A Itália é um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19. Sob orientação do Corpo Governante, a filial da Itália está ajudando os irmãos em sentido físico e espiritual.
Três Comissões de Ajuda Humanitária (CAHs) estão cuidando dos irmãos no norte, centro e sul da Itália. As CAHs sabem quais são as necessidades dos irmãos afetados porque estão sempre em contato com os superintendentes de circuito, que recebem regularmente informações dos anciãos locais.
Além da ajuda prática, os anciãos locais estão ajudando os publicadores a manter sua rotina espiritual. O irmão Villiam Boselli, um superintendente de circuito que serve perto de Milão, uma das cidades mais afetadas pela pandemia, disse: “Mesmo estando ‘abrigados em casa’, os irmãos mantêm contato uns com os outros. Também, por meio das reuniões por videoconferência, eles podem se encorajar e expressar sua fé. Até os idosos estão se beneficiando muito dessas reuniões. Acho que as congregações estão mais unidas do que nunca.”
Além disso, muitos parentes que não são Testemunhas de Jeová estão assistindo às reuniões com familiares que são Testemunhas de Jeová. Uma irmã disse: “Meu marido nunca quis ir às reuniões, mas agora as reuniões vêm até ele . . . e adivinha? Ele está gostando muito delas!”
Os irmãos usam todas as oportunidades para dar testemunho. Por exemplo, quando uma irmã estava indo de carro levar uma cadeira de rodas para uma irmã idosa, ela foi parada por três policiais. Ela explicou que estava ajudando uma idosa e mostrou sua autorização de viagem. Então, ela ofereceu os folhetos O Que Você Espera do Futuro? e O Sofrimento Vai Acabar Algum Dia?. Os policiais aceitaram os folhetos. Na volta, os policiais a pararam de novo. Dessa vez, os policiais agradeceram a ela e pediram mais informações sobre a esperança dada pela Bíblia. Eles até chamaram mais dois colegas para participar da conversa. Nossa irmã mostrou a eles o site jw.org. Um dos policiais disse: “Muito obrigado. A senhora alegrou nosso dia.”
O irmão Boselli disse: “Minha responsabilidade é encorajar e consolar outros, mas sou eu que fico encorajado por ver meus irmãos continuarem espiritualmente fortes e determinados a perseverar. O amor deles por Jeová é tão genuíno e impressionante que me deixa emocionado. Eles são um inestimável presente de Jeová!”
Apesar das circunstâncias difíceis, nossos irmãos sem dúvida estão se mantendo espiritualmente fortes, em vez de ficar ‘abalados por causa dessas tribulações’. — 1 Tessalonicenses 3:2, 3.