20 DE MAIO DE 2019
BULGÁRIA

Vitória no Supremo Tribunal protege a liberdade religiosa das Testemunhas de Jeová na Bulgária

Vitória no Supremo Tribunal protege a liberdade religiosa das Testemunhas de Jeová na Bulgária

Em março de 2019, o Supremo Tribunal de Cassação da Bulgária, a corte de maior instância do país, deu uma decisão favorável em três casos envolvendo nossos irmãos. Essas vitórias estabelecem um precedente legal muito importante que protege a liberdade de adoração de nossos irmãos em todo o país.

Dois dos casos tinham a ver com calúnia veiculada em órgãos da imprensa. Em 2012, o jornal Vseki Den publicou um artigo difamatório sobre nossas crenças. Da mesma forma, em 2014 uma estação de TV, a SKAT TV, transmitiu informações falsas sobre nossa organização. Nos dois casos, as agências de notícias negaram o pedido de nossos irmãos de corrigirem as informações erradas. Depois de uma série de julgamentos e apelações, os casos chegaram ao Supremo Tribunal. Em 18 de março de 2019, o Supremo Tribunal condenou a SKAT TV. Em 26 de março, o Tribunal usou a decisão contra a SKAT TV como precedente para condenar o jornal Vseki Den, reprovando o que o Tribunal chamou de “linguagem do ódio”.

O terceiro caso tinha a ver com a perseguição cruel feita pelo grupo político VMRO-Movimento Nacional Búlgaro contra nossos irmãos. Em 17 de abril de 2011, nossos irmãos se reuniram para fazer a Celebração da morte de Jesus. Um grupo violento de 60 pessoas, comandadas pelo líder político Georgi Drakaliev do Movimento Nacional Búlgaro, atacou brutalmente os irmãos, ferindo muitos. Os irmãos levaram o assunto à justiça. O caso acabou chegando ao Supremo Tribunal. Em 20 de março de 2019, o Tribunal condenou o Sr. Drakaliev. Ele agora terá de indenizar os irmãos.

Ficamos felizes com essas decisões a favor de nossos irmãos. Elas agora podem ser usadas para proteger a liberdade de nossos irmãos de continuar “a levar uma vida calma e sossegada, com plena devoção a Deus”. — 1 Timóteo 2:2.