15 DE MAIO DE 2024
ARGENTINA

Exposição especial sobre a perseguição nazista às Testemunhas de Jeová é aberta na Argentina

Exposição especial sobre a perseguição nazista às Testemunhas de Jeová é aberta na Argentina

Em 3 de abril de 2024, uma exposição temporária com o tema “Triângulos Roxos: Uma História de Coragem e Perseverança” foi aberta no Museu do Holocausto de Buenos Aires, Argentina. Ela ficará em exibição até 4 de agosto de 2024.

Mais de 16 mil Testemunhas de Jeová foram perseguidas pelos nazistas por causa da sua neutralidade. Cerca de 4.500 foram enviadas para campos de concentração e aproximadamente 1.750 perderam suas vidas. As Testemunhas de Jeová eram identificadas nos campos de concentração por um triângulo roxo costurado em seus uniformes.

A exposição é dividida em três partes e conta relatos históricos e experiências de pessoas para mostrar como as Testemunhas de Jeová demonstraram integridade e resiliência em países ocupados pelos nazistas. A exposição conta com audioguia, monitores touch screen e muitos vídeos que estão disponíveis em inglês, espanhol e língua de sinais argentina. Também é possível fazer o tour pela exposição com um guia.

À esquerda: uma guia usa um monitor touch screen enquanto explica a exposição para uma visitante. No centro: uma visitante tira uma foto de um uniforme do campo de concentração. À direita: duas visitantes usando o audioguia.

Uma réplica, traduzida para o espanhol, da declaração que oferecia liberdade aos que renunciassem a sua fé

A exposição inclui a réplica de um documento que os nazistas usavam para tentar fazer os irmãos deixarem de servir a Jeová. Eles eram pressionados constantemente pelos nazistas a assinar uma declaração renunciando a Jeová e seu povo. Se essa declaração fosse assinada, eles seriam libertados. Bem poucas Testemunhas de Jeová assinaram. Algo que faz muitos visitantes pensar é a experiência imersiva que recria esse cenário. Visitantes podem ver uma cópia dessa declaração e são incentivados a refletir na determinação e coragem que eram necessárias para resistir à pressão de assinar.

A professora Isabel Burnstein, uma pesquisadora especialista no estudo do Holocausto, comentou o que ela achou da exposição depois de fazer o tour. Ela disse: “A exposição mostra como as Testemunhas de Jeová lutaram pelas suas crenças e escolheram um caminho que elas achavam ser o certo, isso faz a gente refletir. Em um mundo onde os princípios parecem não ter valor, a história delas nos motiva a defender os valores corretos.”

Vários irmãos que estão ajudando como guias na exposição

Desde que foi aberta, a exposição já recebeu mais de 8.400 visitantes. O irmão Marcos Donadío, porta-voz das Testemunhas de Jeová na Argentina, disse: “Essa exposição vai ajudar aqueles que não conhecem as Testemunhas de Jeová a entender melhor a nossa história e as nossas crenças. Eu estou muito feliz e espero que o maior número possível de pessoas tenha a oportunidade de visitar essa exposição.”

Somos gratos por essa exposição que conta sobre a coragem e a integridade do povo de Jeová. Que o exemplo desses irmãos fiéis nos motive a fazer tudo o que podemos para nos manter “firmes até o fim”. — 1 Coríntios 1:8.