Em 31 de março de 2023, o Tribunal Distrital de Babushkinskiy em Moscou condenou os irmãos Ivan Chaykovskiy, Yuriy Chernyshev, Vitaliy Komarov, Sergey Shatalov e Vardan Zakaryan. Ivan, Yuriy, Vitaliy e Sergey foram condenados a seis anos e três meses de prisão, e Vardan foi condenado a quatro anos e três meses de prisão. Todos eles foram presos imediatamente após o julgamento.
Linha do tempo
24 de novembro de 2020
Autoridades russas fazem pelo menos 20 buscas em casas de Testemunhas de Jeová em Moscou. Policiais levam Ivan, Yuriy, Vitaliy e Sergey para um centro de detenção temporária e os colocam em celas isoladas. Equipes de filmagem presenciam as buscas e o interrogatório de Yuriy e de sua família. As gravações são mais tarde exibidas nos canais de notícias da TV estatal.
26 de novembro de 2020
Sergey é libertado da prisão temporária e colocado em prisão domiciliar. Vardan, que tinha sido hospitalizado por causa de ferimentos sofridos durante as buscas, é transferido para um centro de detenção temporária, onde é colocado em isolamento.
27 de novembro de 2020
O tribunal liberta Ivan, Yuriy e Vitaliy do centro de detenção temporária e os coloca em prisão domiciliar.
30 de novembro de 2020
As autoridades libertam Vardan do centro de detenção e o colocam em prisão domiciliar, então ele registra uma reclamação na promotoria com respeito ao uso indevido da força.
16 de fevereiro de 2022
Início do julgamento.
Perfis
É animador saber que Jeová se achega aos nossos queridos irmãos e suas famílias quando vê que eles continuam se esforçando para se achegar a ele. — Tiago 4:8.