Um grande projeto de reforma já está em andamento no Betel do Brasil, que fica 140 quilômetros a oeste da cidade de São Paulo. O objetivo é melhorar as instalações de Betel e substituir materiais e acabamentos. Reformar um Betel é um desafio e tanto. O trabalho precisa ser planejado e executado de modo a não interromper o funcionamento da filial. Por exemplo, os betelitas têm que ficar em acomodações temporárias enquanto seus apartamentos são reformados. A obra está prevista para terminar em cinco anos.
Os irmãos vão reformar uma área de aproximadamente 75 mil metros quadrados, incluindo todos os escritórios e os 650 apartamentos. As melhorias vão permitir que as instalações da filial sejam mais adaptáveis e eficientes. Por exemplo, os escritórios terão paredes desmontáveis, o que vai permitir que sejam rapidamente modificados conforme a necessidade. Uma pequena cozinha será adicionada aos apartamentos, e será providenciado um espaço adicional para a lavanderia. Serão instalados eletrodomésticos modernos e ecologicamente corretos para reduzir de modo significativo as despesas de água e de energia da filial.
Os irmãos e irmãs que se colocaram à disposição para o projeto vão ficar em moradias temporárias na propriedade da filial. Entre essas moradias estão um depósito que foi reformado e hoje contém 25 apartamentos. Além disso, 91 contêineres foram transformados em moradias temporárias, localizados numa parte da fazenda que fica próximo aos prédios de Betel.
O irmão Joel Grigor, um servo de construção que está trabalhando no projeto, disse: “Estamos vendo como a organização de Jeová está não apenas realizando esse trabalho, mas também treinando seu povo. Muitos dos voluntários chegaram com pouca ou nenhuma experiência em construção. Mas agora, com todo o treinamento que receberam, estão treinando outros.”
Temos certeza de que Jeová vai abençoar ricamente seu povo, ao passo que ‘se apresentam voluntariamente’ para esse e para outros projetos teocráticos. — Salmo 110:3.