Em 12 de fevereiro de 2021, o Tribunal do Distrito de Birobidzhan da Região Autônoma Judaica anunciou seu veredito no caso envolvendo a irmã Larisa Artamonova. Ela poderia ser condenada a até seis anos de prisão, mas em vez disso o tribunal decidiu multá-la em 10 mil rublos (cerca de R$ 730,00).
Perfil
Larisa Artamonova
Nascimento: 1970 (Birobidzhan, Região Autônoma Judaica)
Biografia: O pai dela foi assassinado quando ela tinha três anos de idade. Larisa trabalhou como confeiteira, designer gráfica e costureira. Casou-se em 1990. Tem um filho, Yevgeniy, que tem uma doença rara. Ela tem uma doença autoimune que afeta as articulações. Apesar de seus problemas de saúde, ela ainda tem uma vida bem ativa. Gosta de andar de bicicleta, de patins e de esquiar. Ela também gosta de desenhar retratos de pessoas.
Começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová porque tinha perguntas sobre a injustiça, o sofrimento e a maldade. Encontrou respostas satisfatórias na Bíblia e se batizou em 1995.
Resumo do caso
Em 25 de setembro de 2019, as autoridades russas acusaram a irmã Larisa Artamonova de ter cometido um crime. O filho dela está sendo acusado em outro processo criminal. Eles estão entre as 22 Testemunhas de Jeová da Região Autônoma Judaica que foram acusadas de participar nas atividades de uma organização “extremista”.
A mãe e o padrasto de Larisa ficaram perplexos porque Larisa quase foi condenada a seis anos de prisão por sua fé religiosa, a mesma sentença que foi dada ao homem que matou o pai dela.
Um pouco antes de começar a perseguição em Birobidzhan, Larisa e o filho tinham aumentado bastante sua participação no serviço de Jeová. Ela diz: “Quando estamos ocupados servindo a Jeová e fortalecendo nossa fé e a da nossa família, não temos medo de nada. Satanás tenta usar a perseguição para nos convencer de que, ao fazer as atividades cristãs, vamos perder nossa liberdade. Por outro lado, Jeová nos garante que vamos ser livres de verdade se fizermos as coisas que ele nos ensina.”
Os 22 irmãos e irmãs de Birobidzhan que estão sendo acusados não têm dúvidas de que Jeová está muito feliz com a lealdade deles e que estão dando uma resposta aos desafios de Satanás. — Provérbios 27:11.