28 DE JANEIRO DE 2021
RÚSSIA

A irmã Yelena Reyno-Chernyshova pode ser condenada pela sua fé

A irmã Yelena Reyno-Chernyshova pode ser condenada pela sua fé

Data do veredito

Em 29 de janeiro de 2021, a o Tribunal do Distrito de Birobidzhan da Região Autônoma Judaica deve anunciar seu veredito no caso envolvendo a irmã Yelena Reyno-Chernyshova. O promotor ainda não determinou a pena que vai pedir no caso dela.

Perfil

Yelena Reyno-Chernyshova

  • Nascimento: 1968 (Maloy, Região de Irkutsk)

  • Biografia: Estudou a Bíblia com as Testemunhas de Jeová nos anos 90. Isso a motivou a abandonar o exército e a se esforçar em melhorar seu casamento. Ela se batizou em 1998.

  • Apesar de o marido de Yelena não ter as mesmas crenças que ela, ele apoia a decisão dela de servir a Jeová. Yelena gosta de jogar futebol e vôlei.

Resumo do caso

Em 29 de setembro de 2019, as autoridades de Birobidzhan apresentaram uma queixa criminal contra a irmã Yelena Reyno-Chernyshova.

Foi assustador para Yelena quando agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB) chegaram para fazer uma busca na casa dela. Mas ela disse que Jeová a ajudou a ficar calma. Yelena conta: “Eu fiquei o tempo todo orando a Jeová, pedindo para ele me dar calma e coragem, para ele me ajudar a me comportar com dignidade e para eu não decepcionar a ele. No fim, a busca foi feita de modo tranquilo e todos foram educados.”

Esses acontecimentos afetaram muito Yelena e sua família. O marido dela teve um ataque cardíaco (o terceiro) em julho de 2020. As autoridades não permitem que Yelena saia de Birobidzhan e também congelaram suas contas bancárias.

Algo que fortalece Yelena é meditar em como outros servos de Jeová lidaram com perseguição. Ela explica: “Eu amo ler os relatos de irmãos e irmãs que tiveram as casas invadidas e que são perseguidos por causa de sua fé em Jeová. Eles enfrentam tantas dificuldades e maus-tratos, mas suportam tudo com coragem.” Outra coisa que também dá forças a Yelena é ter uma rotina regular para ler a Bíblia e meditar no que lê.

Yelena continua a perseverar e gosta de meditar em Isaías 30:15, que diz em parte: “Sua força estará em permanecerem calmos e terem confiança.” Ela diz: “Eu sempre me lembro desse texto. Palavras não são suficientes para expressar minha gratidão por Jeová ter me atraído a ele! . . . Consegui manter a paz no meu coração. Eu confio [em Jeová] cada vez mais e sou totalmente dependente dele em tudo. Tenho certeza de que ele nunca vai me abandonar.”

a Sujeito a mudança.