4 DE OUTUBRO DE 2022
JAPÃO

Filial do Japão completa 50 anos de impressão

Filial do Japão completa 50 anos de impressão

Em 2022, completam 50 anos que a filial do Japão começou a imprimir publicações.

Nas décadas de 1950 e 1960, a pregação zelosa dos irmãos e irmãs do Japão, junto com cerca de 70 missionários, resultou num grande crescimento no número de publicadores. Para atender a crescente quantidade de publicações bíblicas em japonês, foi decidido que a filial do Japão iria começar a imprimir as revistas A Sentinela e Despertai!.

Em outubro de 1969, durante a Assembleia Internacional “Paz na Terra” em Tóquio, o irmão Nathan Knorr anunciou que uma nova filial com uma gráfica para impressões seria construída em Numazu, aos pés do monte Fuji.

Irmãos preparando as chapas de impressão nos primeiros anos da filial em Numazu

A construção começou em janeiro de 1972. Em 15 de agosto de 1972, já tinha sido instalada uma impressora rotativa tipográfica que pesava 40 toneladas, além de equipamentos para fazer chapas, para costurar e para fazer os cortes. A primeira revista que a nova filial imprimiu foi a Despertai! de 8 de outubro de 1972 em japonês. Um irmão que trabalhou na gráfica diz: “Eu chorei de alegria quando vi várias caixas com revistas que tinham acabado de ser impressas só esperando para ser enviadas.”

Em 1982, a filial do Japão mudou para Ebina, onde um novo Betel tinha acabado de ser construído. A nova filial era três vezes maior do que a de Numazu e tinha uma impressora offset e equipamento de encadernação de alta velocidade. Além das revistas A Sentinela e Despertai!, a filial começou a imprimir a Tradução do Novo Mundo e também publicações bíblicas em mais de 200 idiomas.

Uma foto recente dos irmãos na gráfica em Ebina, Japão, ajustando os níveis de tinta da rotativa MAN Roland Lithoman

A gráfica do Japão agora produz um total de 13,2 milhões de cópias das revistas A Sentinela e Despertai! todo mês. Desde 2013, a filial já imprimiu mais de 20 milhões de cópias da Bíblia em mais de cem idiomas e as enviou para mais de 50 países ao redor do mundo.

Em 1972, havia cerca de 13 mil publicadores no Japão. Em 2022, 50 anos depois, o número de publicadores já passou de 213 mil. Ficamos muito felizes de ver como essa gráfica tem apoiado a obra do Reino no Japão e em todo o mundo. — Mateus 28:19, 20.