O Memorial de Ravensbrück organizou uma exposição itinerante com o título “Proscritas e Perseguidas — As Testemunhas de Jeová no Campo de Concentração de Ravensbrück e nas Prisões da República Democrática Alemã”. Essa exposição mostra as dificuldades que as Testemunhas de Jeová enfrentaram na Alemanha durante o nazismo (1933-1945), durante a República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental; 1949-1990) e também durante a República de Weimar (1918-1933). (Veja o quadro “Perseguição e problemas jurídicos durante três governos alemães”.) A exposição começou no domingo 22 de abril de 2018, no Memorial do Campo de Concentração de Ravensbrück, na cidade de Fürstenberg, Alemanha. Durante 2019, a exposição vai estar nas cidades de Erfurt, Rostock e também em Potsdam, no prédio do Parlamento do estado de Brandemburgo.
A exposição contém 12 painéis que contam a história de irmãos e irmãs que foram “vítimas duplas”, ou seja, foram perseguidos tanto pelos nazistas como pelos comunistas da RDA. Também inclui gravações de áudio e cartas de despedida de Testemunhas de Jeová que foram condenadas à morte, além de artigos de jornais e documentos históricos da época do nazismo. A exposição mostra que, diferentemente dos milhares que foram presos por causa de sua raça, opinião política ou supostos crimes, as Testemunhas de Jeová foram presas por causa da sua forte fé.
Em um discurso na cerimônia de abertura da exposição, o historiador Detlef Garbe explicou: “Desde o começo, as Testemunhas de Jeová eram especialmente odiadas pela SS porque tinham uma fé e confiança inabaláveis, um espírito de união e uma posição firme. . . . A total confiança delas na promessa divina de salvação e a enorme solidariedade que demonstravam entre si deram às Testemunhas de Jeová a força interior necessária para permanecerem fiéis às suas crenças mesmo estando em campos de concentração.”
Até hoje, quando as Testemunhas de Jeová são perseguidas e proibidas pelos governos, como no caso da Rússia, elas confiam que Jeová vai dar a elas a força necessária para permanecerem fiéis. — Isaías 54:17.