7 DE ABRIL DE 2022
POLÔNIA

Dar generosamente em tempos de necessidade

Irmãos e irmãs que ‘sempre mostram hospitalidade’

Dar generosamente em tempos de necessidade

Barbara Osmyk-Urban com seus filhos, Jakub e Nina

A irmã Barbara Osmyk-Urban mora em Rzeszów, na Polônia, e tem dois filhos: Jakub, de 10 anos, e Nina, de 8 anos. Ela cria os dois sozinha e usou sua Adoração em Família semanal como uma oportunidade para ensiná-los sobre hospitalidade e empatia. A família colocou essas lições em prática. Desde que a guerra na Ucrânia começou, em 24 de fevereiro de 2022, eles hospedaram mais de 20 irmãos e irmãs.

A Ucrânia está sendo devastada pela guerra. Os irmãos que fugiram de lá para regiões mais seguras estão sendo recebidos por outras Testemunhas de Jeová na Polônia e em outros países. Os irmãos nesses lugares estão abrindo as portas de suas casas ou ajudando de outras formas. Até o momento, pelo menos 11 mil Testemunhas de Jeová da Ucrânia fugiram para a Polônia. Por causa do conflito, homens ucranianos com idades entre 18 e 60 anos não podem deixar o país. No entanto, homens com pelo menos três filhos menores de idade estão entre as exceções.

Barbara disse: “Esses refugiados da Ucrânia são nossa família espiritual.” Os filhos dela sentem a mesma coisa. Jakub e Nina nem se importaram de abrir mão dos seus quartos. Apesar de o idioma ser uma barreira, eles se comunicaram com sorrisos, abraços e lágrimas. Quando chegou a hora de os refugiados prosseguirem viagem, Jakub até disse que a casa estava muito quieta e perguntou à mãe se eles podiam hospedar mais irmãos.

Łukasz Cholewiński e Rafał Jankowski

Os irmãos Łukasz Cholewiński e Rafał Jankowski se ofereceram para transportar ajuda humanitária para a Ucrânia. Os irmãos contaram ter visto um grupo enorme de mulheres e crianças chorando muito enquanto aguardavam para cruzar a fronteira, numa tentativa de encontrar segurança. Łukasz diz: “O incrível é que quando encontramos nossos irmãos e irmãs eles estão alegres.”

A viagem de ida e volta para a Ucrânia pode levar até quatro horas. Uma vez que a ajuda chega, os irmãos na Ucrânia distribuem os suprimentos para todo o país. Não faltam voluntários para fazer essas viagens para a Ucrânia, apesar do perigo que isso representa. Rafał disse: “É um privilégio e uma honra poder ajudar.”

A irmã Elżbieta Ustrzycka, que mora em Rzeszów, conta como ela se sentiu ao receber irmãos ucranianos em sua casa: “Fiquei emocionada ao ver os anciãos da minha congregação que trouxeram aquelas famílias, chegando à meia-noite com crianças dormindo em seus braços. Essa imagem vai ficar comigo por muito tempo.”

Bartłomiej e Estera Figura

O irmão Bartłomiej Figura é um dos anciãos que está trabalhando sem parar. Ele e a esposa, Estera, viajam até a fronteira ou às estações de trem para transportar seus irmãos para lugares mais seguros. Às vezes, o casal abre mão de ficar em seu apartamento para que os irmãos possam se hospedar nele. Quando podem, eles até dão ajuda material.

Bartłomiej diz: “Somos uma família espiritual. Nós nos sentimos muito achegados aos nossos irmãos e irmãs. Por nos colocarmos à disposição, muitas vezes vemos como Jeová satisfaz uma necessidade específica de nossos irmãos.”

Até o momento, nossos irmãos na Polônia já prepararam pelo menos 23 mil kits de assistência, que incluem alimento, produtos de higiene pessoal e outros itens.

Jovens poloneses e seus pais usam os aplicativos JW Language e JW Library para escrever cartões em ucraniano. Depois, esses cartões são colocados nos kits de assistência.

Temos certeza de que Jeová vai continuar a cuidar das necessidades de nossos irmãos ucranianos por meio da generosidade da nossa família espiritual. — Provérbios 11:24; Romanos 12:13.