2 DE ABRIL DE 2019
CAZAQUISTÃO

Testemunhas de Jeová organizam visitação especial em Salões do Reino no Cazaquistão

Testemunhas de Jeová organizam visitação especial em Salões do Reino no Cazaquistão

De 11 de maio a 10 de novembro de 2018, as Testemunhas de Jeová no Cazaquistão fizeram um convite especial aos seus vizinhos. Em sete cidades espalhadas pelo país, elas convidaram as pessoas a visitar alguns dos seus Salões do Reino. Isso deu a funcionários do governo, jornalistas e acadêmicos, bem como ao público em geral, a oportunidade de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová. No total, mais de 1.500 pessoas estiveram presentes.

As visitações aconteceram nas cidades de (1) Öskemen, (2) Qaraghandy, (3) Qostanay, (4) Semey, (5) Shymkent, (6) Taldyqorghan e (7) Taraz.

Essas visitações foram realizadas nas cidades de Öskemen, Qaraghandy, Qostanay, Semey, Shymkent, Taldyqorghan e Taraz. Os convidados puderam ver cartazes contando a história de nossas atividades no Cazaquistão, que começou muitos anos atrás, em 1892. Os cartazes também falavam de realizações mais recentes, como o lançamento da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas no idioma cazaque em 2014.

O irmão Bekzat Smagulov, que trabalha com o Departamento Jurídico e com o Setor de Informações ao Público na sede do Cazaquistão, fala sobre o resultado desses eventos: “As pessoas que visitaram os Salões do Reino gostaram muito do que viram. A visita delas os ajudou a entender melhor quem somos. Tivemos visitantes importantes, como funcionários do Departamento de Assuntos Religiosos e repórteres do canal de notícias Kazakhstan-Öskemen e dos jornais Rudnyi Altai e Semei Vesti.”

Na cidade de Taldyqorghan, centro administrativo da região de Almaty, os irmãos receberam o chefe do Departamento Regional de Assuntos Religiosos e dois outros funcionários desse departamento. Também compareceram o editor-chefe do jornal Zhetysu Dialog, que publicou uma matéria com base nas entrevistas que fez com alguns dos voluntários no evento.

Além disso, os irmãos distribuíram mais de 560 exemplares da Tradução do Novo Mundo tanto em cazaque como em russo, os principais idiomas do Cazaquistão. Ficamos muito felizes com os bons resultados desses eventos. Eles sem dúvida deram honra a Jeová e deram às pessoas a oportunidade de ver nossas “boas obras”. — Mateus 5:16.

 

Em língua de sinais, uma irmã na cidade de Qaraghandy explica a um casal de surdos o que temos feito para ensinar a Bíblia aos surdos.

Na cidade de Qaraghandy, duas crianças assistem ao vídeo Proteja Seus Filhos em russo.

O irmão Lev Gladyshev conta a história das Testemunhas de Jeová no Cazaquistão a autoridades na cidade de Qaraghandy. Entre essas autoridades estavam o secretário do parlamento local (Kudaibergen Beksultanov), o especialista-chefe do Departamento de Estudos da Situação Religiosa (Nikolay Sarsenbayev) e o chefe do Departamento de Assuntos Religiosos da região de Qaraghandy (Nurlan Bikenov).

Na cidade de Taldyqorghan, a irmã Aisha Yakovleva mostra a um casal as várias características do aplicativo JW Library®.

Na cidade de Taraz, o irmão Aleksey Alyoshin mostra aos visitantes que o nome de Deus apareceu em obras literárias e em diferentes artefatos ao longo da história.

Na cidade de Öskemen, o irmão Sergey Petkevich mostra um número antigo de A Sentinela em russo enquanto conta a história das Testemunhas de Jeová no Cazaquistão. Entre os visitantes estavam o chefe da associação pública Edinstvo, o senhor Sergey Lebedev.

Na cidade de Qostanay, o irmão Georgiy Pismenoy (à direita) conversa com um visitante. Os visitantes puderam ver imagens de um julgamento de 1982 em que três irmãos e uma irmã de Qostanay foram considerados culpados por possuir, produzir e distribuir nossas publicações, que estavam proibidas na época. O irmão Georgiy foi um dos três irmãos condenados a dois anos e meio de trabalhos forçados. Ele contou para os visitantes o que passou na prisão.

Na cidade de Shymkent, os convidados foram recebidos com música ao vivo. Entre os instrumentos usados na apresentação estava a dombra cazaque (na extrema direita e esquerda da foto).

Irmãos e irmãs que se ofereceram para ajudar no evento realizado na cidade de Qaraghandy.