Em 3 de fevereiro de 2023, o Tribunal do Distrito de Lesozavodskiy do Território de Primorye condenou os irmãos Yevgeniy Grinenko e Sergey Kobelev e a irmã Svetlana Yefremova. Yevgeniy e Sergey foram condenados a seis anos de prisão com suspensão condicional da pena. Svetlana foi condenada a três anos de prisão com suspensão condicional da pena. Eles cumprirão a pena em liberdade, mas poderão ser presos se certas restrições não forem respeitadas.
Linha do tempo
12 de maio de 2020
Um processo criminal é aberto contra Yevgeniy por ele coordenar as atividades de uma organização considerada extremista. Agentes da FSB, a agência de inteligência russa, são enviados para vasculhar as casas de Yevgeniy e de Sergey. Outros agentes vão ao local de trabalho de Sergey e o detêm. Ele é interrogado por quatro horas e depois liberado. Yevgeniy também é detido e colocado em uma prisão temporária.
14 de maio de 2020
O tribunal ordena que Yevgeniy seja levado a um centro de prisão provisória.
29 de maio de 2020
As autoridades transferem Yevgeniy para um centro de prisão provisória em Spassk-Dalny.
8 de julho de 2020
O tribunal libera Yevgeniy da prisão provisória e o coloca em prisão domiciliar.
6 de fevereiro de 2021
Yevgeniy é liberado da prisão domiciliar, mas é proibido de sair da região.
8 de março de 2021
Um processo criminal é oficialmente aberto contra Sergey por ele participar de atividades de uma organização considerada extremista.
6 de abril de 2021
Svetlana é incluída no caso.
Perfis
Nossos irmãos e irmãs fiéis são belos exemplos de servos de Deus que, com coragem, estão ‘passando por muitas dificuldades para entrar no Reino de Deus’. — Atos 14:22.