Em julho de 2019, foi aberto um novo museu da Bíblia na filial das Testemunhas de Jeová na Escandinávia. Esse museu fica na cidade de Holbæk, Dinamarca, a uns 65 quilômetros de Copenhague. O tema do museu é “A Bíblia e o Nome de Deus na Escandinávia”.
O museu reúne uma coleção notável de Bíblias raras e importantes em dinamarquês, faroês, groenlandês, islandês, norueguês, saami e sueco. O acervo conta com mais de 50 Bíblias.
Uma das Bíblias mais importantes é um exemplar original de 1541 da Bíblia Gustav Vasa. Ela foi a primeira Bíblia completa produzida em um idioma escandinavo. A Bíblia Gustav Vasa se tornou o padrão para a gramática e o vocabulário do idioma sueco. E por 300 anos após seu lançamento, o texto dela serviu de modelo para a Bíblia em sueco.
Um exemplar original de 1550 da Bíblia Christian III é outra raridade em exibição no museu. Ela foi a primeira Bíblia completa em dinamarquês. Essa Bíblia ajudou a padronizar o idioma dinamarquês e teve um grande impacto em boa parte do norte da Europa.
Erik Jørgensen, da filial da Escandinávia, comenta: “Esse novo museu da Bíblia mostra o profundo respeito que tem existido por centenas de anos na Escandinávia tanto pela Palavra de Deus como por seu grandioso nome, Jeová.”
Veja detalhes sobre a impressionante exposição da Bíblia, aberta em 2013 na sede mundial das Testemunhas de Jeová. Muitas Bíblias raras foram doadas para essa exposição.