TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Salmo 46:10 — “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”

Salmo 46:10 — “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”

 “Rendam-se e saibam que eu sou Deus. Serei exaltado entre as nações; serei exaltado na terra.” — Salmo 46:10, Tradução do Novo Mundo.

 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.” — Salmo 46:10, Almeida, revista e corrigida.

Explicação de Salmo 46:10

 Deus incentiva todas as pessoas a adorar a Ele e a reconhecer que ele tem o direito de governar a Terra. Seu poder e sua autoridade são incontestáveis, e isso é um fato que todos que querem viver para sempre vão ter que aceitar. — Apocalipse 4:11.

 “Rendam-se e saibam que eu sou Deus.” Algumas traduções da Bíblia traduzem essa primeira parte do versículo como “aquietai-vos”. Isso levou muitos a ter uma ideia errada de que essa é uma ordem para mostrar respeito, ou ficar em silêncio, na igreja. Mas a frase hebraica traduzida como “rendam-se e saibam que eu sou Deus” é um conselho do próprio Jeová a Deus para pessoas de todas as nações, pedindo que elas parem de se opor a ele e reconheçam que ele é o único que merece ser adorado.

 Um conselho parecido encontra-se no Salmo 2. Nesse capítulo, Deus promete agir contra aqueles que se opõem a ele. Por outro lado, a pessoa que reconhece a autoridade de Deus confia na orientação, força e sabedoria que ele dá. “Os que se refugiam Nele” se sentem felizes e seguros, principalmente durante épocas difíceis. — Salmo 2:9-12.

 “Serei exaltado entre as nações; serei exaltado na terra.” No passado, Jeová Deus foi exaltado quando usou sua grande força para proteger seu povo. (Êxodo 15:1-3) No futuro, ele será exaltado de forma muito maior quando todos na Terra se submeterem a sua autoridade e adorarem a ele. — Salmo 86:9, 10; Isaías 2:11.

Contexto de Salmo 46:10

 Uma obra de referência diz que o Salmo 46 é um “hino que celebra o poder de Deus, o grandioso defensor do seu povo”. Ao cantar o Salmo 46, o povo de Deus mostrou que confiava na habilidade de Jeová de protegê-los e de ajudá-los. (Salmo 46:1, 2) Essas palavras serviam para lembrá-los de que Jeová sempre estava com eles. — Salmo 46:7, 11.

 Para aumentar a confiança do povo no poder de Jeová Deus de protegê-los, esse salmo os incentivava a pensar nas obras poderosas de Jeová. (Salmo 46:8) Em especial, o salmo chamava a atenção para a habilidade de Deus de acabar com a guerra. (Salmo 46:9) De certa forma, Jeová acabou com as guerras nos tempos bíblicos por proteger seu povo das nações inimigas. Mas a Bíblia promete que, em breve, Deus vai fazer isso em escala ainda maior quando acabar com as guerras no mundo todo. — Isaías 2:4.

 Será que Jeová continua ajudando seus adoradores hoje? Sim, tanto que o apóstolo Paulo incentivou fortemente os cristãos a confiar na ajuda Dele. (Hebreus 13:6) As palavras do Salmo 46 aumentam nossa confiança no poder de Deus de nos proteger. Elas nos ajudam a ver a Deus como “nosso refúgio e nossa força”. — Salmo 46:1.

 Assista a este vídeo curto para ter uma visão geral do livro dos Salmos.

a A Bíblia mostra que Jeová é o nome de Deus. (Salmo 83:18) Veja o artigo “Quem é Jeová e por que seu nome é importante?”.