28 DE ABRIL DE 2022
ISRAEL

É inaugurada exposição em Israel sobre a perseguição nazista contra as Testemunhas de Jeová

É inaugurada exposição em Israel sobre a perseguição nazista contra as Testemunhas de Jeová

Em 7 de março de 2022, foi inaugurada em Israel uma nova exposição, que destaca a coragem das Testemunhas de Jeová durante a perseguição nazista. A exposição fica no Centro de Educação Humanística, no Museu da Casa dos Combatentes do Gueto, na Galileia Ocidental. Ela está disponível em árabe, inglês e hebraico, e ficará aberta até março de 2023. Para ajudar a equipe do museu a preparar a exposição, mais de 50 irmãos e irmãs do mundo todo contribuíram com seus conhecimentos nas áreas de pesquisa histórica, design gráfico e tradução.

A exposição é interativa e tem o tema “Wedontdothat” [“não-fazemos-essas-coisas”], que vem de um apelido que um membro da defesa civil alemã deu ao irmão Joachim Alfermann, uma Testemunha de Jeová perseguida pelos nazistas. a Apesar da intensa pressão, dos espancamentos e da prisão em uma solitária, Joachim se recusou a receber treinamento do exército alemão, dizendo: “Não fazemos essas coisas.” Mais tarde, ele foi enviado para um campo de concentração por se recusar a pegar em armas. A responsável pela exposição, a Sra. Yaara Galor, observa: “Ao lado dos judeus que foram assassinados por várias razões, estavam milhões de outras pessoas . . . Cada um desses grupos tem sua própria história.”

Entrada do Centro de Educação Humanística

O Dr. Gideon Greif, especialista em Holocausto e historiador de Auschwitz, fez um discurso na inauguração da exposição e comentou sobre a recusa das Testemunhas de Jeová de assinar uma declaração renunciando sua fé. Ele disse: “[As Testemunhas de Jeová] podiam ficar livres facilmente — assinar o documento levava apenas um minuto. Isso mostra que até nos momentos mais sombrios da história humana no mundo, existem grupos que conseguem manter um elevado padrão de moral e pureza em palavras e ações. Assim, as Testemunhas de Jeová merecem ser comentadas e lembradas. E elas também merecem que as pessoas aprendam com elas e ensinem a outros sobre elas.”

Uma irmã que serve no Betel de Israel e que assistiu à inauguração da exposição diz: “Só de pensar que agora temos uma exposição dessas aqui em Israel, em um museu aberto ao público, eu fiquei com os olhos cheios de lágrimas . . . Ouvir a equipe do museu dizer ‘Testemunhas de Jeová’ em hebraico, direto do palco, foi inesquecível. Com toda a certeza, esse evento glorificou o nome de Jeová.”

Irmão David Simozrag, do Betel de Israel, falando durante a inauguração da exposição

Temos certeza de que os que virem a exposição vão aprender sobre a coragem e fé dos nossos irmãos e irmãs durante a Alemanha nazista. O exemplo de fé deles pode motivar as Testemunhas de Jeová dos tempos modernos a continuar ‘correndo com perseverança’. — Hebreus 12:1.