29 DE DEZEMBRO DE 2020
NOTÍCIAS MUNDIAIS

Com esforço e criatividade, irmãos em áreas isoladas conseguem assistir às reuniões

Com esforço e criatividade, irmãos em áreas isoladas conseguem assistir às reuniões

As congregações ao redor do mundo estão usando a tecnologia de várias formas diferentes para realizar as reuniões durante a pandemia. Mas alguns irmãos vivem em áreas isoladas com pouco ou nenhum acesso à internet e precisam fazer grandes esforços para continuar assistindo às reuniões, ao mesmo tempo em que seguem as medidas de proteção contra a covid-19. Veja alguns exemplos da África.

Malauí

Muitos irmãos não usam o Zoom porque não têm acesso à internet. Assim, toda semana, a filial do Malauí envia os arquivos de vídeo das reuniões para os anciãos de cada congregação por meio da rede de telefonia celular. Daí, os anciãos distribuem os arquivos para os publicadores das congregações deles.

Mesmo assim, ter acesso às reuniões é um desafio para os 28 publicadores da congregação Tcharo, que vivem em uma região montanhosa no norte do país, perto do lago Malauí. As montanhas da região bloqueiam o sinal de celular. Por isso, um ancião precisa viajar muitos quilômetros até um lugar onde o sinal é forte para baixar os vídeos. Daí, depois de fazer a viagem de volta, ele precisa ir até perto das casas dos irmãos, que ficam espalhadas pelas montanhas, para transferir os arquivos por bluetooth.

Recentemente, os anciãos ficaram felizes quando descobriram que existe um lugar que tem um bom sinal de celular bem mais perto da casa deles — o lago Malauí. Dentro de uma canoa no lago, longe das montanhas, eles conseguem baixar os vídeos das reuniões. Dessa forma, eles gastam bem menos tempo viajando.

Moçambique

Quando os superintendentes de circuito “visitam” as congregações que ficam em áreas isoladas na região noroeste de Moçambique, eles fazem os discursos usando o celular. Muitas vezes não é possível fazer uma chamada em grupo. Então, é comum ver o superintendente de circuito fazendo discursos com muitos telefones na frente dele, cada um conectado com uma família diferente da congregação.

O irmão Alique Cazawe, que é superintendente de circuito, está fazendo um discurso. Cada celular está conectado com uma família diferente da congregação

Alguns publicadores moram em áreas tão isoladas que o sinal de celular não chega até a casa deles. Para não perder as reuniões, esses irmãos e irmãs caminham pela mata até encontrar sinal. Quando conseguem se conectar, eles sentam e ouvem a reunião.

O irmão Yohane Vinho, um superintendente de circuito dessa região, explica que “muitos irmãos e irmãs fazem um esforço enorme para tirar proveito das reuniões”, e isso ajuda esses irmãos a continuarem fortes em sentido espiritual, apesar do isolamento. Outro superintendente de circuito, o irmão Carlos Cortazão, diz: “Parece que nós ainda estamos com os irmãos no Salão do Reino, dando nossos comentários e cantando juntos. Podemos ver que Jeová está ajudando o povo dele a receber o alimento espiritual durante a pandemia.” — João 21:17.