11 DE JANEIRO DE 2024
ARMÊNIA

Dez anos de serviço civil alternativo na Armênia

“Estabelecer o serviço alternativo foi uma das decisões mais sábias do nosso governo.” — Representante da Comissão Republicana de Serviço Alternativo da Armênia

Dez anos de serviço civil alternativo na Armênia

Em 14 de janeiro de 2024, completam-se dez anos desde que o serviço civil alternativo foi instituído na Armênia. O serviço alternativo permite que objetores de consciência prestem várias formas de serviço público para a comunidade em vez de participar no serviço militar. Alguns dos serviços prestados são: construção, jardinagem, serviço social e outros serviços públicos. Desde que o serviço alternativo foi criado na Armênia, mais de 450 jovens Testemunhas de Jeová decidiram prestar esse tipo de serviço.

Irmão Samuel Petrosyan prestando serviço civil alternativo em um parque

O irmão Samuel Petrosyan está trabalhando de jardineiro como parte do seu serviço civil alternativo. Ele disse: “Eu me esforço para ter uma boa reputação. Por exemplo, eu tento realizar todas as minhas tarefas corretamente e ser honesto em tudo o que faço. Por causa disso, meus supervisores sempre me tratam bem e com respeito.”

O irmão Artur Martirosyan passou três anos prestando serviço civil em um hospital. Ele comentou: “Eu gostei muito da oportunidade de ajudar pessoas que estavam precisando. Essa experiência me ajudou a amadurecer como pessoa. Eu aprendi a ser mais flexível, a lidar com o estresse e também a me comunicar melhor.”

Antes de 2014, os jovens Testemunhas de Jeová na Armênia eram condenados a longos períodos de prisão por seguirem a sua consciência e se recusarem a prestar serviço militar. Falando sobre o sucesso do serviço civil alternativo na Armênia, um oficial veterano disse: “No começo, eu fui contra o serviço alternativo porque estava preocupado com a segurança nacional e também achava que essa alternativa podia ser mal-usada . . . Mas o tempo provou que eu estava errado. Depois de vários anos, ficou claro que . . . as Testemunhas de Jeová não são uma ameaça para a segurança nacional por prestarem serviço civil alternativo. Pelo contrário, graças a esse serviço, nós temos trabalhadores dedicados em várias áreas.”

Irmãos Spartak Sholyan e Artyom Aghbalyan trabalhando em uma clínica de repouso como parte do serviço civil alternativo deles

Um membro da Comissão Republicana de Serviço Alternativo disse: “Já faz dez anos que o serviço civil alternativo foi instituído na Armênia . . . Nós temos que admitir que estabelecer o serviço alternativo foi uma das decisões mais sábias do nosso governo. Inspeções feitas regularmente nas instituições onde o serviço alternativo é prestado mostram que ali é feito um bom trabalho, com um espírito positivo e sorrisos sinceros. Ano após ano, nós recebemos várias cartas de agradecimento pela excelente contribuição que as Testemunhas de Jeová dão para a comunidade por meio do serviço civil alternativo. Os supervisores das instituições sempre as elogiam como seus melhores funcionários.”

As Testemunhas de Jeová na Armênia agradecem pela oportunidade de contribuir com a comunidade por meio do serviço civil alternativo e assim dar glória a Jeová com as suas “boas obras”. — 1 Pedro 2:12.