O mês de janeiro de 2023 marcou os 50 anos desde que começaram as atividades nas instalações do Betel da França na região da Normandia. A dedicação desses prédios aconteceu seis meses depois, no dia 9 de junho de 1973.
Antes da construção da filial na Normandia, o Betel da França operava exclusivamente na cidade de Boulogne-Billancourt, que fica perto de Paris. Mas esse local se tornou pequeno por causa do constante aumento no número de publicadores no país. Além disso, as publicações eram impressas e enviadas dos Estados Unidos para o porto de Le Havre, na França, que ficava cerca de 200 quilômetros da filial. Assim, com o objetivo de reduzir o tempo, a distância e as despesas, os irmãos começaram a procurar um terreno entre Boulogne-Billancourt e Le Havre, onde seria possível construir um anexo às instalações de Betel que já existiam.
Por fim, os irmãos encontraram e adquiriram um terreno na pequena cidade de Louviers, que fica na região da Normandia e cerca de cem quilômetros de distância de Paris e de Le Havre. A construção do local começou em 1972 e durou oito meses.
O número de publicadores cresceu progressivamente nos anos seguintes, e por isso foi necessário realizar diversas ampliações nos prédios da Normandia. Em 1996, foi comprado um terreno nas proximidades para a construção de mais prédios residenciais, o que possibilitou que o restante da família de Betel que servia em Boulogne-Billancourt se mudasse para a Normandia.
Atualmente existem mais de 162 mil publicadores nos 13 países supervisionados pelo Betel da França. Em 1999, esse Betel parou de imprimir publicações, mas os prédios foram reformados e eles continuam sendo usados para apoiar outras atividades do trabalho de pregação e ensino. Isso inclui a tradução de publicações baseadas na Bíblia para 24 idiomas. A filial também cuida da produção de vários vídeos. No momento, mais de 400 irmãos e irmãs estão servindo no Betel do país.
Ficamos felizes em ver Jeová ‘apressar’ o trabalho de pregação na França! — Isaías 60:22.