6 DE AGOSTO DE 2019
FRANÇA

Betel da França abre novo museu da Bíblia

Betel da França abre novo museu da Bíblia

Em 25 de julho de 2019, um novo museu da Bíblia foi aberto na filial das Testemunhas de Jeová na França. O Betel da França fica na cidade de Louviers, a uns 100 quilômetros de Paris. O tema do museu é “O Nome de Deus e a Bíblia em Francês”.

Um exemplar original da Bíblia de Olivétan de 1535, em francês

O museu reúne muitas Bíblias raras e importantes no idioma francês. Uma das mais destacadas é um exemplar original da Bíblia de Olivétan em francês, de 1535, também conhecida como “La Bible de Serrières”. A Bíblia de Olivétan é a primeira tradução protestante completa da Bíblia em francês. Também é a primeira Bíblia em francês a ser traduzida a partir dos idiomas originais. Essa tradução teve um profundo impacto em traduções posteriores, incluindo a Bíblia de Matthew de 1537 (em inglês) e a Bíblia de Genebra (em inglês e em francês). Outras Bíblias raras também fazem parte da exposição, incluindo a terceira edição da Bíblia em francês de 1541 de Jacques Lefèvre d’Étaples; o Pentateuco em latim de 1541 e a Bíblia em latim de 1545, produzidas por Robert Estienne, um impressor de Paris; e a Bíblia em francês de 1557 do impressor Jean de Tournes, da cidade de Lyon.

Pentateuco em latim de 1541 (no alto, à esquerda); Bíblia em latim de 1545 produzida por Robert Estienne (abaixo, no centro); Bíblia em francês de 1557 de Jean de Tournes (no alto, à direita). As setas nas páginas apontam para o nome de Deus, Jeová.

A Bíblia de Olivétan, o Pentateuco em latim e a Bíblia em latim de Estienne, e a Bíblia de Jean de Tournes trazem o nome de Deus, Jeová. Essas Bíblias tinham sido doadas para o Departamento de Museus na sede mundial das Testemunhas de Jeová em Warwick, Nova York. Agora elas fazem parte da coleção de Bíblias do Betel da França.

Enrique Ford, do Departamento de Museus, diz: “Esse novo museu da Bíblia na nossa filial da França conta a história fascinante da Bíblia no idioma francês. Esse museu também destaca o lugar inquestionável que o nome de Deus, Jeová, tem na Bíblia. Continuamos a buscar Bíblias raras e interessantes para colocar em nossos museus ao redor do mundo.”