessoa. É um amor verdadeiro que uma pessoa mostra por meio de suas ações. (1 Coríntios 13:4-7) Amigos que mostram esse tipo de amor um pelo outro continuam leais mesmo quando sua amizade é testada, talvez por algum desentendimento ou por causa de situações estressantes do dia a dia. Eles também estão sempre dispostos a perdoar um ao outro. (Provérbios 10:12) E um amigo de verdade não fica com inveja quando algo de bom acontece com a outra pessoa. Em vez disso, ele fica feliz por seu amigo. — Romanos 12:15.

 “O verdadeiro amigo . . . se torna um irmão em tempos de aflição.” Esse provérbio se baseia na ideia de que irmãos de sangue podem ser muito próximos um do outro. Então, quando fazemos de tudo para ajudar um amigo que está passando por um momento difícil, nós estamos agindo assim como um irmão ou uma irmã. Além disso, amizades assim não diminuem por causa dos problemas. Na verdade, quando enfrentam problemas, o amor e respeito que esses amigos têm um pelo outro aumentam.

Contexto de Provérbios 17:17

 O livro de Provérbios contém muitos conselhos sábios. Ele possui várias frases curtas e simples que fazem o leitor pensar. A maior parte desse livro bíblico foi escrita pelo rei Salomão. O modo como ele escreveu esse livro é parecido com a poesia hebraica. Em vez de usar rimas, esse tipo de poesia costuma usar ideias parecidas para enfatizar um ponto principal ou ideias diferentes para fazer um contraste. Provérbios 17:17 é um exemplo de uma poesia que usa ideias parecidas. A segunda parte do versículo acrescenta uma informação que enfatiza a ideia da primeira parte. Já Provérbios 18:24 é um exemplo de duas ideias que fazem um contraste: “Alguns amigos estão prontos para acabar um com o outro, mas há um amigo que se apega mais do que um irmão.”

 Enquanto Salomão escrevia Provérbios 17:17, talvez ele estivesse pensando na forte amizade entre seu pai, Davi, e Jonatã, filho do rei Saul. (1 Samuel 13:16; 18:1; 19:1-3; 20:30-34, 41, 42; 23:16-18) Davi e Jonatã não eram parentes. Mesmo assim, eles eram mais próximos do que irmãos de verdade. Jonatã até mesmo arriscou sua vida para proteger seu amigo. a

Provérbios 17:17 em outras traduções da Bíblia

 “O amigo ama em todo o tempo, e na angústia nasce o irmão.” — Almeida Século 21.

 “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” — Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

 “Um amigo que mantém a amizade é como um irmão em ocasiões difíceis.” — Sociedade Bíblica Portuguesa.

 Assista a este vídeo curto para ter uma visão geral do livro de Provérbios.

a Veja o artigo “Uma grande amizade”.