Em 22 de abril de 2023, o Memorial do Campo de Concentração de Flossenbürg, na Baviera, Alemanha, fez uma placa em memória das Testemunhas de Jeová que morreram ali. Além de Flossenbürg, outros oito campos de concentração já fizeram placas em memória das Testemunhas de Jeová.
Mais de cem Testemunhas de Jeová foram presas em Flossenbürg e em campos de concentração ao redor dele. Alguns parentes das Testemunhas de Jeová que foram presas ali estiveram presentes na cerimônia de lançamento da placa. Um irmão que estava presente disse: “Foi muito triste estar naquele memorial, onde coisas terríveis aconteceram. Mas meditar na fé que nossos irmãos demonstraram tornou aquela ocasião alegre e digna.”
O professor Jörg Skriebeleit, diretor do Memorial do Campo de Concentração de Flossenbürg, explicou que “as Testemunhas de Jeová foram a primeira religião a ser proibida quando os [nazistas] tomaram o poder em março de 1933”. Em um breve discurso, ele disse que “a fé deu [para as Testemunhas de Jeová] força e poder enquanto estavam no campo de concentração . . . não apenas para elas sobreviverem, mas também para dar [força] para outros que não eram Testemunhas de Jeová”.
O irmão Wolfram Slupina, porta-voz das Testemunhas de Jeová na Alemanha, também fez um discurso para os presentes na cerimônia. Ele disse: “É importante para nós que a história das Testemunhas de Jeová que foram vítimas em campos de concentração não seja esquecida. É a história de pessoas que estavam dispostas a seguir sua consciência durante o período mais terrível da Alemanha.”
Temos certeza de que nossos irmãos e irmãs fiéis que enfrentaram perseguição e até mesmo a morte em campos de concentração estão no “livro de recordação” de Deus. — Malaquias 3:16.