27 DE SETEMBRO DE 2021
ROMÊNIA

75 anos do primeiro congresso nacional na Romênia

75 anos do primeiro congresso nacional na Romênia

Em 28 de setembro de 2021, faz 75 anos que foi realizado o primeiro congresso que reuniu todas as Testemunhas de Jeová na Romênia. Esse congresso foi organizado pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial e durante um período de grande perseguição. O evento foi um sucesso total, apesar de opositores tentarem impedir o congresso.

Da esquerda para a direita: um acordeão usado na orquestra do congresso, uma bolsa de pregação e crachás do congresso

O congresso foi realizado em 28 e 29 de setembro de 1946, na arena romana de Bucareste. Os irmãos contrataram um trem para levar alguns dos congressistas para o local do congresso. Numa tentativa de atrapalhar a viagem dos irmãos, o poderoso clero ortodoxo tomou medidas para que o trem fizesse várias paradas, e isso atrasou sua chegada.

O trem estava programado para chegar às 10 horas da manhã da sexta-feira, um dia antes do congresso. E os irmãos que já estavam na cidade começaram a chegar na estação por volta das 9 horas para receber os congressistas. Os irmãos não se deixaram abalar pelo atraso do trem e esperaram pacientemente até às 18 horas, quando ele finalmente chegou.

Como a guerra tinha destruído milhares de casas, não havia muitas acomodações disponíveis. Alguns irmãos compraram palha e a espalharam no gramado de um irmão que morava perto do local do congresso. Como o clima estava quente, as famílias puderam dormir tranquilamente sob o céu estrelado.

No sábado de manhã, tinha cerca de 3.400 pessoas na assistência. Foi anunciado que A Sentinela voltaria a ser publicada em romeno e em húngaro duas vezes por mês. Durante o congresso, foram distribuídos uns mil exemplares da primeira edição dessa revista para os congressistas. Por um tempo, A Sentinela tinha artigos de estudo adicionais para que os irmãos pudessem ler as informações que eles tinham perdido durante a guerra.

No domingo, a assistência chegou a 15 mil pessoas no discurso público. Entre os que estavam presentes, havia oficiais do governo romeno, policiais e sacerdotes ortodoxos em suas vestimentas oficiais. Os irmãos ficaram sabendo que o clero tinha planejado colocar barris de gasolina perto do local do congresso para causar uma explosão durante o programa. Os irmãos, trabalhando junto com as autoridades, conseguiram frustrar o plano deles.

Durante o programa, um dos sacerdotes tentou subir no palco, mas os irmãos o impediram. Um irmão disse a ele: “Não é preciso um sacerdote ortodoxo falar nesta assembleia, mas sinta-se à vontade para sentar e ouvir.” O sacerdote parou de tentar atrapalhar o programa. Mais tarde, o procurador-geral da Romênia elogiou o bom comportamento das pessoas no evento.

O irmão Vasile Sabadâş, agora com 96 anos, explicou que, apesar das ameaças, os irmãos não ficaram intimidados. Ele disse: “Eu não lembro de ver os irmãos com um pingo de medo. O medo não era um problema. Os irmãos estavam acostumados a ser perseguidos e não tiveram medo nenhum.”

Vasile depois explicou que o congresso serviu para fortalecer a união do povo de Jeová na Romênia. Muitos tinham estudado a Bíblia e se batizado durante a guerra. Como eram novos na verdade, alguns tinham pontos de vista diferentes sobre a guerra, e isso causava divisão. Mas Vasile disse que os “irmãos saíram do congresso unidos e muito felizes”. Ele acrescenta: “Eu queria que o congresso tivesse continuado. Foi muito difícil me despedir dos irmãos.”

Hoje, nossos irmãos e irmãs na Romênia podem adorar a Deus em paz. Em 2020, o país tinha mais de 39 mil Testemunhas de Jeová e, em 2021, mais de 100 mil pessoas assistiram à Celebração da morte de Cristo, um recorde para a Romênia.

É elogiável ver como nossos irmãos na Romênia estavam decididos a enfrentar qualquer desafio para se reunir. Nós agradecemos a Jeová por abençoar e proteger seu povo durante esse evento histórico. — Hebreus 10:24, 25.