19 DE JUNHO DE 2024
GANA

Trabalho de tradução das Testemunhas de Jeová é tema de exposição no Museu Nacional de Gana

Trabalho de tradução das Testemunhas de Jeová é tema de exposição no Museu Nacional de Gana

De 11 de abril a 11 de junho de 2024, o Museu Nacional de Gana, na cidade de Acra, apresentou uma exposição especial com o tema: “Promovendo a alfabetização e a educação bíblica nos idiomas nativos de Gana”. Mais de 1.300 pessoas visitaram à exposição.

Em 1937, as Testemunhas de Jeová começaram a traduzir em Gana, conhecida na época como Costa do Ouro, publicações baseadas na Bíblia. Hoje, a filial de Gana traduz publicações para 12 idiomas do país. A exposição que foi montada no museu continha vídeos, publicações e outros objetos mostrando essa longa história de tradução. Ela também mostrou como o site jw.org facilitou o acesso aos materiais traduzidos.

O Museu Nacional de Gana e uma equipe de quatro professores da Universidade de Gana trabalharam com a filial para criar essa exposição. Com o objetivo de melhorar os programas de alfabetização e tradução do governo, esses professores estudaram os métodos de tradução usados pelas Testemunhas de Jeová. Como parte da pesquisa deles, uma professora, a Dr. Araba Osei-Tutu, visitou a sede mundial das Testemunhas de Jeová em Warwick, Nova York, Estados Unidos. Além disso, a equipe de professores também visitou a filial de Gana.

À esquerda: Dr. Araba Osei-Tutu no discurso de abertura da cerimônia. À direita: publicações em vários idiomas de Gana.

Em seu discurso de abertura da exposição, a Dr. Osei-Tutu disse: “As Testemunhas de Jeová desempenham um papel muito importante na alfabetização das pessoas, especialmente em nossos idiomas locais . . . Aproveitamos essa oportunidade para . . . agradecer a todos que estão envolvidos nesse trabalho.”

Depois de visitar a exposição, Yaw Sekyi-Baidoo, professor de uma universidade em Winneba, disse: “Eu já via as Testemunhas de Jeová como educadoras, mas estou impressionado de ver o grande trabalho de tradução que elas fazem.”

Professores da Universidade de Gana, funcionários do Museu Nacional de Gana e outros acadêmicos junto com alguns irmãos e irmãs que ajudaram na exposição

Um porta-voz das Testemunhas de Jeová em Gana comentou: “É muito encorajador ver o povo de Jeová receber reconhecimento pelo impacto positivo que nosso trabalho de educação tem nas comunidades. Fica claro que Jeová está abençoando nossos esforços de ajudar todo tipo de pessoas a conhecer a ele.” — João 17:3.